collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ESP8266 WifI UART module  (Lida 22313 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #15 em: 02 de Dezembro de 2014, 15:24 »
Tens sempre de enviar o teu comando AT+(qualquer coisa).
Vê no meu link antes está lá o código.
Á partida parece ser simples, mas tens algumas inconsistencias e instabilidades.

StarRider

  • Visitante
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #16 em: 02 de Dezembro de 2014, 15:37 »
Tens sempre de enviar o teu comando AT+(qualquer coisa).
Vê no meu link antes está lá o código.
Á partida parece ser simples, mas tens algumas inconsistencias e instabilidades.

Boas,

Pois, era o que me parecia.

Penso que essa necessidade tem a ver com a possibilidade de ser possível ter mais que um socket
aberto ... mas isso não impedia que o firmware tivesse contemplado uma situação em fosse possível
usar somente de um socket e pelo menos receber dados pela UART sem necessidade de polling.

Abraços,
PA

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #17 em: 02 de Dezembro de 2014, 15:44 »
Não sei ao certo, mas acho que existe um compilador baseado em GCC e um SDK, assim podes programar o CPU que é de 32bits, arquitetura MIPS se não estou em erro, não deve é ser pápa doce. :P

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #18 em: 02 de Dezembro de 2014, 15:54 »
O próprio ESP8266 per si já é um controlador, sendo que na versão mais barata, somente um dos pinos GPIO é que está exposto...

Há quem já tenha feito boards que expõem tudo: http://olimex.wordpress.com/2014/11/28/esp8266-update-the-ultimate-development-boards-for-esp8266-are-in-stock/

Mas há que já tenha substituído o firmware nativo por um próprio e adicionalmente que tenha carregado a linguagem Lua no proprio chip, deixando este de se comportar como um UART.

Há definitivamente aqui material mais que suficiente para "hackear"... :)

Este senhor tem perdido muito tempo ao andar às voltas do chip: https://scargill.wordpress.com/




StarRider

  • Visitante
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #19 em: 02 de Dezembro de 2014, 16:31 »
Boas Electropepper e Thx1011,

Sim, mas para ser sincero não estou para ai virado ... a ideia era mesmo usar um SOC com a papa
toda feita ;)

De qualquer forma vamos esperar.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #20 em: 02 de Dezembro de 2014, 16:33 »
Dá-lhe uns meses que alguem faz tudo e mais alguma coisa com isso.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #21 em: 03 de Dezembro de 2014, 09:01 »
Aquilo que eu estou ah espera e que alguem provavelmente ja deve estar entetido a fazer, nao tem nada a ver com comandos nem utilizacao, mas sim a "analise espectral" !

Um chip desta natureza tem per si que ter toda a parte de RF on chip, mas externamente nao tem qualquer filtro / balun / balanceador / etc...
Cheira-me que isto quando ligado a um Vector Analizer vai dar uma espectro tipo "barbeiro"....
Se isto acontecer, toda a rede em 2.4GHz vai sofrer as consequencias.

Pode ser que me engane, mas........

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #22 em: 03 de Dezembro de 2014, 09:26 »
Um chip desta natureza tem per si que ter toda a parte de RF on chip, mas externamente nao tem qualquer filtro / balun / balanceador / etc...
Cheira-me que isto quando ligado a um Vector Analizer vai dar uma espectro tipo "barbeiro"....
Se isto acontecer, toda a rede em 2.4GHz vai sofrer as consequencias.

Pode ser que me engane, mas........

Isto é algo que me surpreende também: a quantidade mínima de componentes externos que esse modulo esta a usar.
Aparentemente pelo que investiguei parece que ele tem um balun interno, talvez seja possível e acho que já vi em outros chips.

A tudo isto ser verdade, como ja referia em outros posts, espero que causa impacto em todos os outros fabricantes.
Se virem os esquemas no modulo, tem só praticamente dois condensadores de filtragem na alimentacao, o que é estranhamente pouco para um MCU e WiFi que vai mandar grandes picos.

