collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino alimentado pelo carro  (Lida 12862 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Arduino alimentado pelo carro
« em: 04 de Julho de 2013, 17:42 »
Olá,

Já tinha falado sobre isto mas num tópico que não era sobre a alimentação, como tal pergunto se alguém já alimentou o arduino através dos 12v de um carro, se existiram alguns problemas e/ou que esquema fizeram..

Neste momento cheguei a este esquema:




[Entrada:]
C1 -> 470uF
C2 -> 0.1uF

[Saída:]
C3 -> 10uF
C4 -> 0.1uF

Será que há algum problema se existir algum pico maluco vindo dos 12v do isqueiro? (ou será filtrado?)


Há quem use apenas aqueles adaptadores\carregadores de telemóveis para carro, mas não sei até que ponto são seguros.

« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 10:25 por almamater »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2013, 20:02 »
Se vais usar o arduino esse esquema é desnecessário, porque o arduino já tem esse circuito incorporado.
ligado há ficha jack.

Agora se vais usar só o atmega mais o circuito, ai sim, terás de montar esse circuito.



Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2013, 23:34 »
Viva,

uma consideração em relação a esta solução. O 7805 é um regulador linear a potencia dissipada é igual a

(Vin-Vreg)*I ou seja para este caso seriam 13.4 ( é mais ao menos a tensao da bateria do carro, nao sao os 12 exactos - 5 (tensao de saida) * a corrente

se estivermos a puxar 1A vamos ter 8.4W a ser dissipados no regulador, isto é MTO!!! o regulador vai aquecer bastante.

Uma solução bastante melhor era a utilização de um conversor DCDC, tens estes no ebay, eu já testei e funcionam muito bem, são muito baratos e dão o 3A que anunciam.

http://www.ebay.com/itm/New-Adjustable-DC-DC-power-module-the-LM2596-buck-converter-/400483508568?pt=AU_Gadgets&hash=item5d3ead6158

nao sei se é o melhor sitio para comprar, pode haver outros vendedores melhores no ebay.

Cumprimentos, Mauro


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #3 em: 05 de Julho de 2013, 00:11 »
Pois eu já tinha visto esses conversores.. mas não sabia se dava para isto. De facto com o 7805 não será o mais correcto.

A minha dúvida relativamente a estes conversores é a seguinte:

O output é por nós regulado através do potenciômetro, no entanto o valor de saída está relacionado com o valor de entrada certo? Como no carro podem existir valores até 14v +/- será que consigo manter 5v certos na saída?

Na eventualidade de usar apenas um ATMega e não um arduino ele precisa apenas dos 5v, com um destes conversores DCDC, tendo por exemplo configurado para um output de 9v, terei de colocar a seguir o meu circuito com o 7805? ou não estou a pensar bem..? ???


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2013, 00:24 »
(Vin-Vreg)*I ou seja para este caso seriam 13.4 ( é mais ao menos a tensao da bateria do carro, nao sao os 12 exactos - 5 (tensao de saida) * a corrente

se estivermos a puxar 1A vamos ter 8.4W a ser dissipados no regulador, isto é MTO!!! o regulador vai aquecer bastante.
Um ATMega não pode consumir mais de 200mA, incluindo cargas nos pinos, senão larga o fumo mágico que o faz funcionar, e dificilmente encontras uma aplicação que precise de tanto. Outras cargas pesadas (backlights, reles) tem sempre de ser controladas por um transístor ou FET, e portando podes ligá-las aos 12V para aliviar o regulador. Um 7805 chega e sobra.

Mas como já disse o dio123, se for um arduino já tens o regulador integrado. Eu adicionava capacidade extra à entrada, e deve chegar. Os carros de hoje em dia com a eletrónica toda que tem a alimentação já é muito mais limpa do que no tempo dos platinados.
Pode-se fazer melhor e mais complicado, mas para um projecto arduino num carro não me parece que vale a pena complicar muito.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2013, 00:27 »
A ideia não é usar nada de especial, não vou puxar muita corrente, uns displays e assim nada de mais..

Os chineses de facto inventam tudo.. tb existem estes conversores, não sei se fazem o mesmo que os outros: http://www.ebay.com/itm/Car-Charger-Converter-12V-5V-3A-15W-Step-Down-Module-USB-Cable-JT1-/400484635689

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2013, 00:27 »
O output é por nós regulado através do potenciômetro, no entanto o valor de saída está relacionado com o valor de entrada certo?
Não, o valor que ajustas é a tensão de saída, que é sempre independente do valor à entrada. Se regulas para 5V, tens sempre 5V, senão a utilidade do regulador era muito pouca.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2013, 00:30 »
A ideia não é usar nada de especial, não vou puxar muita corrente, uns displays e assim nada de mais..

Os chineses de facto inventam tudo.. tb existem estes conversores, não sei se fazem o mesmo que os outros: http://www.ebay.com/itm/Car-Charger-Converter-12V-5V-3A-15W-Step-Down-Module-USB-Cable-JT1-/400484635689
Isso é o modulo anterior regulado para os 5V, enfiado numa caixota e uma ficha USB soldada. Caro para o que é.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2013, 02:36 »
3.25€ e achas caro?
Tenta fazer tu em casa e vais ver se é caro ou barato..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #9 em: 05 de Julho de 2013, 09:45 »
Bom.. já comprei o conversor DC DC. Depois se aquilo tiver um output estável de 5v certos não meto mais nada até ao ATMega.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #10 em: 05 de Julho de 2013, 10:40 »
####OFFTOPIC###
3.25€ e achas caro?
Acho. Um modulo eletrónico chinês encapsulado  que não podes fazer controlo de qualidade das soldas, PCBs, efetuar afinações/reparações se necessário nem verificar calibres dos cabos, até dado é caro.


Tenta fazer tu em casa e vais ver se é caro ou barato..
Com material ebay sem as limitações anteriores:
Regulador 3A 0,71€
Socket USB com "extras" - mais 0.71€

Um bocado de manga térmica para proteger tudo, um bocado de fio, e 5 minutos a soldar e não chegamos nem a metade dos €3.25. E com os "extras" ainda fazes umas coisas engraçadas ;)
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 10:42 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #11 em: 05 de Julho de 2013, 11:25 »
Como é SMD não há grandes problemas com as soldas.
Que calibres, é ajustar a tensão de saída e está a andar.
Esqueceste-te de colocar a placa no orçamento além do tempo para se desenhar o circuito e aguardar que esta esteja pronta do pcbmaker, só isso passa de longe os 3.25€

Estava-me a referir ao 1º conversor do e-bay
http://www.ebay.com/itm/New-Adjustable-DC-DC-power-module-the-LM2596-buck-converter-/400483508568?pt=AU_Gadgets&hash=item5d3ead6158

A tensão de saída tem de ser igual ou superior a 7V devido à quebra do regulador do arduino.
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 11:29 por dropes »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #12 em: 05 de Julho de 2013, 11:56 »
Em módulos encapsulados em epoxy preto eu não consigo saber se é SMD ou thru-hole...

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #13 em: 05 de Julho de 2013, 14:11 »
Em módulos encapsulados em epoxy preto eu não consigo saber se é SMD ou thru-hole...

aquilo é tudo SMD, o que está em preto é uma bobine smd.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #14 em: 05 de Julho de 2013, 14:49 »
Anda tudo um bocado distraído, deve ser do calor.
Eu comentei que ESTE MODULO por 3,25€ era caro.
O senso discordou, e eu expliquei a minha razão de o achar caro. Leiam o que está escrito para trás.