collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Luvas aquecidas  (Lida 8090 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Luvas aquecidas
« em: 13 de Julho de 2014, 00:49 »
Boas a todos, estou e pensar em começar um novo protejo, visto que a minha mãe trabalha num local um pouco hostil (temperaturas baixas), decidi começar a fazer um par de luvas que pudessem ser aquecidas electricamente, os parâmetros são os seguintes:
a duração do aquecimento pode não durar todo o tempo de trabalho (8h);
apenas posso usar 4 pilhas em cada luva, (vai ser possível desde já? pelo que sei, tudo o que envolva aquecimento tende a consumir bastante energia)
estava a pensar em "enrolar" um "filamento"  (não sei que material) em volta dos dedos, a palma da mão não vai ser aquecida, a minha duvida é que tipo de material devo usar para enrolar a volta dos dedos, alguém me cocegue dar uma dica?
Cumprimentos,
Jaime

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Luvas aquecidas
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2014, 01:08 »
No ebay acho que se vende umas luvas de aquecer que se liga por usb. Talvez sirva

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Luvas aquecidas
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2014, 01:09 »
A ideia e' nobre, mas nao me parece ter efeitos grandes praticos usando 4 pilhas.
Googla por "usb heated gloves" podes comprar e adaptar umas a usar pilhas e logo vez.
Pelos meus calculos, se usares 4 pilhas AA 2.2Ah, e tendo em conta q as luvas USB nao gastam mais de 0,5A as duas, dando 0,25A por cada uma, então teoricamente daria para as 8horas.
Mas nao me parece muito pratico andar com 4pilhas AA em duas maos.
Se nao for necessario usar muito as maos, entao 'e melhor usar apenas luvas de dedos cortados ou mesmo umas luvas em condicoes!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Luvas aquecidas
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2014, 01:20 »
Inspiração:
https://www.google.pt/search?q=usb+gloves

Os limite USB são 500mA. A 5V são 2.5W
Uma pilha AA recarregável tem 2Ah*1.2V=2.4Wh. Se não tiveres muitas perdas e uma fonte eficiente, consegues aquecer uma hora com cada pilha AA (as duas luvas!).
Se quiseres poupa trabalho, umas destas mais um powerpack para carregar smartphones, e estás feito.

Depois também tens como estas:
http://www.revzilla.com/motorcycle/gerbings-heated-glove-liner
Mas já consomem 27w, mas sobem 55º com  0º temperatura ambiente(tem que levar controlador para não queimar)


Acho que fazes mal em aquecer só os dedos. O principal é aquecer as palmas. Se tiveres as palmas quentes, os dedos ficam quentes "sozinhos". De mota tenho punhos aquecidos e só aquecem a palma  (os dedos não estão em contacto, normalmente anda nas manetes), e o conforto ao andar no inverno é excelente. E depois o que meteres nos dedos afeta a destreza.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Luvas aquecidas
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2014, 04:10 »
eu vendo luvas com aquecimento via usb, sao luvas sem dedos porque são pra teclar e teem um cabo usb pra ligar ao computador.. vendo mais no inverno..
http://www.g7electronica.net/pt/hi-tech/127-luvas-usb.html
Mas se cortares o cabo usb e meteres mais um cabo usb comprido o suficiente pra percorrer as mangas até à cintura e na cintura usares um banco de bateria com duas saidas usb tipo destes:
http://www.g7electronica.net/pt/raspberry-pi/943-bateria-backup-5ah.html
ja tens luvas aquecidas por usb por algum tempo... por terem os dedos cortados, smp pode calçar outra luvas de trabalho por cima.. deduzo que a tua mae trabalha em ambiente de refrigeraçao ou em algum talho/peixaria e tenha de andar smp com aquelas luvas de latex grossa ou de metal, por isso se usar estas luvas com aquecimento via usb por baixo das luvas de trabalho, acho que era o ideal.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Luvas aquecidas
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2014, 12:04 »
A ideia era ser eu a fazer as luvas, as pilhas evitam de estar mesmo nas mãos, facilmente se faz um suporte com um gancho para que se possa apoiar nas calças ou no braço, penso que as luvas são melhores se cobrirem também os dedos, então devo aquecer apenas as palmas?
sim, depois vai ter umas luvas por cima, mas são de borracha fina acho que não a problema.
alguém tem uma ideia de como devo fazer para o material de aquecimento?
Cumprimentos,
Jaime

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Luvas aquecidas
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2014, 16:25 »
as luvas que vendo teem duas bolsinhas com um fio de aquecimento, na palma e no topo da mao que podes tirar fora porque estao agarradas com feltro (atençao que ha luvas que apenas teem um aquecimento). Aquilo é tipo um fio de tungestenio ou daqueles fios de cortar esferovite ou de selar embalagens a vacuo (nicrome). Podes tentar comprar um fio desses e passar o fio por uma luva toda..mas qto mais fio maior é o consumo.. as luvas que vendo teem apenas 5cm de fio.

O fio deve ser algo disto:
http://www.ebay.com/itm/flat-sealing-cutting-wire-blade-Ni-Chrome-80-20-alloy-low-resistance-per-m-/281269017752?pt=UK_Packaging_Materials&hash=item417cf09c98

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Luvas aquecidas
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2014, 19:28 »
obrigado! e já agora, alguém me sabe dizer onde posso comprar em desses 3 tipos de fio e qual o melhor?
Cumprimentos,
Jaime

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Luvas aquecidas
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2014, 20:27 »
deixei-te o link do ebay.. compra no ebay, pesquisa algo mais curto e mais fino nao sei..
Tb n sei se é mm esse fio que usam nas luvas..tenta descubrir no google..

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Luvas aquecidas
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2014, 21:42 »
sim, eu vi o link para o ebay, mas se houve-se uma loja nacional convinha-me mais....
Cumprimentos,
Jaime

Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: Luvas aquecidas
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2014, 10:47 »
Tens também esta opção:

http://www.instructables.com/id/DIY-carbon-heated-gloves/

Não sei se para os teus requisitos de bateria irá servir. Terás que ver.

 

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Luvas aquecidas
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2014, 11:17 »
:) vi ontem esse post, é uma hipótese, essas fitas de carbono nem são muito caras....
Cumprimentos,
Jaime