collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Humanóide caseiro  (Lida 28047 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Humanóide caseiro
« Responder #15 em: 26 de Janeiro de 2009, 20:35 »
Não tenho por hábito divagar, deves ter alguns objectivos em mente para poderes atingi-los. Mais concretamente o que queres? Quantos servos precisas? É má opção andar a fazer contas sem se saber o que se quer, acaba-se por gastar demasiado tempo e dinheiro em coisas que afinal não eram problema, e embirrar com coisas que não tínhamos pensado antes!

Faz um desenho (já que até tens jeito), diz o que realmente pretendes fazer e nós ajudamos-te ;)

Já vi humanoides a andar com 2 motores dc (Lego NXT).

Perguntas-me se são bons? Não, às vezes andam para a frente outras para traz, não podem mudar de direcção, mas não deixam de ser humanoides, fazem-nos rir e vendem-se aos milhares, isso não quer dizer que satisfaça todas as pessoas, mas satisfaz muitas!

Tudo varia conforme os objectivos ;)
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 21:50 por TigPT »

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Humanóide caseiro
« Responder #16 em: 26 de Janeiro de 2009, 20:58 »
Não tenho por hábito divagar, deves ter alguns objectivos em mente para poderes atingi-los. Mais concretamente o que queres? Quantos servos precisas? É má opção andar a fazer contas sem se saber o que se quer, acaba-se por gastar demasiado tempo e dinheiro em coisas que afinal não eram problema, e embirrar com coisas que não tínhamos pensado antes!

Sábias palavras
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 21:50 por TigPT »
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:Humanóide caseiro
« Responder #17 em: 28 de Janeiro de 2009, 20:45 »
Ok, pediram-me um desenho, por isso fiz uma pesquisa e decidi tomar como exemplo 3 modelos:Robonova, KHR-2 e Plen.
O primeiro porque é o mais comercial, o segundo tem pinta de musculado e o terceiro porque parece o mais brincalhão.
Observei bem cada um dos diagramas e cheguei a conclusão de que todos tem a mesma estrutura básica, principalmente no que respeita ao nº de servos.
Aqui em baixo coloquei um esboço da minha conclusão. pode-se ver que as áreas a vermelho são a estrutura exterior e as áreas a negro são os servos. É claro que não estão à escala nem nada disso, trata-se apenas do básico que pretendo colocar no humanóide... acho...



Qual a vossa opinião?

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Humanóide caseiro
« Responder #18 em: 28 de Janeiro de 2009, 21:27 »
 :o 16 servos?

Tens a certeza que queres gastar tanto numa brincadeira? Se é que é uma brincadeira... Se for um sonho assim tão intenso (e se tiveres dinheiro para isso), vai em frente.  ;D

Os servos Hitec que são incluídos no Robonova custam de 30€, 35€ para cima... x16 = 560€

A não ser que optes por microservos e aí vais ter mais problemas com a mecânica.

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Humanóide caseiro
« Responder #19 em: 28 de Janeiro de 2009, 23:05 »
Outra pergunta: como pensas controlar os 10 servos das pernas ? Não se trata de ser capaz de por o Arduino (ou outro micro) a mexê-los. Tem que ser feito de forma coordenada, caso contrário arriscas a esforçar os servos ou a fazer cair o robot.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Humanóide caseiro
« Responder #20 em: 29 de Janeiro de 2009, 00:29 »
isso são pormenores.. tomara eu ver aquilo tudo junto a mecher descoordenadamente..

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Humanóide caseiro
« Responder #21 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:03 »
É muito servo, sai quase ao preço dos kits... hum não é pêra doce... eu bem dizia que era algo a longo prazo pelo preço que envolve só em material, quanto mais em programação!

neste link, kd falavas das pernas serem mais curtas a cada passo (do video que deram de exemplo a um cangalho a andar só com um empurrão), ng reparou k o chão onde aquilo está tem uns buracos pàs patas entrarem.. não há pernas a ficar mais curtas, o 'segredo' tá no chão.. se o pusessem num plano (sem buracos) ele n passava do primeiro passo, pk caía pá frente..
Muito bem observado pelo ricardo, os meus olhos não viram mas a física não me enganou, eu tinha razão em relação às pernas.. bem a altura, afinal os buracos na mesa é que permitem o movimento, dêem-lhe um plano e ele para! hahahah :D

Obrigado pelo pm ricadro!
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 01:09 por TigPT »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Humanóide caseiro
« Responder #22 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:08 »
com o impulso inicial dá é com a cabeça no chão.. (é quase como nós irmos a dar um pontapé numa bola e acertarmos com o pé no chão - dá queda, provavelmente)

(de nada)

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:Humanóide caseiro
« Responder #23 em: 29 de Janeiro de 2009, 19:53 »
Citar
16 servos?
...
A não ser que optes por microservos e aí vais ter mais problemas com a mecânica.

