collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?  (Lida 2651 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?
« em: 26 de Janeiro de 2015, 23:15 »
Eu tenho os seguintes motores de passo http://www.exp-tech.de/stepper-motor-bipolar-200-steps-rev-35x28mm-10v-500ma e estes fazem algum ruído, estava a pensar se uns motores de passo melhores poderiam ter este ruído ligeiramente mais reduzido e ao procurar por "fabricantes de mais confiança" face a um stepper "chines" fui dar com a nanotec que é alema, tem um site todo bonito mas a verdade é que o stepper que tinha em mente http://en.nanotec.com/products/185-st3518-stepper-motor-nema-14/ é igualzinho a muitos que se vendem noutras lojas apenas muito mais caro por exemplo: http://www.watterott.com/en/Stepper-Motor-Bipolar-200-Steps/Rev-35x36mm-27V-1000mA

Acham que vou notar alguma diferença na qualidade de construção que tenha algum efeito nas vibrações dos motores ou ambos os motores vem do mesmo sitio?

PS: Alguem tem experiencia com uma coisa destas? Resulta? http://en.nanotec.com/products/1090-daempfer-fuer-b-welle/

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2015, 00:34 »
A qualidade de construção terá mais influência se o ruído fosse mecânico (folgas/desalinhamentos).
Os que tenho visto (e nos que uso também) costuma ser ruído por causa das variações do campo magnético devido à frequência de PWM dos drivers, o que faz os motores "assobiar". Nesse caso usar microsteping ajuda bastante, mas não elimina totalmente.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2015, 21:30 »
Tambem tem a ver com o tempo de blanking(usando nomenclatura da TI referente aos DRV88xx deles), que se for muito lento o motor até salta(been there, done that), mas se for bem calculado, ou apontar para blankings acima dos 12-14Khz mal se ouve(mas eu tambem tenho a audição de uma pessoa com 60 anos), mas ouve-se sempre, se não queres barulho, desactivas os drivers depois de andar, mas ai lá se vai o micro-stepping ao ar.

Podes sempre usar motores dc, caixas e encoders, barulho vai-se embora, vem problemas a nivel de software para funcionar tudo certinho.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2015, 02:02 »
Boas,

O ruído que falas é o ruído mecânico dos motores em si ou o ruído gerado pelo chopping do driver ?

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2015, 02:07 »
Atira-lhe com uma cópia de Gecko do eBay e esqueces-te que são steppers que tens ao lado, zero de ruido.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Stepper Motor - nanotec, Rebranded ou nao?
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2015, 02:46 »
Boas,

O ruído que falas é o ruído mecânico dos motores em si ou o ruído gerado pelo chopping do driver ?

Abraços,
PA

Isso é uma boa questão, os motores estão fixos numa placa de madeira e assim que isolei a ligação entre os motores e a placa o barulho diminui por isso suponho que seja o resto da vibração do motor que não isolou  que "entoa"  na placa de madeira.

Se eu tiver a placa fixa, isto é, pousada na mesa o barulho é aceitável o problema é quando levanto a tábua, por exemplo quando estou a segurar nela ou a posso perpendicular a mesa.

Tenho bastantes restrições à nível de espaço para usar uns controlador desses.