collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Isaac Asimov - I, Robot  (Lida 5592 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #1 em: 01 de Abril de 2017, 20:14 »
Eu.

(Não perguntas mais nada no tópico, logo deduzo que não seja para dizer mais nada)..

Não tem praticamente nada a ver com o filme chamado AI...
São meia dúzia de short stories, cada uma apresentando diferentes dilemas.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #2 em: 01 de Abril de 2017, 20:23 »
Ok, vamos lá continuar a conversar  :P

O que achaste?
Compras-te ou vale a pena procurar na deep web?  :P
« Última modificação: 01 de Abril de 2017, 20:50 por edeweld »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2017, 21:20 »
Gostei, sou amante de ficção cientifica, e para mim, livros é em papel(sim, as árvores, chamem a PETA...), ler no pc só datasheets e appnotes, dai ter 400 revistas(quando tinha 10-13 anos era a pc qualquer coisa, uma revista portuguesa que tinha sempre para cima de 100 páginas, depois passou para as Super Interessante e a MotoJornal, depois a super interessante desde que deixou de ter aquele rabisco na primeira página para mim o conteudo perdeu qualidade, e comecei a colar em fórums, super interessantes ainda tenho umas 250..).
Livros, sem contar com nada de manuais escolares tenho algures entre 250 e 300(se bem que mais de 100 são BD's, uma duzia deles são coisas mais técnicas e o resto é sci-fi).

Por causa da doença de colar no pc sinceramente até sinto falta de desligar e meter-me a ler, e tenho uma lista de livros que quero ler bem grandinha.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #4 em: 01 de Abril de 2017, 21:26 »
Cool  8)

Gosto bastante de ler, mas a minha onde é outra. Mais dramas e thrillers.
Que livros aconselhar ler de ficção científica, para um iniciante na matéria?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2017, 21:38 »
Em português? Ou em inglês?
O meu sci-fi começou pelos livros todos do Júlio Verne, nem todos são efectivamente sci-fi, mas tem um estilo de escrita bastante agradável(pelo menos eu acho, ler 100 páginas de uma assentada era bastante comum), pode paracer meh actualmente, mas eu gostei de os ler..
Super cliché tambem é o hitchhiker's guide to the galaxy, pelo menos se não gostares é só meia duzia de € que gastas.
Tau zero de Poul Anderson é interessante de se ler e tem o seu quê de wtf.

Todos os livros do Dan Brown, acabam sempre por meter uma colherada na religião, e sinceramente o Código da Vinci é dos piorzinhos, o Digital Fortress/Fortaleza digital dele para mim é bem mais interessante.
« Última modificação: 01 de Abril de 2017, 21:44 por senso »
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #6 em: 02 de Abril de 2017, 00:11 »
O que não falta é ficção científica de jeito. Ultimamente leio menos, mas já devorei muitos autores. Para explorares além do Asimov (cuja onda é mais a robótica numa onda de androids e inteligencia artificial):
Carl Sagan, Arthur C Clarke, Phillip K. Dick, Robert A. Heinlein, William Gibson, Bruce Sterling, Neal Stephenson (sim, lia muito cyberpunk), e depois a onda mais cómica com toques de ficção do Terry Pratchet e Douglas Adams é muito fixe para desanuviar.

E claro está que ninguém com interesse por engenharias e ciências fica com o currículo completo sem ler a "biografia" em duas partes do Feynman: "Está a brincar, Sr. Feynman!" e "Nem Sempre a Brincar, Sr. Feynman!".

Sobre o "I, Robot" lembro-me mal, a última vez que o lí deve ter sido há uns 20 anos, mas como todo o Asimov, vale sempre a pena.
« Última modificação: 02 de Abril de 2017, 10:53 por jm_araujo »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #7 em: 10 de Setembro de 2017, 23:41 »
Mais um fã de sci-fi para o clube.

Comecei a comprar Argonautas aos 13 anos de forma que tenho uns 200, infelizmente tenho muito poucos das capas mais antigas.
A certa altura as traduções estavam tão más que até a mim me incomodavam de modos que comecei a comprar livros em ingles. E tenho umas quantas centenas. Hoje sei que não devia ter deixado de comprar a Argonauta, mas infelizmente não o fiz... mal jogado.

