collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino + Camera + XBee  (Lida 26234 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #15 em: 08 de Novembro de 2011, 16:59 »
Avr fanboy

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #16 em: 08 de Novembro de 2011, 17:09 »
Nice: O comando também é transmitido via Wi-fi!

E se instalasse um módulo emissor/receptor mais compacto (http://www.digi.com/products/wireless-wired-embedded-solutions/zigbee-rf-modules/point-multipoint-rfmodules/xbee-wi-fi#overview)? Logo, o carro não teria que andar com o router em cima, certo? Mas isso eu acho que é uma questão estética.

Dê uma olhada nisso: http://diydrones.com/profiles/blogs/secrets-of-the-c328

Ele usa a camera que eu falei e transmite via XBee, só que ele comprime a imagem no próprio Arduino, antes de enviar (Pelo que eu pude entender)
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #17 em: 08 de Novembro de 2011, 23:45 »
como já disseram os Xbee não têm largura de banda para transmissão de vídeo.

o melhor que conseguiram foi uma imagem a cada 0.7 segundos mas a 160x128 que é uma imagem deste tamanho:



no outro exemplo do carro a câmara está directamente ligada ao router, o arduino nunca toca no processamento de imagem.

para fazeres isso com um microcontrolador precisas pelo menos de um ARM7 com uns 16MB de sram externa e muitas horas de sono perdidas

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #18 em: 09 de Novembro de 2011, 10:51 »
como já disseram os Xbee não têm largura de banda para transmissão de vídeo.

o melhor que conseguiram foi uma imagem a cada 0.7 segundos mas a 160x128 que é uma imagem deste tamanho:



no outro exemplo do carro a câmara está directamente ligada ao router, o arduino nunca toca no processamento de imagem.

para fazeres isso com um microcontrolador precisas pelo menos de um ARM7 com uns 16MB de sram externa e muitas horas de sono perdidas

E se quiser um ARM7 com camera integrada basta comprar uma CMUCAM3, fazer o download do codesourcery e colocar os path's num compilador e programar em C para dentro...

Depois mandar por wireless faz como quiser, pode colocar um arduino em master slave com a camera e com um router ligado ao arduino...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #19 em: 09 de Novembro de 2011, 15:43 »
Infelizmente isso seria deveras trabalhoso e por enquanto, é só prototipação.


Depois mandar por wireless faz como quiser, pode colocar um arduino em master slave com a camera e com um router ligado ao arduino...


Isso seria feito se eu usasse o projeto do Wi-fi Robot? O Arduino em master slave com a camera e com um router ligado ao Arduino? AInda continuo com dúvida nisso...:S

Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #20 em: 09 de Novembro de 2011, 15:57 »
o arduino não toca na câmara, a câmara está directamente ligada ao router por ethernet, o arduino está também ligado ao router por serial mas para receber os comandos do computador, mais nada

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #21 em: 09 de Novembro de 2011, 16:12 »
A routers com USB, e uma camera USB é muito mais comum e barata.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #22 em: 09 de Novembro de 2011, 16:56 »
A routers com USB, e uma camera USB é muito mais comum e barata.

Sim é verdade, mas em questão de espaço, ocupa-se um pouco mais de espaço devido ao tamanho da board do router, eu tenho trabalhado na comunicação de uma camara com um router Asus WL520GU, e posso lhe dizer por alto o que fiz:

1º Instalei o openwrt no router
2º arranjei um hub e coloquei uma pen e a webcam ligado ao hub
3º coloquei as packages para stream de video e para reconhecimento da webcam na pen
4º coloquei o router em Access Point
5º Liguei o Arduino a serial do router, e tenho comunicação via wireless com o arduino, e com a cam...

Neste momento tenho que tratar do processamento de imagem para enviar por wireless para um pc, mas não tenho tido tempo nem paciência para tal...

E também posso lhe dizer que estou a trabalhar com uma cmucam3, em que está faz o processamento todo num ARM7 e faz reconhecimento de imagem, o que traz uma vantagem, se tiver com um router, o reconhecimento de imagem tem que ser feito no computador, enquanto que com a CmuCam pode migrar de computador para computador que não interessa, porque o processamento é feito na propria camara, o mesmo acontece se migrar para um dispositivo movel, por exemplo um Android...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #23 em: 11 de Novembro de 2011, 22:46 »
o arduino não toca na câmara, a câmara está directamente ligada ao router por ethernet, o arduino está também ligado ao router por serial mas para receber os comandos do computador, mais nada

Então seria assim:

Arduino (Via Serial)-----------------------------
                                                                  |
                                                                  -------> Router                                                         
                                                                  |
Camara(Ethernet ou USB)---------------------

Será que seria desenvolver a interface de controle online (usando php)? Eu nunca mexi com wireless e Arduino :S

Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #24 em: 12 de Novembro de 2011, 01:11 »
Sim é exactamente isso...

Atenção a uma coisa, quando for flashar um router com o openwrt ou similar, os routers por norma na porta serial comunicam a 3.3v e o arduino comunica a 5v, portanto precisa um conversor se não tá sujeito a dar faísca, mas não sei se será assim em todos...

 ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #25 em: 12 de Novembro de 2011, 21:04 »
Gostaria que me respondessem mais algumas perguntas:

- No projeto Wi-Fi Robot do JB Projects, por que ele usa dois microcontroladores? Só o Arduino não seria capaz de movimentar os servos?

