collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS  (Lida 6780 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kirobo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« em: 06 de Agosto de 2013, 02:02 »


Citar
A Estação Espacial Internacional receberá em breve um pequeno robot humanoide, uma câmara de ultra alta definição e cinco toneladas de equipamento e alimentos.

O Japão lançou este domingo o seu quarto foguetão de reabastecimento H-2B, a partir da base de Tanegashima, que deverá acoplar na ISS no próximo dia 9.

Entre o material experimental transportado pelo foguetão, encontra-se o pequeno Kirobo. Para além de se mover como um humano, o robot desenvolvido pela Universidade de Tóquio fala japonês e pode reconhecer caras e registar images.

O Kirobo será capaz de alimentar conversas com o astronauta nipónico Koichi Wakata, que deverá chegar à ISS em Novembro.

O foguetão leva também uma câmara de ultra alta definição 4k da televisão pública japonesa, para filmar em Dezembro a passagem do cometa Ison.

http://pt.euronews.com/2013/08/04/japao-envia-pequeno-robot-humanoide-para-a-iss/
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 12:26 por kirobo »
, , , ,

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2013, 04:09 »
A maneira como a imprensa reporta a notícia parece indicar que robôs que podem estabelecer uma conversa são uma novidade.

Quem conhece o projeto ALICE sabe que se pode dar um certo grau de inteligência artificial a um robô. Há uns anos atrás tentei iniciar um projeto com ALICE, de uma personagem feminina que respondia num portal.

Eu acho ser um grande golpe de propaganda para o Japão. Seria extraordinário e algo curioso se o robô fosse poliglota.

Basta efectuar uma pequena busca com google para se ver que há muito trabalho de inteligência artificial. Use as palavras chaves: talking robot artificial intelligence

Só quis desmistificar um pouco a notícia sendo este um fórum de discussão na esperança que se discuta o assunto.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2013, 11:12 »
O video foi removido

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2013, 11:30 »
A maneira como a imprensa reporta a notícia parece indicar que robôs que podem estabelecer uma conversa são uma novidade.

Quem conhece o projeto ALICE sabe que se pode dar um certo grau de inteligência artificial a um robô. Há uns anos atrás tentei iniciar um projeto com ALICE, de uma personagem feminina que respondia num portal.

Eu acho ser um grande golpe de propaganda para o Japão. Seria extraordinário e algo curioso se o robô fosse poliglota.



O Kirobo é um pouco mais que um robot com "alguma inteligencia artificial" que tem reconhecimento de voz.

Ao que parece o robot é autosuficiente, isto é, não precisa de servidores externos para fazer o processamento e reconhecimento da linguagem e consegue navegar autonomamente no ambiente de microgravidade da ISS.

Infelizmente não é poliglota, mas acredito que seja um passo bastante importante para se perceber a possivel interacção entre robots e humanos em ambientes complexos.

Não é o 1º robot na ISS mas salvo erro é o 1º autonomo para auxilio no trabalho da estação, e isto é digno de nota.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2013, 12:30 »
Para ser um robô tem que ser autonómo. Muito provavelmente tem um computador que inclui software de inteligência artificial.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2013, 14:53 »
Para ser um robô tem que ser autonómo. Muito provavelmente tem um computador que inclui software de inteligência artificial.

Claramente possui um processador capaz de fazer o processamento de linguagem, reconhecimento facial, etc. Não é isso que me admira, o que acho ser um progresso é conseguirem optimizar o codigo e melhorar o hardware de forma a colocarem isso tudo em 37cm de robot e passar os testes necessarios a vida na ISS.

Já agora tire-me uma duvida. Considera um pleunasmo dizer "Robot autonomo" e que apenas se pode chamar robot a um veiculo totalmente autonomo que inclui navegação e pensamento autonomo? Ou para si um robot pode ser um mecanismo com algum grau de autonomia que pode ou não ser operado por humanos?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: kirobo - Japão envia pequeno robot humanoide para a ISS
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2013, 18:23 »
Para ser um robô tem que ser autonómo. Muito provavelmente tem um computador que inclui software de inteligência artificial.

Claramente possui um processador capaz de fazer o processamento de linguagem, reconhecimento facial, etc. Não é isso que me admira, o que acho ser um progresso é conseguirem optimizar o codigo e melhorar o hardware de forma a colocarem isso tudo em 37cm de robot e passar os testes necessarios a vida na ISS.

Já agora tire-me uma duvida. Considera um pleunasmo dizer "Robot autonomo" e que apenas se pode chamar robot a um veiculo totalmente autonomo que inclui navegação e pensamento autonomo? Ou para si um robot pode ser um mecanismo com algum grau de autonomia que pode ou não ser operado por humanos?

Área difusa Marvin! Apanhou-me bem mesmo. Explico-me: ali no fundo do meu pensamento quase que com conotações utópicas, um robô deve ser autonomo.

No caso de Kirobo se a inteligência artificial for resultante de processamento exterior, isto é num servidor, Kirobo a meu ver não deverá ser chamado robô no verdadeiro sentido da palavra.  Concordo que robô significa muita coisa diferente.   

Estive a ver o vídeo. Faltou dizer "arigató" (obrigado em japonês, palavra que os nipónicos emprestaram da lingua portuguesa ;)
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 18:30 por Tayeb »