collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aplicações com GUI (Graphical User Interface)  (Lida 4642 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Aplicações com GUI (Graphical User Interface)
« em: 28 de Fevereiro de 2009, 16:17 »
Olá,


Gostava de vos perguntar qual é que consideram a linguagem mais prática para construir aplicações com interface gráfica. Visual Basic? C++? Outra?

E já agora, gostava também que me recomendassem alguma coisa (livro ou pdf) por onde pudesse aprender a desenvolver aplicações com interface gráfica (de forma igualmente, e se possível, prática).


A linguagem que domino mais é C, mas apesar de saber que existem soluções para o desenvolvimento de aplicações com GUI (como GTK+), sei também que não é nada simples (não tem nada de "visual", é tudo "à lá pata" :-\)

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Aplicações com GUI (Graphical User Interface)
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2009, 16:31 »
Geralmente a maioria das pessoas utiliza Visual Basic. Até existe um livro que podes seguir que se nao me engano é Visual Basic Applications for Electronics Engineers. No entanto nunca usei Visual Basic.  Usei foi Visual C Sharp e também não é dificil, mas é orientado a objectos. No entanto, antes de pensares em que tipo de linguagem vais usar por ser mais fácil, convém indicares que tipo de aplicação queres fazer porque determinadas linguagens são ricas numas coisas e fracas noutras. Se indicares mais ou menos o que pretendes fazer poderemos aconselhar-te melhor :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Aplicações com GUI (Graphical User Interface)
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2009, 20:02 »
Geralmente a maioria das pessoas utiliza Visual Basic. Até existe um livro que podes seguir que se nao me engano é Visual Basic Applications for Electronics Engineers. No entanto nunca usei Visual Basic.  Usei foi Visual C Sharp e também não é dificil, mas é orientado a objectos. No entanto, antes de pensares em que tipo de linguagem vais usar por ser mais fácil, convém indicares que tipo de aplicação queres fazer porque determinadas linguagens são ricas numas coisas e fracas noutras. Se indicares mais ou menos o que pretendes fazer poderemos aconselhar-te melhor :)

A minha pergunta veio mesmo no sentido geral, sem pensar em aplicações em concreto, compreendo que seja um pouco vago... O tipo de aplicações que fiz até hoje são coisas relativamente simples. A que envolveu mais complexidade foi a ultima em que tive de fazer uma espécie de sistema ViaVerde, com um servidor e alguns clientes (comunicação pela net, via TCP). Nesta e noutras aplicações que fiz gostava de lhes arranjar interface grafica, mas como foram feitas em C, a coisa torna-se complicada.

Visual Basic, por mais basico que seja, não me é familiar e a unica coisa que sei fazer é uma calculadora ;D Agora que me falaste em C# fui pesquisar um pouco e agradou-me. Ha uns tempos andei a ver de coisas de C++ mas acho que vou directo para o C# até porque daqui a uns tempos hei-de dar Java na faculdade e se não me engano têm bastantes semelhanças, certo?

Por exemplo, uma coisa que gostava de fazer era um programazeco com GUI que enviasse informação para o Arduino. Com C# fico "bem servido"?

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Aplicações com GUI (Graphical User Interface)
« Responder #3 em: 05 de Março de 2009, 19:46 »
Volto a este topico com a pergunta reformulada: em geral qual a comunicação mais simples de por em prática (serial, usb, bluetooth,etc)? E que linguagem usariam para a por em prática?

A ideia que tenho é que pelo menos usb é bastante complicado ;D
« Última modificação: 05 de Março de 2009, 19:48 por msr »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Aplicações com GUI (Graphical User Interface)
« Responder #4 em: 05 de Março de 2009, 22:52 »
USB realmente é a mais complicada. Segundo sei as formas mais simples de efectuares a comunicação é pela porta série ou pela porta paralela. Contudo, aconselho-te a porta série. Isto porque uma grande quantidade de periféricos, apesar de serem USB são na verdade uma porta série virtual, que é composta por um IC conversor da FTDI, da Silicon Labs, da Prolific, etc. e um driver. Exemplo disso é o Arduino. Outra razão de escolher a porta série em vez da paralela tem a ver com o facto de as portas paralelas estarem cada vez mais obsoletas. Quanto ao USB, já fiz comunicações USB utilizando um PIC18F4550 e uma aplicaçãoque fiz em C# e ao início dá trabalho descobrir como se metem as coisas a funcionar.. mas depois é sempre igual. Quanto às semelhanças entre C# e Java, posso dizer-te que são bastante parecidos, pois sao ambas linguagens orientadas a objectos.

Boas programações! :) Qualquer dúvida é só dizeres :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Aplicações com GUI (Graphical User Interface)
« Responder #5 em: 06 de Março de 2009, 00:34 »
Grafical interface fácil, com COM, VB... embora não goste da linguagem, é a que mais se adequa ao que pedes.

Caso queiras ir para .net, C# é o caminho, se pretenderes portabilidade e liberdade, JAVA sem duvida alguma e Swing (GUI de Java mais utilizada) é mt fácil se utilizares um bom IDE como o NetBeans !