collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: cubo de leds com picaxe  (Lida 27919 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #30 em: 03 de Outubro de 2011, 20:45 »
Se é o positivo ou o negativo é contigo, depois só tens de usar transistores NPN ou PNP conforme o que fazes.
Tipicamente é a massa que é comum em cada andar e cada led depois acende quando se lhe dá com 5v através de uma resistência.
Avr fanboy

Offline tjscosta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #31 em: 03 de Outubro de 2011, 21:03 »
sem e a parte do positivo ? nao vai cada led ao picaxe?! chanta se quais em cada andar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #32 em: 03 de Outubro de 2011, 21:29 »
Com duas páginas, em que metade dos posts têm links ainda não leste nada ou queres a papinha toda feita, é que no meio de tanto esquema que já te dei...

Cada andar tem ou o positivo ou o negativo em comum, para poderes usar um transistor que serve para ligar o andar, e depois as saidas do picaxe só ligam á outra pata livre de cada led.
Se escolheres a massa como o comum, fazes uma matrix de 3x3 e juntas as massas todas, e deixas um fio que vai ligar a um transistor, fazes mais duas matrizes dessas, pronto agora tens 3 matrizes 3x3, cada uma delas tem 9 pinos do positivo dos leds mais um fio que é a massa deles.
Ao juntares as 3 matrizes, supondo que cada matriz que fizeste anteriormente faz um plano horizontal, então cada coluna de positivos dos leds será ligada entre si, ficas assim com 9 positivos dos leds mais 3 negativos dos planos de massa de cada andar.
Agora usando transistores com capacidade para alimentar 9 leds, provavelmente para testes um 2n2222 chega perfeitamente, e metes 9 resistencias ai de 100 ohm nos pinos do picaxe, tem de ser inferior ao normal porque como estás a multiplexar os leds estão ligados menos tempo e por isso suportam um bocadinho mais de corrente e é para terem um bom brilho.

Agora no teu programa, desligas os andares todos no inicio e metes todos os pinos a 0.
Depois fazes umas contas para saber quanto tempo tem de cada andar estar aceso, e usas um timer, e na interrupção ou vendo uma flag ligas o andar em quesão, e metes os leds ligados que queres com os 9 pinos, depois, na proxima interrupção desligas tudo, mudas de andar, e metes os leds acesos que queres nesse andar, rinse and repeat.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #33 em: 04 de Outubro de 2011, 02:58 »
LOL

acho k a duvida dele é soldar os leds em forma de cubo, é isso?

pois so que nao é com o picaxe 28x2.....  e nao entendo coo o cubo de leds fisico é feito.....
peço desculpa...

Se quiseres, a G7 solda-te os leds e envia-te o cubo soldado e pronto a soldares na board!

Mas se queres a apreender como se montam os leds, vê este video (p.s.: importante teres a placa furada!):

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #34 em: 04 de Outubro de 2011, 04:46 »
era esse o filme que me referi num dos meus post anteriores, e como o senso disse , a papa esta feita, no google e no youtube é as carradas de infos que aparecem, so tens é de prestar atenção a informação que te dispõem a frente

Offline tjscosta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #35 em: 04 de Outubro de 2011, 18:26 »
peço mais uma vez desculpa pelo incomodo só que eu ano percebo assim tanto.... tenho noções que me deram no curso... por exemplo no caso do projecto do vídeo não percebi é como é que só ficam 9 leds dos positivos, de onde eles aparecem, será que também chanta todos os positivos na mesma fila, porque os negativos estão todos chantados..
não se trata de me darem a papinha feita ate podem dar como dizem que me deram mas se eu não perceber não da.. e o que eu não percebo nesta fase é como é construído o cuco e quantos fios saem para o picaxe...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #36 em: 04 de Outubro de 2011, 19:19 »
peço mais uma vez desculpa pelo incomodo só que eu ano percebo assim tanto.... tenho noções que me deram no curso... por exemplo no caso do projecto do vídeo não percebi é como é que só ficam 9 leds dos positivos, de onde eles aparecem, será que também chanta todos os positivos na mesma fila, porque os negativos estão todos chantados..
não se trata de me darem a papinha feita ate podem dar como dizem que me deram mas se eu não perceber não da.. e o que eu não percebo nesta fase é como é construído o cuco e quantos fios saem para o picaxe...

primeiro tens de enetender o conceito usado para fazer o piscar dos leds com esse rearranjo, por isso pesquisa por charlieplexing para perceberes co as coisas funcionam.

Offline tjscosta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #37 em: 04 de Outubro de 2011, 19:42 »
entao com esta "tecnica" posso utilizar o picaxe que tenho?!
sera que me podem explicar a parte do cubo?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #38 em: 04 de Outubro de 2011, 19:43 »
Não é por nada...
Mas está dificil de leres isso com atenção não está?
Sim, podes usar o PIC que tem, já te disse que só precisas de 9+3 pinos, custa a entrar ou não?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #39 em: 04 de Outubro de 2011, 19:45 »
Não é por nada...
Mas está dificil de leres isso com atenção não está?
Sim, podes usar o PIC que tem, já te disse que só precisas de 9+3 pinos, custa a entrar ou não?

calma rapaz.. calma 8)

Offline tjscosta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #40 em: 04 de Outubro de 2011, 19:57 »
a explicação é que conta, mas ja percebi onde vem os 9 positivos, pelo que entendi os negatidos sao todos chantados ou seja os 27, os positivos tipo visto na vertical chanta o primeiro do lado esquerdo da 3 fila com o primeiro do lado esquerdo da segunda fila e com o  primeiro do lado esquerdo da primeira fila e assim sucessivamente ate ter as 9 filas certo?!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #41 em: 04 de Outubro de 2011, 20:33 »
Sim, mas não juntas as massas todas, só as de cada andar, se juntas tudo o multiplexing não funciona.
Avr fanboy

Offline tjscosta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #42 em: 04 de Outubro de 2011, 20:50 »
Ja percebi. agora quanto ao programa para o picaxe ê que nao encontro nenhum... porque eu sonceramente nao sei como se programa para multiplexar.. se alguem tiver programa para o 28x2 se podwr dispensar...

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #43 em: 04 de Outubro de 2011, 21:22 »
basicamente multiplexar é ligar uma saida de cada vez, por exemplo usando dois display de 7 segmentos, se usares cada saida para cada segmento dos displays, vais entao ter de ter 14 saidas disponiveis no teu picaxe, mas se usares este metodo podes juntar a ligação dos 7 segmentos de um display com o outro e assim so precisas de 7 saidas para mandar um numero e usas os comuns como um comutador entre eles

Offline tjscosta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: cubo de leds com picaxe
« Responder #44 em: 05 de Outubro de 2011, 01:27 »
fisicamente agora tenho de ter 3 transístor npn em que uma pata ligo negativo a outra aos negativos chantados dos leds e outra juntamente com uma resistencia de 330ohms vai ligar a que pin do picaxe?
quanto as 9 saidas tenho de ligar 8 nas saidas normais e a outra numa saida c?!

agora do programa é que estou tramado porque nao sei mesmo como eide fazer,,, e que nem nos meus modulos da escola tenho isso...