collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Acariciar um circuito impresso com vinagre?  (Lida 4044 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Acariciar um circuito impresso com vinagre?
« em: 04 de Novembro de 2020, 20:02 »
Olá.

... com componentes instalados e tudo!!!

Esta nem me passou pela cabeça nem recordo ter ouvido falar dela (aos 18:10):

https://youtu.be/ZYRSyTe9FU0?t=1090

Entretanto, este gajo tem uma paciência provavelmente superior à minha ... e o equipamento da oficina dele dele também não fica atrás do da minha :)

Abraço
SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Acariciar um circuito impresso com vinagre?
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2020, 20:30 »
Já me tinha cruzado  com esse canal há uns tempos, com o decapping de alicate, ler diskettes de 8 polegadas e o relógio da soyuz, e agora com o inicio desta série subscrevi e sigo com bastante atenção, tem mais jeito do que parece numa visualização menos atenta.

Nesse caso o vinagre é para neutralizar o líquido derramado por baterias antigas, que é alcalino e difícil de lavar. O vinagre é um ácido leve, mas suficiente para neutralizar, e depois é muito fácil se lavar com água destilada.
O vídeo seguinte é engraçado descobrir a origem do curto que deu origem à fumaça, não vou fazer spoiler, mas é daquelas de comer o juízo a quem passa por elas. Salvou-o a abordagem metódica!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Acariciar um circuito impresso com vinagre?
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2020, 21:17 »
Não conhecia esse canal, parece interessante   :)

Já tinha visto usarem vinagre para tirar ferrugem de metais, mas nunca em pcbs, talvez por existirem sprays apropriados, sei lá.

O que uso bastante para tirar ferrugem é acido muriático (aka clorídrico), apenas em peças metálicas sem proteção, o que se deve evitar pois o acido remove essa proteção e é certo que fique ainda pior com o tempo.
Depois de uma limpeza profunda e lubrificação ou pintura, cabe a remover por completo o efeito do acido e impedir que volte a oxidar.

Voltando ao tema, as baterias que se usavam e ainda se usam em alguns aparelhos de nicd, têm uma vida bem reduzida, é uma questão de tempo para fazerem estragos, o mesmo se aplicam ás pilhas muitas vezes esquecidas nos suportes.
Entretanto não penso em usar vinagre...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Acariciar um circuito impresso com vinagre?
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2020, 21:45 »
O vídeo seguinte é engraçado descobrir a origem do curto que deu origem à fumaça, não vou fazer spoiler, mas é daquelas de comer o juízo a quem passa por elas. Salvou-o a abordagem metódica!

Quando vi essa cena lembrei-me da minha cenamacaca com uns suportes de Arduino Nano ..minuto 3:52  :)

https://youtu.be/C4F389cZSSs?t=232

SC