collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robo bot n' roll  (Lida 5688 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline marfinites

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Robo bot n' roll
« em: 15 de Janeiro de 2010, 09:47 »
Boas pessoal,

Sou novo neste fórum, e começo apresentando-me , Sou o Pedro Lopes, tenho 16 anos , estou a estudar na ESTEL , no porto e estou no primeiro ano de Electrónica, Automação e Computadores.

Estou a iniciar no mundo da electrónica e robótica, pois é uma área que me fascina.

A minha questão é a cerca do Robô Bot'n Roll ONE
(http://sarobotica.pt/store/product_info.php?cPath=21&products_id=88), o qual vou adquirir pois achei um preço razoável, no meio de robôs de aprendizagem.
Vou também adquirir componentes Extras, nomeadamente LCD, Seguidor de linha e Sensor de cor RGB .
Para um projecto desenvolvido por mim e proposto e financiado pela escola.
As provas a que me vou propor são, resgate e salvamento, seguimento de linha e prova de obstáculos.
Tenho duvidas quanto a programação, e em relação a montagem de componentes.
Gostaria de opiniões e ajuda de quem já trabalhou com este componente, pois estou as cegas , mas com imensa vontade de aprender.

Desde já obrigado pela atenção

Comprimento a todos , e um parabéns  a LusoRobótica pelo magnifico fórum.

MARFINITES  ;D

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Robo bot n' roll
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2010, 11:53 »
Primeiro, nunca usei este robô... Na altura em que fiz um projecto para AP, ainda ponderei comprá-lo, no entanto acho o preço estupidamente absurdo. Com um pouco mais de prática, poderias tu mesmo fazer um robô seguidor de linhas, detector de obstáculos, etc... muito mais barato do que esse... No entanto, assumo que se torna mais fácil para começar a linguagem PICAXE (programação por fluxogramas é bem mais "fofinha" :-D ) e que é também mais fácil comprar as coisas "já prontas a programar"...

O que deves saber é que ele é programado em PICAXE, e como tal, todas as dúvidas que te forem surgindo, crias um tópico na devida área do fórum e concerteza alguém com experiência em PICAXE te irá ajudar.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Robo bot n' roll
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2010, 12:18 »
Bem-vindo Pedro,

Também não tenho experiencia com esse robot em concreto, contudo subscrevo tudo o que o microbyte disse... (TUDO!)

Tenho a sensação que o Fifas te poderá dar umas luzes quanto a esse robot, mas pode ser só confusão minha.

Quanto à programação, Picaxe é sem duvida mais perto dos legos, mas os legos não nos permitem fazer peças novas. É sempre um dilema e acho que devia de existir um picaxe lowcost para se poder experimentar antes de comprar algo caro para ele.

Vai nos mantendo informados, ajudaremos no que podermos!

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Robo bot n' roll
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2010, 12:22 »
Tenho a sensação que o Fifas te poderá dar umas luzes quanto a esse robot, mas pode ser só confusão minha.

Sim, acho que ele o ano passado participou no RoboParty, e esse era o robô que eles "davam". (mediante o pagamento de mais de 100€ de inscrição :-X )

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Robo bot n' roll
« Responder #4 em: 15 de Janeiro de 2010, 14:36 »
Olá :)

Como já disseram, eu já usei esse robô e já o levei aos limites (esse não, um igual).

A programação é do mais simples que pode existir...:) Ao fim de 5 minutos de aprendizagem já programas isso facilmente. Os sensores incluídos, bem como a programação por "USB" são uma grande ajuda também. Agora, se queres num futuro usar essa placa para um robô mais "avançado" é melhor pensares noutra coisa qualquer. Porquê? Bem, quando experimentei essa placa, tentei fazer um robô de busca e salvamento (que os da SAR diziam que era um dos objectivos desse robô, começar a participação no FNR).

No entanto, quando se começou a adicionar sensor de cor, sonares, etc. O robô perdeu toda a capacidade de processamento que tinha e ficou uma "lesma". Tás a ver quando o teu pc craxa e queres mexer o rato e ele parece que não vai? Pronto, o robô ficou igual....com tanta coisa para processar, ele detetava os obstáculos, etc e simplesmente ia contra eles...só depois uns segundos de se espetar é que começava a virar. Se retirássemos alguns dos sensores (quase todos, deixando só 2 sonares) ele já funcionava lindamente :) O mesmo acontecia no de cor e seguidor de linha que tinha. Por exemplo, detectava uma curva, mas só começava a virar um grande pedaço mais à frente, quando já não tinha nada :P

A minha opinião:

Por esse preço, e com um pouco mais de trabalho, fazes algo muito melhor.

Cumprimentos ;)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Robo bot n' roll
« Responder #5 em: 15 de Janeiro de 2010, 15:30 »
A minha opinião:

Por esse preço, e com um pouco mais de trabalho, fazes algo muito melhor.
Já somos 3 com a mesma opinião...  :P

Offline marfinites

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Robo bot n' roll
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2010, 15:11 »
Mas o proposito do robot é a roboparty, que vou participar, e como só para o ano é que posso começar a brincar com este tipo de coisas na escola, este ano propus a escola , e eles acederam financeiramente.

Fifas, alguma coisa a salientar da roboparty? como programação, etc...

obrigado a todos pela resposta.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Robo bot n' roll
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2010, 10:07 »
Apenas te posso dizer para ires às "palestras" todas que eles dão. Se fores aprendes logo a maior parte das coisas necessárias para fazeres e programares o robo ;)

Mais duvidas avisa :)