collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robots de combate  (Lida 23291 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Robots de combate
« Responder #15 em: 11 de Março de 2015, 11:24 »
Sinceramente, acho muito mais atrativo esse tal evento onde os robots tentam retirar do tapete o adversário de forma autônoma, do que destruição de material.
Portugal acho que não está para aí virado de assistir a destruição.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robots de combate
« Responder #16 em: 11 de Março de 2015, 14:09 »
Uma alternativa mais soft, seria ter "sumo robots" onde os robots tentam tirar "do tapete" o adversário.

https://www.google.nl/search?q=sumo+robots&client=opera&hs=TA1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=9CIAVcPnGoHT7Qafx4HgCg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1600&bih=792

É uma luta fisica na mesma, mas à partida não há grandes danos físicos.
Para além que neste caso sao mesmo robots (autonomos) e não "carros humanamente telecomandados".

.. Nao.. nao estou a ver qual é o evento! :)

Eu ia dizer o mesmo, acho o sumo robots algo mais interessante, menos custos e mais facilidade de ter muitos participantes. Abrindo a pagina do utilizador e facil de perceber qual e' o evento!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robots de combate
« Responder #17 em: 11 de Março de 2015, 14:11 »
Estar até está, se não a TVI não era lider de audiências nem a casa dos degredos estava em emissão continua daqui a mais á 6 meses  ::)
O problema pode é ser que o publico alvo da TVI não seja bem o publico alvo que querem atingir, mas isso são outros 500..
Ou não, a população actual não liga nenhuma a coisas minimamente educativas, oh $DEITY I'm learning..

Eu acho que já á concursos a mais de robots e robotzinhos, e o facto de não ter audiências não é por não ter 50 explosões por metro quadrado e o cabeça de cartaz ser o Michael Bay..

Os SumoBot é algo que já aqui foi discutido á muitos anos atrás, vários membros fizeram robots, havia um ring "oficial" do LusoRobótica, e mesmo assim a coisa nunca seguiu para a frente.

Se a ideia for palhaçada, este conceito para mim é mil vezes melhor, e qualquer pessoa com 2€ faz um "robot".

http://www.japanrealm.com/hebocon-japans-worst-robot-competition-oddly-entertaining/

Quanto a participantes, se alguem doar 1000€ eu faço qualquer coisa á prova de bala que cospe fogo e dispara pregos, no fim ainda rebento a bateria :P
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Robots de combate
« Responder #18 em: 11 de Março de 2015, 15:09 »
Se a ideia for palhaçada, este conceito para mim é mil vezes melhor, e qualquer pessoa com 2€ faz um "robot".

http://www.japanrealm.com/hebocon-japans-worst-robot-competition-oddly-entertaining/
Muito mau...  :(

As ideias são um bom principio mas sem estudos ficamos por aí, sim, patrocinadores são essenciais, alguma publicidade à mistura também ajuda.

- Acredito num grande interesse por parte dos jovens em aderir a esta actividade, entretanto faltam "Skills" para dar continuação e o desanimo ganha antes de se iniciar a construção.
- Só criando um suporte sólido em que se possa montar acessórios e que garanta a máxima compatibilidade entre eles. (opensource team)
- Já existiram projectos que tiveram sucesso desta forma, o problema consiste em construir uma parte mecânica única que em caso de avaria, desiste-se.
- Assim, com acessórios disponíveis, bastaria adquirir outra peça igual (ou mandar reparar dentro da "team").

Se houver força de vontade para se arrancar com este projecto, pode ser que siga em frente, de qualquer forma uns euritos têm de ser investidos.

StarRider

  • Visitante
Re: Robots de combate
« Responder #19 em: 11 de Março de 2015, 22:48 »
Boas,

Um motor, um par de rodas, um receptor e uns servos, depois adicionar "armadura" qb e
uma "arma" e está feito, simples, barato e fácil.

Um robot seguidor de linha (por exemplo) é muito mais complexo e depois de feitas as contas
fica bem mais caro.

Problemas em partir material ? A ideia é "partir" o outro ... por isso que venham eles ;)

Loosen up people, existem coisas MUITO mais violentas na sociedade que todos ignoram e
até aplaudem.

Abraços,
PA

StarRider

  • Visitante
Re: Robots de combate
« Responder #20 em: 11 de Março de 2015, 23:07 »
Vou aqui deixar a minha parte de "bomzinho":
Há uma outra boa razão para esse tipo de robots / concursos existirem principalmente nos USA, ao contrario da Europa e Asia. Essa razão é cultural.

Porque pretende um evento em Portugal ter esse tipo de espectáculo? É possível dar a conhecer melhor esse evento?

Ha outras comunidades e grupos em Portugal que desenvolvem outros tipos de robots, que podem proporcionar um "show off" mais educativo que traga um maior e melhor valor cultural ao evento.

.. a não ser que seja um evento do tipo "luta wrestling" ou "pessoas a cortar madeira com motos-serras" / "puxar avioes com uma corda" (i.e: espectáculos importados dos USA).

Ha varios eventos e concursos de robots em Portugal e tem patrocínios. Se nao há grupos ou concursos de "robots de combate" é porque essa modalidade nao tem interessados nem patrocinadores.

Como aqui diziam, "nao há dinheiro para construir, quanto mais para destruir"! É algo que culturalmente entra em choque com as pessoas.

O que me choca é alguém de um país onde existe touradas pensar que temos autoridade para
dar lições de moral sobre a cultura dos EUA.

Prefiro de LONGE uma cultura que gostas de "wrestling", de "pessoas a cortar madeira" ou a
"puxar aviões" do que uma cambada de trogloditas a FAZER SANGRAR um animal numa arena
com uns milhares de portugueses a aplaudir nas bancadas e uns MILHÕES de  portugueses a
aplaudir em casa quando esse mesma tourada passa na TV.

Prefiro de LONGE uma cultura que gostas de "wrestling", de "pessoas a cortar madeira" ou a
"puxar aviões" do que uma cambada de INCIVILIZADOS que estacionam os carros nos lugares
para deficientes mesmo quando o parte de estacionamento está completamente vazio.

Prefiro de LONGE uma cultura que gostas de "wrestling", de "pessoas a cortar madeira" ou a
"puxar avioes" do que uma cambada de PORCOS que atira o lixo pelas janelas dos carros
em plena estrada

Podia continuar, e continuar, e continuar ...  não me venhas acenar com a bandeira da "cultura"
nem "educação" pois em termos culturais, civilizacionais e humanitários os EUA estão ANOS LUZ
à frente ... vivi muitos anos em LA, ainda hoje passo 2 meses por ano nos EUA por motivos
profissionais, e sempre que regresso a portugal sinto que fiz uma regressão civilizacional ...

Somente um desabafo, nada pessoal, por isso não leves a mal esta critica ... nem a forma
como a expressei.

Possivelmente o facto de os americanos poderem descarregar as suas frustrações e stress neste
tipo de desportos os torna depois mais civilizados no contacto e comportamento em sociedade.

Abraços,
PA
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 23:09 por StarRider »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Robots de combate
« Responder #21 em: 11 de Março de 2015, 23:41 »
Bom, nao estou de acordo nem em desacordo com o que dizes (nao tenho conhecimento para concordar ou discordar).
Alias, estou de acordo no ponto que tambem nao preferia que houvessem touradas, mas, no meu post apenas pretendia fazer uma comparacao a nivel de diferencas culturais e nao um juizo sobre essas diferencas.

As pessoas que na cultura tem enraizado "touradas", faz-lhes sentido que elas existam. Em sentido contrario, as pessoas pessoas que nao tem na cultura "touradas" nao faz sentido que existam.
A mesma analogia para os "robots de combate".
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 23:49 por KammutierSpule »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Robots de combate
« Responder #22 em: 11 de Março de 2015, 23:50 »
+1

O que me choca é alguém de um país onde existe touradas pensar que temos autoridade para
dar lições de moral sobre a cultura dos EUA.

Prefiro de LONGE uma cultura que gostas de "wrestling", de "pessoas a cortar madeira" ou a
"puxar aviões" do que uma cambada de trogloditas a FAZER SANGRAR um animal numa arena
com uns milhares de portugueses a aplaudir nas bancadas e uns MILHÕES de  portugueses a
aplaudir em casa quando esse mesma tourada passa na TV.

Prefiro de LONGE uma cultura que gostas de "wrestling", de "pessoas a cortar madeira" ou a
"puxar aviões" do que uma cambada de INCIVILIZADOS que estacionam os carros nos lugares
para deficientes mesmo quando o parte de estacionamento está completamente vazio.

Prefiro de LONGE uma cultura que gostas de "wrestling", de "pessoas a cortar madeira" ou a
"puxar avioes" do que uma cambada de PORCOS que atira o lixo pelas janelas dos carros
em plena estrada

Podia continuar, e continuar, e continuar ...  não me venhas acenar com a bandeira da "cultura"
nem "educação" pois em termos culturais, civilizacionais e humanitários os EUA estão ANOS LUZ
à frente ... vivi muitos anos em LA, ainda hoje passo 2 meses por ano nos EUA por motivos
profissionais, e sempre que regresso a portugal sinto que fiz uma regressão civilizacional ...

Somente um desabafo, nada pessoal, por isso não leves a mal esta critica ... nem a forma
como a expressei.

Possivelmente o facto de os americanos poderem descarregar as suas frustrações e stress neste
tipo de desportos os torna depois mais civilizados no contacto e comportamento em sociedade.
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 00:00 por Njay »

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Robots de combate
« Responder #23 em: 15 de Março de 2015, 19:28 »
Em relação ao post do StarRider só tenho isto a dizer: +1 +1 +1...

Em relação a concursos com robots, o do video original creio que ganha pontos por fornecer matéria para coisas a saltar a arder e a explodir....

Creio que há possibilidades de fazer concursos com robots sem ser destructivos e provavelmente mais difíceis do que à primeira vista possa aparecer. Por exemplo: Robots a subir cordas numa da inclinação: (para o espectador comum não tem nada de espetacular excepto se explodir antes de chegar ao topo ao fim de 5 minutos...  ;) )

Mas se é para competição, não encontrei no youtube, mas anda por lá, é qualquer coisa do estilo de uma corda/cabo suspensa de uma parede à outra e os robots têm de ir de uma parede à outra e voltar o mais rápidamente possível.

Just my 2¢...


 
 

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Robots de combate
« Responder #24 em: 15 de Março de 2015, 22:27 »
Há muitas competições em que se pode empregar os robots, nem é preciso puxar muito pela cabeça, mas o pessoal gosta é de destruição e de show-off, logo é conciliar as duas coisas e destruir objectos que não os robots neste tipo de competição... há pois é, assim fica mais complicado e os meninos sobrevivem no final.

Ver robots a escalar ou subir por uma corda é de pouco entusiasmo, a não ser que os restantes fiquem sem corda e caiam... hummm não foi das melhores ideias :P mas se a corda estiver em chamas e se o último cai assim que um deles chega a cima já começa a melhorar.

ps: eu até sou um gaijo que vai às touradas de carro, para mim a janela é o caixote do lixo, pois estimo meu carrito e não gosto de ver lixo lá dentro, quando chego estaciono da forma que bem entender e os outros que procurem, deficiente era eu se não aproveitasse os lugares.

LAST EDIT Critico tais acções e Portugal nunca será uma referência a nível comportamental.
A nível financeiro é como se vê, quando o preço do petróleo baixa é quando a gasolina aumenta, enfim.
Ando à procura de uma peça para um helicóptero, já é a 2ª que parto, a 1ª comprei por cá na ###### por cerca de 20€, agora preciso de outra e encomendando na nineeagleshop.com fica-me em 3.19€ + 3.14€ de portes.
« Última modificação: 15 de Março de 2015, 23:29 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Robots de combate
« Responder #25 em: 15 de Março de 2015, 23:14 »
A verdade é que se tu vires o robot de um adversário entortar e desfazer um braço ao teu, vais ficar muito mais "enraivecido" (motivado) para re-fazer o braço do teu de forma a que para a próxima é o teu robot a dar cabo do outro, do que se simplesmente ele ganhar ao teu numa corrida. Por um lado é a natureza humana. Por outro, quando for "a sério", não há cá piedades.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Robots de combate
« Responder #26 em: 15 de Março de 2015, 23:38 »
Por um lado tens razão, é por isso que os robots de combate não costumam ter braços :P
O que me desmotiva neste evento é o preço dos materiais, já nem vou comparar com os US em que mete respeito só de olhar um bicho daqueles com 50Kg e quando a electrónica falha, muita coisa fica destruída dentro deles.
Como o peso sempre foi considerado uma categoria nesta modalidade, creio que teria saída ao inicio... uns arduinos lá pelo meio a tentarem fazer contas de dividir e multiplicar enquanto eram destruídos, era uma coisa bonita de se ver :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robots de combate
« Responder #27 em: 16 de Março de 2015, 02:29 »
Nuclear Kitty
40Kg de Lipos, 5Kg em botijas de CO2 e actuadores pneumáticos, começa a batalha, faz curto ás baterias, fura-as de seguida, booom lá se foi o ringue, e o oponente.

  8)
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Robots de combate
« Responder #28 em: 16 de Março de 2015, 03:35 »
Cum catano, calma  :o

Não quero imaginar a energia acumulada em 40Kg de baterias Lipo e depois a energia que soltam nessa tua sugestãozinha
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Robots de combate
« Responder #29 em: 16 de Março de 2015, 04:10 »
Na verdade já vi ao vivo um combate desses, mas não achei grande piada. Os combates são meio parados, não é como nesse video só tem pequenos excertos. Os robots são "carros telecomandados", não têm autonomia nenhuma segundo percebi.

Tb há a versão "pesos pluma" :) :
http://hackaday.com/2015/03/15/mini-robot-wars-looks-fun-and-only-slightly-scary/