LusoRobótica - Robótica em Português

Discussão Geral => Off-topic => Tópico iniciado por: Marvin em 16 de Julho de 2012, 18:10

Título: QREN com 842 Milhões extra
Enviado por: Marvin em 16 de Julho de 2012, 18:10
Boa tarde,

tendo em conta que ja houve alguns posts aqui acerca de investimento esta noticia pode interessar a algumas pessoas.

http://economia.publico.pt/Noticia/reprogramacao-do-qren-da-mais-842-milhoes-de-apoio-as-empresas-1555063 (http://economia.publico.pt/Noticia/reprogramacao-do-qren-da-mais-842-milhoes-de-apoio-as-empresas-1555063)

O QREN foi "reprogramado" de forma a realocar as verbas de uma forma diferente, vindo isto na esteira da "operação de limpeza" onde iriam retirar projectos aceites que nunca chegaram a ser executados (resta saber se houve ou não investimento de capital)

Para quem estiver interessado esta é uma forma de financiar projectos, não a mais facil nem "barata" pois é preciso garantir em capital proprio 30% do valor do investimento e ainda ir a concurso.

Desta noticia tambem retirei este excerto que me pareceu importante para os utilizadores deste forum:

"O valor para apoios a empresas sobe para mais de mil milhões, tendo em conta a verba, já anunciada, do Impulso Jovem (172 milhões), que será dedicada, por exemplo, a empreendedorismo. Este programa terá direito a mais 162 milhões para estágios de jovens. "

Estive durante algum tempo a ler a legislação e de facto estes apoios são mais para empresas ja consolidadas que precisam de um puxão e não estão totalmente orientados para start-ups, mas se conseguirem garantir 30% do capital então ha uma grande probabilidade de "molharem os bigodes".

Espero que ajude alguem.
Título: Re: QREN com 842 Milhões extra
Enviado por: Sérgio_Sena em 16 de Julho de 2012, 18:28
Excelente notícia, obrigado pela partilha.
Título: Re: QREN com 842 Milhões extra
Enviado por: TigPT em 16 de Julho de 2012, 18:36
Obrigado por partilhares.

É destas atitudes que estamos a precisar.

Subidas de impostos só mata a economia (e incentiva a fuga ao fisco).
Título: Re: QREN com 842 Milhões extra
Enviado por: metRo_ em 16 de Julho de 2012, 20:45
O QREN já financia à projectos à muito tempo, mas ou por causa dos 30% que a empresa tem de garantir ou por desconhecimento, muitas poucas empresas o usam.
Título: Re: QREN com 842 Milhões extra
Enviado por: tops72 em 16 de Julho de 2012, 21:13
Boa partilha!!!
Título: Re: QREN com 842 Milhões extra
Enviado por: KammutierSpule em 17 de Julho de 2012, 00:08
Caros,

Tenho acompanhado, desde que iniciei a minha vida profissional, de perto e de longe actividades relacionadas com o financiamento de projectos de "inovação" QREN e outros mais antigos (antes dos QRENs) nas áreas (empresas) de TI .. Electrónicas e afins.

Partilho convosco que é um dos assuntos que maior depressão me causa. Esse e quem acesso a fundos quase ilimitados. (para os miúdos lá em casa perceberem: "quem tem pais ricos")
Está mais que visto, que desde à muitos séculos (desde os descobrimentos e o Brasil), o que o povo português melhor sabe fazer ao dinheiro é: "gasta-lo em [...] e vinho verde"!

Infelizmente o propósito (na nossa área, em empresas privadas) a que se destinam os dinheiros dos QRENs não é o que teoricamente era suposto.

Alguns propósitos que os QRENs deveriam servir (pelo menos é o que é anunciado nas propostas dos projectos concorrentes): colocar várias empresas em comunicação e esforços comuns, desenvolver projectos estratégicos que ajudassem a aumentar a competitividade das empresas e do país (Quadro de Referência Estratégica Nacional), desenvolver novas competências e capacidades.. nova tecnologia..

Na verdade, até o proprio wikipedia faz referencia ao verdadeiro propósito do QREN:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_Social_Europeu#O_Fundo_Social_Europeu_2007-2013 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_Social_Europeu#O_Fundo_Social_Europeu_2007-2013)
e por exemplo:
http://www.ionline.pt/dinheiro/projectos-qren-dao-bons-resultados-pessoas-ainda-saem (http://www.ionline.pt/dinheiro/projectos-qren-dao-bons-resultados-pessoas-ainda-saem)

Resumindo: Disponibilizar emprego (dar um salário) e boas condições às pessoas para se fixarem.

No caso de empresas nas áreas das TIs, estes fundos são usados principalmente para: Pagar salários a pessoas que de outro modo era insustentável ter esses recursos nas empresas, aumentar o capital das sociedades já que não tem que pagar salários o valor excedente é acumulado, empregar(dar um salário) recém-licenciados que de outro modo estavam no desemprego ou iriam para o estrangeiro (os projectos QRENs submetidos são valorizados se criarem postos de trabalho), comprar equipamento informático de última geração e de topo sem sentido porque é necessário gastar dinheiro dos fundos!

E nisto onde está o aumento de competitividade das empresas, aumento de inovação e conhecimento tecnológico, aumento de competências, aumento de uma massa crítica, com capacidades e excelência de desenvolvimento e criação?

Para finalizar, falar um pouco de historia e política, citando o Durão Barroso:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/comissao-europeia-co-financiamento-marshall-economia-bruxelas-agencia-financeira/1317969-1730.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/comissao-europeia-co-financiamento-marshall-economia-bruxelas-agencia-financeira/1317969-1730.html)
"...contribuindo, assim, para uma espécie de Plano Marshall para a recuperação económica"

E o que diz a wikipedia sobre o "Plano Marshall"? http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall (http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall)
Diz assim: "Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial."

A Europa tinha ficado devastada da guerra  ... tinha de recuperar..
 "Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrentava cada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos. Os Estados Unidos analisaram a crise européia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão do comunismo."

Para salvar o funcionamento do capitalismo, capitalizaram a Europa para que não houvesse oportunidade do comunismo crescer. Pq não queriam eles o comunismo?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo)
 A "classe trabalhadora são os principais produtores de riqueza na sociedade e são explorados pelos capitalistas de classe (burguesia)", o comunismo iria "substituir a burguesia, a fim de estabelecer uma sociedade livre, sem classes ou divisões raciais"

Os capitalistas injectam capital na sociedade, para próprio proveito deles, explorando e escravizando a classe trabalhadora ao capital.

Perdoem-me se estou a ver algo errado, mas há sempre a hipótese de escrever outra coisa no wikipedia e ficar assim com uma leitura diferente da sociedade! =)