A maior parte dos transceivers RF / Wifi, nao se livram de ter varios condensadores de decoupling dos seus reguladores, resistências de polarização, para alem do balun, etc..
Todos estes componentes passivos, acrescentam muitos centimos e espaco nos PCBs.

Portanto, se este modulo for "verdade", espero mesmo que seja um game changer e os outros fabricantes trabalhem para ter solucoes integradas com o mínimo de necessidade de componentes externos.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #23 em: 03 de Dezembro de 2014, 09:57 »
Pois, tambem me esqueci de referir a questao da alimentacao no post anterior.

A falta de filtros externos, vai fazer com que as comutacoes do PA para o andar de RF sejam todas conduzidas para a alimentacao. Se isto nao for travado logo na fonte, com boa filtragem EMI/RFI, entao tem mais ruido extra no espectro que vai ensurdecer outros radios nas proximidades e de certeza nao vai passar nas certificacoes.
E nao estou a falar de um par de condensadores, mas sim de um verdadeiro filtro EMI/RFI com passivos.

E sim, qualquer tipo de fonte de energia eh susceptivel disto, mesmo com baterias.

Ja vi circuitos falharem na camara de certificacao porque a PCB irradiava na zona de alimentacao ou entao o cabo q ligava ah fonte externa radiava mais RF que o proprio chip em si. :D


StarRider

  • Visitante
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #24 em: 03 de Dezembro de 2014, 10:11 »
Boas,

Por acaso já tinha informação sobre o espectro de emissão, e por acaso parece que é até
estupidamente limpo, melhor que o de um SPWF01 e MUITO melhor do que por exemplo
um rádio Futaba.

Aqui fica o link para analise (ler até ao fim)
http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=13&t=113&start=50

A concorrência que se cuide, pois com as limitações de exportação e o custo este modulo
está em franca vantagem.

Abraços,
PA

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #25 em: 03 de Dezembro de 2014, 10:29 »
Muito bem, estah melhor sim sr. O espectro final parece bom. Confesso q qd vi o primeiro pus as maos ah cabeca :D mas depois fui lendo p baixo e gostei do ultimo plot.

Vamos a ver o q vem agora, com essa qualidade vai ser mais simples certificar um produto.

StarRider

  • Visitante
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #26 em: 03 de Dezembro de 2014, 11:01 »
Muito bem, estah melhor sim sr. O espectro final parece bom. Confesso q qd vi o primeiro pus as maos ah cabeca :D mas depois fui lendo p baixo e gostei do ultimo plot.

Vamos a ver o q vem agora, com essa qualidade vai ser mais simples certificar um produto.

Boas,

Yap ... por isso é que disse para o pessoal ler até ao fim ;) ... a primeira análise é mesmo terrível.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #27 em: 03 de Dezembro de 2014, 14:09 »
Supostamente/tipicamente RF é feito GaAs, e micros e afins não precisam nem tiram partido de um substrato virado para RF, provavelmente isso é um hibrido com uma base metálica, onde tem dois ou três dies e passivos(condensadores, resistências, o balun), já vi uns ic's que eram feitos assim.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #28 em: 03 de Dezembro de 2014, 19:23 »
Boas,

Acho que já vi algures uma foto do die e mais info sobre a construção ... vou ver se encontro no
histórico do browser para partilhar aqui.

Abraços,
PA

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: ESP8266 WifI UART module
« Responder #29 em: 04 de Dezembro de 2014, 16:09 »
Nirvana aproxima-se:  Python no chip: https://github.com/micropython/micropython/pull/990

Já havia Lua (Ok, fixe...), mas Python é outra história... :)

Em relação ao chip e die dele:

http://zeptobars.ru/en/read/Espressif-ESP8266-wifi-serial-rs232-ESP8089-IoT