Bem, se a matemática não é uma batata, então é isso mesmo, 16 servos... AGORA, mais tarde, num futuro longínquo talvez eu coloque mais um... sei lá...
Agora é que me apanhastes. Que tipo de problemas? Ou melhor, num robô deste tipo, existem muitas diferenças entre usar servos normais e servos digitais?

Citar
Outra pergunta: como pensas controlar os 10 servos das pernas ?

Existem controladores para mais de 10 servos, se não fosse assim, entraríamos em paradoxo! Há no mercado controladores para 28 ou 30 servos. A loja da Aliatron tem lá um a venda.

Citar
isso são pormenores.. tomara eu ver aquilo tudo junto a mecher descoordenadamente.

É uma maneira justificar a exitênca de um rato nas cuecas do robô! Não sabem do que estou a falar? Metam um rato nas vossas e liguém-me amanhã,  ;D ;D ;D ;D ;D

Citar
É muito servo, sai quase ao preço dos kits... hum não é pêra doce... eu bem dizia que era algo a longo prazo pelo preço que envolve só em material, quanto mais em programação

É verdade, mas mal por mal, eu já estou tramado de qualquer maneira. É claro que é um projecto a longo prazo. Só para citar um exemplo, não sei se alguém conhece uma colecção distribuída pela Planeta DeAgostinni para montar-mos um robô (I-Droid01). Eu levei dois LOOOONGOS anos a montar o bacano... e até a data ainda não acabou!
Estou consciente do trabalho que terei no material. Bem, eu também tenho que passar o tempo a fazer alguma coisa! Quanto a programação, posso sempre recorrer ao exemplo da comunicação entre dois controladores: um encarrega-se de controlar os servos, e por via RX/TX pode sempre comunicar com um outro controlador que possa eventualmente servir de "cérebro" ou "coordenador"... mais isso são outros quinhentos.
Para já estou apenas a ponderar na hipótese de construir um, por isso estou a fazer esta pesquiza toda. E se tiver luz verde do alto comando cibernético (  :P ) vou construir um que seja pequeno, tipo PLEN.
Chegaremos lá com calma

De qualquer maneira, obrigado pela vossa atenção ;D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Humanóide caseiro
« Responder #24 em: 29 de Janeiro de 2009, 20:00 »
tens a motivação, tens o dinheiro, tens o tempo, força nisso!

o apoio de quem sabe tá visto que vais ter, o de quem n percebe grande coisa tb to dou :D ..

boa sorte!

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:Humanóide caseiro
« Responder #25 em: 29 de Janeiro de 2009, 20:16 »
Bem... o facto de ter muito tempo para o fazer está directamente "ligado" ao dinheiro (ou à falta dele!)... vai aos poucos.

... um parafuso hoje, um fio para a semana... e por aí fora...

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Humanóide caseiro
« Responder #26 em: 29 de Janeiro de 2009, 20:25 »
Olá,

Os servos Hitec que são incluídos no Robonova custam de 30€, 35€ para cima... x16 = 560€

Isso são servos digitais, certo?

Alguém me pode explicar se vale a pena a diferença desses 30 e tal euros em relação aos de 11 euros? (claro que só estou a questionar para este tipo de projectos)
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Humanóide caseiro
« Responder #27 em: 29 de Janeiro de 2009, 20:45 »
Servos digitais dizem a posição em que estão ao controlador, os normais não se sabe onde está, trabalha-se "às cegas"...

Possivelmente serão com engrenagens em ferro, e terão mais torque, o que é importante para o projecto em causa!

Alguns servos até permitem programar para passado X tempo fazer uma posição, ou desligar o torque, até permitem juntar em "grupos" e com um sinal e para a posição anteriormente definida, entre muitas outras coisas.

Esta é uma boa alternativa a esses servos:
http://www.openservo.com/

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Humanóide caseiro
« Responder #28 em: 29 de Janeiro de 2009, 20:55 »
por acaso no outro dia encontrei n sei onde um sw que permitia saber pra onde estavam virados os servos..

se vos der jeito posso tentar procurar isso..


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Humanóide caseiro
« Responder #29 em: 29 de Janeiro de 2009, 21:29 »
Eu também vi, requeria um ADC, pois ele ia buscar o valor do pin do meio do potenciómetro e ligava a um pin de entrada analógica. Bastante simples mas eficaz, contudo é mais um fio por servo, tem que ser abertos, e um pin de entrada analógica gasta por cada servo.