- Caso eu use um router com USB, eu poderia colocar a WebCam conectada via Ethernet no router e o Arduino via USB?
- Poderiam disponibilizar algum material de estudo para conectar um Arduino em serial com um router?
« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 00:07 por Gabriel SS »
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica


Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #27 em: 13 de Novembro de 2011, 01:11 »
Muito Obrigado, André!!

Agora, acho que eu vou fazer a webcam e o arduino ligados via usb ao router. O que você acha?

Qual seria a vantagem de ligar o Arduino via serial ao router?

Muito obrigado novamente!
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #28 em: 13 de Novembro de 2011, 10:15 »
De nada, no que puder ajudar ajudo, aprendi com este forum, agora as poucas coisas que sei também sinto obrigação de contribuir para ele...  ;)

É o seguinte, tem várias vantagens, por exemplo com um router em modo cliente ligado a outro router via wireless pode por exemplo adicionar sensores ao seu robot ou o quer que seja, e mandar para  um Host da internet para monotorizar muitas coisas...

A relação da webcam, irá ter que fazer por passos...

Primeiro julgo que deverá flashar o router com o dd-wrt ou open-wrt ou o que quizer, e depois configura-lo como quer, após isto, ligue o arduino ao router e tente fazer uma comunicação via wireless do pc para o arduino via SSH...

Irá ter que ter um programa do lado do arduino que basicamente "Ouve" a porta serial do router...
O que pode fazer por exemplo é, mandar uma letra via SSH do computador, e depois no arduino tem que fazer algo do genero "Se eu ouvir a letra X - Faz alguma coisa"...

Esse "Faz alguma coisa" depois pode ser rodar motores, fazer alguma coisa num sensor...não sei isso depois depende do uso de cada um...


Quando tiver isso feito aí sim avance para a camara, não queira já avançar para a camara pk não é muito trivial...

E antes de comprar a camara veja a lista de camaras que são suportadas pelo firmware que vai instalar...

Irá ter que colocar um hub com a pen e a camara ligada ao router, e não só, dependendo do router que escolher a entrada usb não fornece energia suficiente para ligar a webcam...
A pen terá que estar formatada em EXT3 ou EXT4 e servirá para ter packages lá dentro para reconhecimento da webcam...

Após isto irá ter que instalar os ditos packages na pen, que são o mjpg-streamer e uci-video e mais alguns que já nao me lembro de cabeça irá ter que ver no forum do openwrt ou no proprio site deles...

Após ter os packages instalados e a camara ligada ao router, deverá ver uma mensagem no terminal do router a dizer que foi encontrada um novo dispositivo usb e não sei que...

Apartir daí em que a webcam já é reconhecida pelo router, então vai ter que avançar para o computador...

No computador dependendo do que quiser fazer, ou irá ter que fazer alguma pagina web em PHP que receba o stream para o IP que a camara manda, ou fazer algum programa para o mesmo efeito, por exemplo em VB.net ou em C# ou no que se sentir mais a vontade...

Desvantagens:

Ora as desvantagens são algumas...
-Primeiro é dependendo do router, as placas de router não são nada pequenas...

-Alguma complexidade na comunicação da webcam..

-Processamento de imagens do lado do computador..

Vantagens:
-Preço
-Variedade de projectos possiveis..
-Alcance do router...(mudar antenas)

E por agora acho que é só...

Cumprimentos,
André Carvalho.


Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #29 em: 13 de Novembro de 2011, 13:02 »
André, um magnifico tutorial foi escrito post acima. Novamente, muito obrigado!

Citar
É o seguinte, tem várias vantagens, por exemplo com um router em modo cliente ligado a outro router via wireless pode por exemplo adicionar sensores ao seu robot ou o quer que seja, e mandar para  um Host da internet para monotorizar muitas coisas...

Isso seria colocar um router em série, certo? Nesse caso, a modificação do hardware do router e do Arduino eliminaria a necessidade de um outro microprocessador, já que o Arduino agora pode, por si só, controlar esses servos, diferentemente se fossem conectados por USB. Essa minha "dedução" é correta?

Me desculpe se a dúvida que segue é básica, mas não consegui achar sua solução: Mas porquê, com o Arduino conectado via USB com o Router, não seria possível efetuar as leituras de sensores, ativação de servos etc?

Pergunto isso, pois nesse projecto (http://lusorobotica.com/index.php?topic=860.0), o autor usou USB tanto para conectar a camera quanto o Arduino.

Mas, caso não haja solução, não é difícil ligar um Router via SERIAL com um Arduino, estou certo?

Citar
Irá ter que colocar um hub com a pen e a camara ligada ao router, e não só, dependendo do router que escolher a entrada usb não fornece energia suficiente para ligar a webcam...
A pen terá que estar formatada em EXT3 ou EXT4 e servirá para ter packages lá dentro para reconhecimento da webcam...
 


Você poderia me explicar essa parte? Esses packages seriam os drivers necessários para a câmera rodar?

Quando colocar um script a correr, recebendo o stream da webcam, o IP que eu terei que colocar terá que ser o da porta que a webcam está ligada ou o da própria webcam wireless (que tem um IP próprio) ?

Desculpe-me novamente pelo nível das perguntas, é que, de facto, ainda restam algumas dúvidas :S

« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 13:05 por Gabriel SS »
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica