collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fazer carreira com a electrónia  (Lida 5784 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Fazer carreira com a electrónia
« em: 24 de Julho de 2018, 14:40 »
Olá a todos,

Como o pessoal aqui do fórum ganha dinheiro com a electrónica? Ainda compensa arranjar equipamentos ou desenvolver para a industria como freelancer? Dá para ganhar dinheiro com a electrónica analógica e digital?

Cumps

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #1 em: 24 de Julho de 2018, 14:51 »
Durante alguns anos fiz Reparacoes de microelectronica em smartphones, em especial iPhone.

Reparação de equipamentos é algo que dá algum dinheiro, e quanto mais caros os equipamentos mais valor acrescentas.

Só não o contínuo a fazer porque decidi optar por outro projecto proficional, mas acho que é um mercado em expansao.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #2 em: 24 de Julho de 2018, 14:51 »
De forma directa ou indirecta todos neste fórum trabalham com eletrónica..

É um mundo tão grande, e com tanto nicho, que diria que dificil é não ganhar dinheiro com a eletrónica se for isto que realmente gostas.

Mas vai muita diferença entre circuitos analógicos e desenhar IC's por exemplo..

Reparações é um mundo "chato", para mais se fores pela via 100% legal com todas as despesas contabilizadas, no meu ex trabalho, trocar uma porta USB partida e mais 1/2 ic's numa board, com o tempo de entrada em stock, desmontar, montar, limpar, testar, enviar para trás, eram 200€ que iam ser cobrados, e tempo de reparação foi 30 minutos..

Reparar telemóveis, só a amigos, e mesmo assim, maior parte dos ecrãs que se compram têm tinting amarelado de usarem LOCAs ranhosas.
« Última modificação: 24 de Julho de 2018, 14:54 por senso »
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #3 em: 24 de Julho de 2018, 15:05 »
Neste momento estou desempregado e estou a tentar arranjar uma fonte de rendimento extra/principal (ando em trabalho de call-center e panfletos...). Como tenho algum conhecimento de electrónica estou a pesquisar em o quê e como posso gerar dinheiro com isso.

Para quem está a entrar agora para onde sugerem que olhe/especialize? Pois pelo que tenho estudado o ramo da electrónica é basto! Não basta saber só electronica analogica...afinal o que é isso de electronica analogica para o cliente. O que conta é saber fazer/reparar/criar algo...

Cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #4 em: 24 de Julho de 2018, 15:23 »
Sinceramente saber reparar é mais complicado do que parece, e precisa de muita experiência.

Pelos centros comerciais costumas ter quiosques de reparação de pc's/telemóveis, porque não perguntas se não procuram alguém que faça reparação ao nivel do componente(nome mais comum da coisa para essas lojas saberem o que queres dizer).
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #5 em: 24 de Julho de 2018, 15:25 »
Estás a sugerir contactar a loja e perguntar se querem alguém que realize reparações me casa em coisas que para eles não compensa ou não tem material/pessoal?

Sim, tenho noção que para reparar ainda me falta muita coisa para saber. Por isso estou a procurar um caminho que me permita aprender e consiga ter algum retorno financeiro. Pelo menos para pagar o material que tenho mandado vir do ebay  ;D

Estou a aprender a mexer com o osciloscopio. Mas sinceramente olho para ele e pergunto "o que devo fazer contigo para que geres algum dinheiro!???"  ??? :-\
« Última modificação: 24 de Julho de 2018, 15:27 por edeweld »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2018, 15:38 »
Que tal descobrires um trabalho ou empresa que aches interessante e te ofereceres para estagiar lá uns meses. Podes até sugerir que não seja demonstrado e ao fim de 2 semanas se já conseguires ajudar podem rever a situação.

Vais aprender muito e muito mais rápido.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2018, 15:45 »
Mais na base do trabalhar para eles, diz que tens alguma experiência(NÃO mentir sff), e pergunta se não podes fazer uns dias á experiência e eles que decidam após apresentares(ou não) trabalho..

E se estás desempregado(e ao que parece com problemas financeiros), ter comprado um osciloscópio e uma fonte pode não ter sido a melhor decisão do ponto de vista financeiro.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2018, 17:03 »
Boa ideia. Já tenho alguns alvos  8) ;D

Mentir nunca! Até para quê!? "Sabe trabalhar com o osciloscópio!?" - "Sim, sei! Domino aquilo na perfeição!" lol Ao fim de 5 minutos estás a ser descoberto... Essa do mentir sobre as competencias nunca percebi muito bem qual a lógica!  :o

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2018, 17:21 »
Tens áreas em que o fake till you make é possivel de se aplicar se tiveres ideias gerais da coisa, noutras áreas, nem por isso.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2018, 23:47 »
Ainda compensa arranjar equipamentos ou desenvolver para a industria como freelancer?
Dá para ganhar dinheiro com a electrónica analógica e digital?

Neste momento estou desempregado e estou a tentar arranjar uma fonte de rendimento extra/principal (ando em trabalho de call-center e panfletos...). Como tenho algum conhecimento de electrónica estou a pesquisar em o quê e como posso gerar dinheiro com isso.

Freelancer + ganhar dinheiro + "estou desempregado" e "tenho algum conhecimento" ...sao conceitos que não combinam (nao fazem match!) ( na minha opiniao, tal como o resto que escrevo )

Se fores trabalhar Freelancer com "tenho algum conhecimento" provavelmente é para fazer uns biscates muito basicos, que serao muito mal pagos.

Na minha opiniao o que devias procurar era um trabalho tecnico numa empresa em que podesses estar envolvido com electronica e ao mesmo tempo tirar um curso (à noite? dia? trabalhar por turnos?) para depois teres um emprego melhor.

Dependendo da area de especializacao, experiencia e conhecimentos, considerar trabalhar em regime Freelancer (ou empresa nome individual), na minha opiniao, nao me parece que se ganhe nada de jeito em Portugal a trabalhar na area de electronica.
Para além que as empresas em Portugal, nao gostam / nao sabem / nao querem trabalhar com pessoas "estranhas" "à casa". Nao conheco experiencias dignas nas areas de desenvolvimento.

As excepçoes que conheco ( em Portugal ) sao: a area de automaçao, que se fores muito bom e conhecido no meio ganha-se (ou ganhava-se?) bem.. sobretudo se fizeres projectos (mas aí ja estas a ver o nivel de "conhecimento e especializacao")

outra area é a "instalaçoes electricas". Tendo um curso para instalacoes electricas (da para casas, industria, empresas, etc) costuma haver bastante trabalho e ganha-se "bem". Ha muitas casas para alojamento local a fazer reabilitaçao que precisam de novas instalaçoes electricas certificadas!
Tambem há a area de "energia solar", mas desconfio que nao seja grande coisa so por si, mais vale juntar esta com as "instalacoes electricas."

« Última modificação: 24 de Julho de 2018, 23:50 por KammutierSpule »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2018, 10:52 »
Automação é completamente á parte de electrónica e vive num mundo muito á parte.

Fazer esquemas em Eplan faz-me uma confusão terrível, para não falar de que cada fabricante tem o seu conjunto de ferramentas de 1990 e é tudo super especifico, ando nisto á meia duzia de meses e até ver já utilizei uns 40 softwares diferentes para programar autómatos, consolas(HMI's), eixos, braços, equipamento de medida, sistemas de segurança, é uns de cada marca, e cada gama tem o seu software, tudo para cima de 2-3k€ cada licença.

Tens PLC's da Allen Bradley the suportam uma versão gratuita, mas estás a olhar para 400€ de PLC super básico.

E isto vive muito de conhecer pessoas, muito na base de comerciais(não vais a site X e compras peças, até porque os preços online são ridículos face ao que consegues pessoalmente), é um mundo sem duvida diferente..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fazer carreira com a electrónia
« Responder #12 em: 25 de Julho de 2018, 19:47 »
O título do tópico está mal ;)

Não estás "production ready", esquece. Podes reparar coisas simples, mais à base de electricidade, mas tendem a ser produtos baratos e então não compensa. Reparação, só de coisas "caras", tipicamente coisas que novas custem bem mais de 100€. E quem vai meter uma cena cara nas tuas mãos? Para teu próprio bem nem tu queres isso.
Mesmo assim... já tive recusado um orçamento de 50€ para reparar uma placa dum desumidificador que novo custava 200€, "ah, por esse preço não vale a pena". Não vivemos na China, por isso não podemos fazer preços da China...
« Última modificação: 25 de Julho de 2018, 19:54 por Njay »