Depois descobri os epub e um canal do IRC chamado bookz... E desde aí praticamente não comprei mais nada.
Mas quero ver se completo a bibliografia do Terry Pratchett em papel.

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2017, 08:30 »
eu começei a comprar argonautas aos 16 num vendedor ambulante junto a passagem de nivel na estaçao da amadora, ja nao existe nem a passagem de nivel nem a banca dos argonautas lá...

ontem a tarde passou na rtp 1 um filme do genero do I Robot chamado "Chapie", mas diferente com uma historia mais humana, mais ao genero do filme "ID".

Na ultima decada a ideia de Inteligencia Artificial Avançada tem vindo a aparecer em publico bastantes vezes...
Será que os seres humanos comuns conseguirao conviver pacificamente com Androides muito parecidos aos humanos?

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2017, 00:26 »
Eu tenho a ideia (mais propriamente o receio) que no dia em um programa tiver a capacidade para escrever autonomamente um programa está tudo lixado. Isto é conhecido como a singularidade. Já escrevi muitos programas que escrevem programas, mas nunca fiz nenhum que no âmbito da sua execução, decida que escrever um programa é a melhor maneira de resolver o que está a fazer.
O tipo de código que um programa teria que estar a correr para decidir que deveria escrever um programa para o ajudar parece-me ser algo que está muito longe de ser escrito, não é simplesmente a velha questão da capacidade que todos esperam vir a ser resolvida pelos computadores quânticos, é mesmo o tipo de programa, é possível que o nosso cérebro não consiga desenhar um programa que seja completamente sem objectivo, ou melhor, somos capazes sim, mas não temos muito controle no processo, e ao fim de milhoes de anos ainda não conseguimos que venham com um botão de volume.

Uma das ideias mais estranhas que ouvi/li (peço desculpa mas não sei onde foi) sobre os robots é que os patrões deveriam pagar segurança social  de acordo com o numero de trabalhadores que o robot substitui.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #10 em: 18 de Setembro de 2017, 01:31 »
Uma das ideias mais estranhas que ouvi/li (peço desculpa mas não sei onde foi) sobre os robots é que os patrões deveriam pagar segurança social  de acordo com o numero de trabalhadores que o robot substitui.

Também já me falaram nisso, em conversa de café na empresa! A lógica é tentar controlar a balança! Acho justo!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #11 em: 18 de Setembro de 2017, 03:26 »
Uma das ideias mais estranhas que ouvi/li (peço desculpa mas não sei onde foi) sobre os robots é que os patrões deveriam pagar segurança social  de acordo com o numero de trabalhadores que o robot substitui.
É uma declaração do Elon Musk e sim tem todo o sentido (isto se não se fizerem regras), um dia toda e qq industria vai ser praticamente feita com robots colaborativos ou sistema automatos a trabalhar 24H por dia, 7 dias por semana, sem férias nem doenças, sempre ao mesmo ritmo e com a mesma destreza. Já ha muitas empresas/industrias assim.. entra mais um técnico/engº de manutenção, mas saem uma dúzia de operários para o olho da rua.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #12 em: 18 de Setembro de 2017, 03:41 »
E depois, é o robot que vai comprar casa, carro, ter filhos, ir ás compras, e ao cinema, é tudo muito bonito, mas se levarem essa realidade ao extremo, fecham as empresas, porque está tudo a morar debaixo da ponte sem um centimo para comprar o que quer que seja que tais empresas fabriquem.
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #13 em: 28 de Setembro de 2017, 21:54 »
E depois, é o robot que vai comprar casa, carro, ter filhos, ir ás compras, e ao cinema, é tudo muito bonito, mas se levarem essa realidade ao extremo, fecham as empresas, porque está tudo a morar debaixo da ponte sem um centimo para comprar o que quer que seja que tais empresas fabriquem.

Este tipo de coisa não poderia chegar a esse extremo, neste aspeto o mercado é razoavelmente auto-regulável, deixa de haver procura a produção tem que baixar.
Eu vejo mais o futuro dos robots a fazer coisas que exigem mais precisão e que exigem a integração de outro tipo de dados (visuais por exemplo).
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Isaac Asimov - I, Robot
« Responder #14 em: 28 de Setembro de 2017, 22:26 »