collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fritzing - PCB  (Lida 9759 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Fritzing - PCB
« em: 24 de Fevereiro de 2013, 01:09 »
Olá.

Preciso das vossas opiniões, estou a ver se aprendo alguma coisa no desenho de circuitos, este circuito que fiz é uma coisa simples (flash leds) e por exemplo se quisesse mandar fazer a uma fábrica (hipoteticamente falando), pois tb podia fazer em casa, desta forma há algum problema?



Não sei se a nível de ângulos de algumas pistas pode ser assim ou se pode haver algum problema. Já agora, os textos silk screen podem ficar em cima das pistas?

p.s.: o esquema usado no teste:


Se calhar está tudo mal feito..

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fritzing - PCB
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2013, 01:28 »
desenhaste co se fosse pcb de dupla face... conseguias desenhar em face simples, pk dupla face pode sair-te mais de o dobro que uma pcb de face simples...

as pistas, desenham-se horizontalmente e evitam-se angulos rectos e por isso colocam-se chanfros de 45graus... fica pouco vistoso teres as pistas em qq angulo..

o silkscreen pode ser em cima das pistas..o silkscreen é feito em cima do soldermask e como o soldermask cobre toda a pcb (ou quase (excepto as pads)), o silkscreen é um tinta k é posta perto dos footprints pra assinalar os respectivos componentes e qq outra informaçao..

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Fritzing - PCB
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2013, 01:30 »
Para ser homemade convem ser somente 1 Layer, top ou bottom...

E sinceramente se o queres fazer faz em Eagle, tens 10 tutoriais de 6~9 minutos no youtube perdes 1h ou 1h30 e vais ficar a perceber que desenhar em eagle é super fácil e fica com melhor aspecto ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fritzing - PCB
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2013, 01:42 »
Pois tentei o eagle mas parece-me mais complicado mas ao mesmo tempo com muitas mais opções.. vi uns vídeos no youtube mas não consegui acabar o esquema, por isso abri o fritzing, mas vou testar fazer tb no eagle.

Quanto aos ângulos meti alguns de 90º  ??? então tenho de os alterar

obg

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fritzing - PCB
« Responder #4 em: 26 de Fevereiro de 2013, 11:38 »
Ainda ando a experimentar isto com o fritzing, não vou mandar fazer e isto é mesmo só para testar para qdo um dia precisar de algo saber +/- a coisa. Pelo que vejo nos sites com serviço PCB pedem geralmente isto:

Ficheiros (por ex. para 2 Layers):

Top layer:    pcbname.GTL
Bottom layer:    pcbname.GBL
Solder Stop Mask top:  pcbname.GTS
Solder Stop Mask Bottom pcbname.GBS
Silk Top:   pcbname.GTO
Silk Bottom pcbname.GBO
NC Drill: pcbname.TXT
 
e isto: "Outline or shape should be included in at least one layer."

Tenho duas dúvidas:

-o ficheiro 'Silk Bottom' #pcbname.GBO# não é exportado por este programa, faz mesmo falta?
-Quanto à 'Outline' é fazer uma linha à volta do esquema? Penso que desta forma já tem ou não é isto?:






Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Fritzing - PCB
« Responder #5 em: 26 de Fevereiro de 2013, 13:57 »
Respondendo às tuas dúvidas:

1 - O silk bottom diz respeito aos textos/desenhos a branco que são feitos na face "bottom" da pcb. Eu nunca usei o fritzing mas se calhar não te está a gerar isso porque não usaste isso nessa face.

2 - O outline shape é o que especifica a forma de corte exterior da pcb. Se é quadrada, rectangular, às curvas...etc E isso sim, precisas de ter.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fritzing - PCB
« Responder #6 em: 26 de Fevereiro de 2013, 14:14 »
Obrigado pela resposta, o fritzing simplesmente não exporta esse ficheiro, de qualquer forma vou tentar fazer o mesmo esquema no Eagle.. penso que é muito mais complexo mas pelo que dizem é necessário para isto.

Relativamente à outline ok, é só fazer um quadrado ou assim à volta dos componentes\circuito.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fritzing - PCB
« Responder #7 em: 26 de Fevereiro de 2013, 16:33 »
o outline é a linha branca que tens exteriormente para saber os limites da placa. Se n te aparece, podes desenhar essa linnha com a layer duma pista, k assim ja serve para delinear os limites da board. Convem ter esse file pk o corte normalmente é feito por cnc e a cnc tem dir buscar essas infos ao ficheiro para poder cortar a pcb... Ou entao pedes em placas standard, e fazes varias pcbs nessa placa standard e n pedes o corte e tu em casa cortas com um x-acto ou com um disco diamante com a dremel...

o silkscreen é o texto k indica componentes, polaridades ou referencias ou outra nomenclaturas k keiras adicionar à board. O silkscreen costuma ser opcional.. se n quiseres o silkscreen, n precisas desse ficheiro.

A G7 qdo faz pcbs semi-caseiras apenas precisa dos layouts em pdf... por isso n é obrigatorio os gerbers files... tb passamos schematics pro eagle apartir dos 2€...

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fritzing - PCB
« Responder #8 em: 28 de Fevereiro de 2013, 12:39 »
Hoje estou a tentar ver como é que o Eagle funciona  ;D

Estou a passar o esquema que fiz para o Eagle mas tenho algumas dúvidas na escolha dos componentes e respetivas medidas... por exemplo, para os condensadores (220uF) e Potênciometros (22k) esta foi a escolha correcta?




Existem tantas referências que sinceramente não sei como se faz para escolher o correcto..

Testei tb fazer a board final:



 

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fritzing\Eagle - PCB
« Responder #9 em: 02 de Abril de 2013, 20:45 »
Hoje fiquei contente  ;D , recebi a minha #order

Das minhas experiências no Eagle resolvi mandar fazer mesmo a PCB.. numa de testar e ver como ficava. O circuito não é nada de especial e sei que muitos vão dizer que fui gastar dinheiro etc, mas sinceramente o preço foi relativamente baixo e valeu a pena para ver o resultado final.







Se calhar algumas pistas deviam de ter ficado diferentes e podia ser tudo de um lado, mas a nível do preço era indiferente por isso fiz assim  :D

Agora vou meter uns componentes e ver se funciona como previsto lol
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 20:47 por almamater »

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Fritzing - PCB
« Responder #10 em: 03 de Abril de 2013, 10:22 »
Onde mandas-te fazer?

China?
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fritzing - PCB
« Responder #11 em: 03 de Abril de 2013, 10:25 »
Sim para esses lados, não sei como conseguem praticar preços baixos, a qualidade se calhar em boards\circuitos muito complexos pode não ser a melhor não sei mas gostei do serviço! Super rápido e a qualidade destas placas de 5cm para mim está optima.

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Fritzing - PCB
« Responder #12 em: 03 de Abril de 2013, 10:29 »
Qual foi a empresa?

Eu queria fazer algumas, tenho ali o projecto parado. Queria fazer cerca de 10, mas não fazem 1m. As empresas que vejo cobram ao metro e é coisas que não me interessa....



Ab
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI


Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Fritzing - PCB
« Responder #14 em: 03 de Abril de 2013, 10:34 »
eheheh

Podiam fazer ainda mais barato, numa versão single side.
Eles só fazem 2 layers.... mas o preço é bastante bom.

Entregam em que tempo? 2/3 Seamanas?
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI