collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Que material usar para começar um projecto simples?  (Lida 18760 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Que material usar para começar um projecto simples?
« em: 05 de Maio de 2013, 23:40 »
Ora boas,

Já a algum tempo que me ando para meter num projecto simples de um robô que mais tarde possa "reutilizar" e acrescentar coisas para ficar ao meu gosto.

Neste tipo de projectos, pareceu-me que o arduino podia muito bem ser uma boa placa a usar, mas levantou-me algumas questões. Por exemplo, eu ultimamente tenho desenvolvido muito em MATLAB e tenho feito até alguns projectos usando o mesmo, até na area da robótica. Existe alguma placa que me permita usar MATLAB?

Mais, que "kit" sugerem que compre para ter potencial para fazer algumas coisas engraçadas? Por "kit" o que quero dizer é uma lista de material/componentes.

Espero me que possam dar umas dicas ;)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #1 em: 05 de Maio de 2013, 23:42 »
Podes usar Matlab com arduino
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2013, 23:47 »
Podes usar Matlab com arduino

Ai sim? Não sabia disso! é preciso ter alguma coisa extra? ou basta ter o cabo e uma toolbox no matlab?
Neste caso fica-se com o computador a mandar os comandos, existe alguma hipotese de fazer comunicaçao wireless? Pergunto isto para o caso de fazer um robô pequenotes e nao ter de andar  atras dele com o pc.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2013, 23:53 »
Nao conheço muito do uso de matlab com arduino mas em principio deve dar para fazer isso.

So experimentei acender uns leds...

Podes começar por aqui: http://www.mathworks.com/academia/arduino-software/arduino-matlab.html
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #4 em: 06 de Maio de 2013, 20:08 »
Assim sendo será a placa arduino a minha melhor opção?

E de resto? que tipo de material devo comprar para conseguir ja fazer umas brincadeiras engraçadas? :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #5 em: 06 de Maio de 2013, 21:14 »
A G7 tem um kit a 55€, e a lista dos comps pode ser consultado aqui:
http://www.g7electronica.com/forum/thread-888.html

ou este kit oficial da ardunio: http://www.g7electronica.net/pt/kits/871-kit-arduino-oficial.html

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #6 em: 06 de Maio de 2013, 22:24 »
A G7 tem um kit a 55€, e a lista dos comps pode ser consultado aqui:
http://www.g7electronica.com/forum/thread-888.html

ou este kit oficial da ardunio: http://www.g7electronica.net/pt/kits/871-kit-arduino-oficial.html

Obrigado pela resposta! Mas o primeiro kit não é bem o que eu ando à procura e o segundo não consigo ver o que tem (talvez seja culpa minha).

De qualquer das formas visto que eu quero meter-me num projecto de um robozito diria que talvez não sejam os melhores. (EDIT: Quer dizer, também só lhes falta os servos e talvez algum tipo de sensor, agora que penso melhor no assunto.)


Eu gostava de em conjunto com vocês (pessoal que já anda nisto à muito tempo) conseguisse fazer uma lista de compras para conseguir fazer um robozito que pudesse fazer um caminho, talvez até desviar-se de obstáculos e tudo o mais.

Eu falei de uma placa que desse para MATLAB porque é a linguagem que mais tenho usado nos ultimos tempos e com a qual me sinto mais à vontade, mas também sei C, embora um bocado enferrujado, portanto não é obrigatório.

Obrigado por tudo até agora ;)
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 22:26 por nvoltex »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #7 em: 07 de Maio de 2013, 00:37 »
Tens de escolher um projecto que possas seguir ou orientar-te!
Usa e abusa do google! ha mil e um robots e normalmente o pessoal disponibiliza componentes usados. Depois é uma questão de procurar os comps nas lojas fisicas ou online que existem por aí!
Depois tb ja deves ter comps e outros arranjas ou fabricas tu mm...tdo depende da complexidade ou da iteraçao que queres dar ao robot!
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 00:51 por Hugu »

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #8 em: 07 de Maio de 2013, 11:36 »
Tens de escolher um projecto que possas seguir ou orientar-te!
Usa e abusa do google! ha mil e um robots e normalmente o pessoal disponibiliza componentes usados. Depois é uma questão de procurar os comps nas lojas fisicas ou online que existem por aí!
Depois tb ja deves ter comps e outros arranjas ou fabricas tu mm...tdo depende da complexidade ou da iteraçao que queres dar ao robot!

O meu problema é que eu não sei onde comprar nem como escolher as coisas mais basicas, tais como servos e afins.
Mais do que isso, eu não tenho rodas, nem acho que consiga meter as minhas mãos numas, portanto como arranjo?

Ah! e outra coisa! Eu cá por casa não tenho muitas ferramentas, que tipo de ferramentas devia arranjar para conseguir trabalhar à vontade? ou nem sequer há necessidade de grande coisa?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #9 em: 07 de Maio de 2013, 18:02 »
breadboard ex:http://www.g7electronica.net/pt/breadboards/187-breadboard-l.html
fios de cobre 22awg para a breadboard(é o que eu uso).
Nisto poderás vários testes com leds, motores, etc sempre que precisares. Tem a vantagem de não teres de soldar numa placa se quiseres testar algo que necessite. é algo que aconselho sempre a ter.

