LusoRobótica - Robótica em Português

Sobre o LusoRobótica - antigo => Sugestões e Questões => Tópico iniciado por: paulo frutuoso em 11 de Outubro de 2012, 12:04

Título: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: paulo frutuoso em 11 de Outubro de 2012, 12:04
Bom Dia a todos

Trabalho com o arduino há algum tempo e ando a "vender" a ideia que em soluções menos complexas, pode substituir o automato nos ambientes industriais.
Até aqui, se quisesse uma aplicação gráfica para interagir com o arduino precisava de um PC. Em ambientes industriais onde existem muitas máquinas a controlar e das quais se extraem dados, seria muito oneroso ter um pc por máquina.
Quando o Raspberry Piapareceu e dado o seu custo, achei que tinha encontrado a solução. Com as experiencia que fiz, ainda não estou completamente satisfeito, mas acredito que lá chegarei.

Relativamente ao Forum:
A surpresa foi não ver praticamente nenhuma referência ao Raspberry Pi.
A sugestão é que se faça pois parece-me um complemento fantástico, se lhe juntamos uma linguagem de programação potente como o PYTHON/TKINTER.

Abraço
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: metRo_ em 11 de Outubro de 2012, 12:13
Há pessoal a utilizar e se calhar não encontras-te pois estás a escrever mal o nome, já corrigi o teu post com o nome correcto. Como podes ver há bastantes resultados: http://lusorobotica.com/index.php?page=pesquisa&q=Raspberry%20Pi (http://lusorobotica.com/index.php?page=pesquisa&q=Raspberry%20Pi)

Quanto ao usar o Arduino ou o Raspberry Pi em ambientes industriais tens que ter noção que as coisas podem correr mal e as empresas podem exigir responsabilidade de ti, não te esqueças que nenhuma destas placas de desenvolvimento foi pensada para ser utilizada em ambientes industriais nem sequer como um produto final e robusto.
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: paulo frutuoso em 11 de Outubro de 2012, 12:27
metRO_ muito obrigado pela correção.... vá-se lá saber porque escrevi assim

Percebo o que me dizes a proposito das responsabilidades. De qualquer forma, vou-te dar um exemplo do que quis dizer.... Conheço algumas empresas que tem instalações complicadíssimas mas que todos os dias tem um trabalho imenso a compilar os dados do dia anterior, já que são registados em papel pelos operadores. Há depois reuniões a propósito dos dados compilados e reage-se em conformidade (1 dia depois). O que sempre tenho defendido é que se eu identificar por exemplo uma célula fotoelectrica, cujas vezes que dispara é o que o operador escreve no papel, e a colocar numa entrada do arduino, imediatamente a posso ter numa database e numa intranet.

Obrigado
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: metRo_ em 11 de Outubro de 2012, 13:09
Eu acho bem que procures isso até porque acho que imenso mercado em pequenas e médias empresas para fazer esse tipo de melhoramentos. A questão é mesmo a de teres um pé atrás relativamente à utilização dessas placas em ambientes de trabalho, tens que medir bem a importância dos dados que estas a guardar por exemplo, o que acontece se aquilo ficar umas horas sem adquiri?! etc... de resto acho muito bem que vás por aí:)

PS: o meu nick é que nunca ninguém há-de escrever direito -.-'
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: Njay em 11 de Outubro de 2012, 14:30
Nunca lidei directamente com automatos industriais mas sei que além de estarem preparados para lidar com alimentação ruidosa e ambientes electricos e electromagnéticos agressivos, têm saidas de potência e entradas electricamente robustas, que provavelmente suportam uma série de erros humanos. Um arduino o que tem é um regulador de tensão quase do mais básico que há, nenhum "shielding" e entradas e saídas que vão dar directamente a chip sensível que funciona a 5V.

Não quer isto dizer que não se possa usar um arduino num ambiente industrial; a questão é que só um arduino neste tipo de ambiente e aplicação para pouco serve.

Acho que me lembro de ver por aí um tópico de alguém que estava a fazer ou tinha feito um automato industrial com base num arduino.
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: rglove em 11 de Outubro de 2012, 17:23
O meu pai trabalha na área da automação industrial. Por acaso já lhe perguntei o porquê de usar autómatos que custam no mínimo 300 euros quando às vezes há soluções mais baratas. A resposta dele foi que o autómato foi construido para suportar uma série coisas características do ambiente industrial e para além disso é fácil alterar coisas e criá-las. Os autómatos segundo o que ele disse, e se eu me lembro bem, podem ter módulos para diversas coisas. Isso facilita muito o trabalho na empresa e numa empresa quanto mais rápido e fácil forem as coisas melhor. Ele mostrou-me o novo software da Siemens (?). Acho que se chamava TIA V11, uma coisa assim parecida. O software permitia criar interfaces para consolas e etc. Do que vi pareceu-me muito simples e rápido de programar. Acho que a linguagem de programação era ladder, mas também dava para programar noutra linguagem qualquer. Isto para dizer que eles não usam soluções mais baratas por não estarem preparadas para ambiente industrial e por causa da rapidez e facilidade de utilização.
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: PDI em 11 de Outubro de 2012, 23:34
Temos de ver o que é uma solução mais barata, se calhar é a mais fiável, tal como num carro desportivo meter uns pneus rasca, o resultado final pode desastroso e um prejuízo avultado onde algo não certificado pode não ser coberto por uma companhia de seguros.
Isso sem falar em possíveis atrasos de produção.
É que 300 €(mesmo vários) na industria ou nas obras, não é nada em relação a segurança(fiabilidade).
Título: Re: Raspberry Pi e Arduino
Enviado por: rglove em 12 de Outubro de 2012, 00:28
Pois, 300 euros para uma empresa não é muito. E 300 são os mais baratos... Podem ir aos milhares...
(ai se eu tivesse esse dinheiro :p )