collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeira fonte de bancada  (Lida 10933 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira fonte de bancada
« Responder #30 em: 18 de Julho de 2018, 23:46 »
E outra pergunta: 5 segundos até chegar a zeros com que carga? Porque sem carga até 100nF podem demorar uma eternidade a descarregar.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Primeira fonte de bancada
« Responder #31 em: 18 de Julho de 2018, 23:50 »
E outra pergunta: 5 segundos até chegar a zeros com que carga? Porque sem carga até 100nF podem demorar uma eternidade a descarregar.

Epá, isto sou eu que não percebo nada de fontes!  ;D
Sempre pensei que uma vez accionado o botão de off nos terminais da fonte não tivesse tensão. O que me preocupou foi quando testei com um ventoinha de computador (12VDC - 60mA). Após desligar a fonte ela continuou a funcionar durante uns bons 5 segundos. Ao que pensei "espera lá, tenho que ter cuidado, pois mesmo desliga a menina continua a energizar o circuito...não posso mexer logo à maluca....!"  >:( ;D

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Primeira fonte de bancada
« Responder #32 em: 18 de Julho de 2018, 23:54 »
Pode haver razões para se precisar que a coisa desligue 'de repente'. Sabe-se lá.

Duas hipóteses de solução:

1 - Não desligar na fonte e colocar alternativamente um interruptor na saída, já fora da fonte. Cuidado com as cargas indutivas porque são capazes de se zangarem.

2 - (Convém que a fonte sobreviva a esta alteração) Partindo do princípio que o interruptor da fonte interrompe os 220V, colocar aí um relé que corte a saída. Nesse relé, o contacto normalmente fechado pode levar a resistência de descarga dos condensadores. Cuidado com as cargas indutivas porque são capazes de se zangarem.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira fonte de bancada
« Responder #33 em: 19 de Julho de 2018, 00:02 »
Eu não entendo esse "de repente", quando o tempo de reacção de um humano a um estímulo é relativamente lento, ao que é preciso somar o tempo de chegar ao interruptor e accionar o mesmo. Se esse estímulo for olfactivo ("humm, cheira a queimado"), tactil ("F*da-se, queimei o dedo no micro!), auditivo ("que foi esse estouro?"), ou visual ("de onde vem esse fumo?") os 5 segundos já não fazem diferença nenhuma :D

O melhor é aprender a usar devidamente a limitação de corrente, é mais rápida e eficiente.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Primeira fonte de bancada
« Responder #34 em: 19 de Julho de 2018, 00:38 »
É uma fonte comutada... precisa de ter um condensador "grande" à saída. O controle de corrente também deve ser relativamente lento por causa desse condensador...