Parece que queres criar uma plataforma com motores.
Precisas de motores DC ou servo motores alterados para rotação continua. Os motores necessitam de uma ponte-h como a L293D. Os servos apenas precisam de um sinal PWM no fio dos sinal.
Pode usar CDs como rodas. Os servos tem a vantagem de terem uns "adaptadores" (não sei que lhes chamar) que torna facil os montar lá. A aderência é, bem...muito baixa mas serve para brincadeiras.
Eu uso PVC para contruir as bases dos robos. Acho facil de trabalhar pois só é preciso um X-Acto e uma broca de mão.

Depois claro precisas de algo para alimentar tudo. Não pode alimentar directamente dos pins do arduino e acho que o regulador na placa tambem só da 500ma. Podes usar uma fonte externa com um regulador, pilhas ou baterias.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #10 em: 07 de Maio de 2013, 20:54 »
breadboard ex:http://www.g7electronica.net/pt/breadboards/187-breadboard-l.html
fios de cobre 22awg para a breadboard(é o que eu uso).
Nisto poderás vários testes com leds, motores, etc sempre que precisares. Tem a vantagem de não teres de soldar numa placa se quiseres testar algo que necessite. é algo que aconselho sempre a ter.

Parece que queres criar uma plataforma com motores.
Precisas de motores DC ou servo motores alterados para rotação continua. Os motores necessitam de uma ponte-h como a L293D. Os servos apenas precisam de um sinal PWM no fio dos sinal.
Pode usar CDs como rodas. Os servos tem a vantagem de terem uns "adaptadores" (não sei que lhes chamar) que torna facil os montar lá. A aderência é, bem...muito baixa mas serve para brincadeiras.
Eu uso PVC para contruir as bases dos robos. Acho facil de trabalhar pois só é preciso um X-Acto e uma broca de mão.

Depois claro precisas de algo para alimentar tudo. Não pode alimentar directamente dos pins do arduino e acho que o regulador na placa tambem só da 500ma. Podes usar uma fonte externa com um regulador, pilhas ou baterias.

Eu breadboard já tenho e até tenho cabo de cobre e uns leds (se não me engano).

Pela descrição parece que servos é o melhor? Onde consigo arranjar? Provavelmente mais vale encomendar tudo online, pois é mais facil e menos trabalhoso.
Onde compram normalmente este tipo de material?
E quanto à placa? Recomendas também o arduino? E qual o melhor sitio para por as minhas mãos num?

EDIT: No caso de realmente acharem que o melhor é o arduino, qual devo comprar?

Obrigado por tudo ;)
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 20:57 por nvoltex »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #11 em: 07 de Maio de 2013, 21:32 »
Eu aconselho o arduino. Tem tanta informação online que o torna ideal para iniciantes.

Eu não gosto de servos porque dão-me sempre problemas e tambem não sei fazer PWM por software :P Prefiro muito mais motores DC e até costumo alterar servos para serem simples motores.
 Servos tem a vantagem de ser fácil de montar e não precisar controlador. Com o arduino tambem controlas um servo muito facilmente por isso é o melhor para ti

Vê lojas à esquerda na barra lateral em "Links de Robótica" e escolhe "lojas de robótica". Já pedi da PTRobotics e da G7 e não tenho nada para reclamar
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #12 em: 07 de Maio de 2013, 22:05 »
Eu aconselho o arduino. Tem tanta informação online que o torna ideal para iniciantes.

Eu não gosto de servos porque dão-me sempre problemas e tambem não sei fazer PWM por software :P Prefiro muito mais motores DC e até costumo alterar servos para serem simples motores.
 Servos tem a vantagem de ser fácil de montar e não precisar controlador. Com o arduino tambem controlas um servo muito facilmente por isso é o melhor para ti

Vê lojas à esquerda na barra lateral em "Links de Robótica" e escolhe "lojas de robótica". Já pedi da PTRobotics e da G7 e não tenho nada para reclamar

Acabei por ficar confundido, recomendas servos ou motores DC? xD
E em relação à placa que arduino recomendas?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #13 em: 07 de Maio de 2013, 22:07 »
O arduino UNO.

desculpa, aconselho servos. Mas atenção tem de ser alterados para rotação continua. 
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #14 em: 07 de Maio de 2013, 22:23 »
O arduino UNO.

desculpa, aconselho servos. Mas atenção tem de ser alterados para rotação continua.

Não compensa comprar já alterados, não é? É dificil alterar?

Já agora, como já disse eu não tenho muitas ferramentas por aqui, o que achas que é necessário para estar mesmo a trabalhar à vontade?

Desde já obrigado por tudo, está a ser impecavel, desculpa se faço algumas perguntas parvas, mas a falta de conhecimento vem ao de cima nestas situações, ahah