collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Jacto Areia em plastico ABS  (Lida 12814 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Jacto Areia em plastico ABS
« em: 19 de Janeiro de 2016, 00:37 »
Viva, talvez a pergunta seja estranha..

Eh possivel fazer um jacto de areia (ou la como se chama) a uma caixa plastica ABS de forma a tornar menos espelhada?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2016, 10:08 »
Provavelmente demasiado agressivo, e com a força do jato probabilidade elevada de partir a mesma.

Se é para tirar o brilho, porque não uma passagem com uma lixa fina? Eu experimentava com grão 600, experimentava a seco e com água a ver o que resultava melhor para não entupir logo a lixa.



Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2016, 12:53 »
Sim eh boa ideia, mas nao eh uma boa solucao para mim.
Para 1 caixa serviria bem, mas nao dava para "producao em massa"
Para alem que a caixa que estou a ver tem algumas arestas que a lixa nao ia passar bem,
Os resultados tambem nao ficariam muito uniformes e diferentes de caixa para caixa.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2016, 12:54 »
A sugestão do  jm_araujo parece ser a mais óbvia, entretanto ao ficar fosco basta passar a unha para que brilhe novamente, daí uma lixa de água não muito fina de forma que a irregularidade do plástico seja mais consistente e profunda. Concordo com a 600.
Talvez ajude:


ps: Lembrei-me de um disparate que só experimentando, seria colocar as caixas num saco impermeável e forte juntamente com muita areia e um pouco de água (ou não), máquina de lavar roupa.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 13:05 por dropes »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2016, 14:23 »
O jato de areia vai te estragar a caixa não te metas nisso.
Na minha opinião tens 4 hipóteses e a escolha depende de quanto queres gastar e quanto tempo tens para gastar.
Podes utilizar a ideia do dropes e escovar as caixas;
Podes procurar por um spray que te aplique uma camada transparente de acabamento mate;
Podes desenvolver tu uma caixa a medida recorrendo à injecção de plastico ou outros processos produtivos como CNC ou impressão 3D.

Muitas vezes a solução que parece mais cara acaba por não ser por já termos ferramentas disponíveis para a concretizar

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2016, 16:44 »
Podes desenvolver tu uma caixa a medida recorrendo à injecção de plastico ou outros processos produtivos como CNC ou impressão 3D.

Muitas vezes a solução que parece mais cara acaba por não ser por já termos ferramentas disponíveis para a concretizar

A solucao mais cara era fazer o molde de uma caixa nova (eventualmente o molde sim, podia ser "escovado" onde se pretendia) e injectar com um pastico que nao reflectisse :)
Mas isso era uma solucao utopica.

Thanks pelas sugestoes!

(Sovietico enviei-te PM)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2016, 18:52 »
Jacto de micro esferas de vidro finas não parte a caixa...
Só que não vi ficar uniforme.
Por acaso as caixas são brilhantes porque o molde é feito para ser brilhante..
Avr fanboy

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2016, 21:02 »
Só a título de curiosidade: os moldes são feitos com acabamento brilhante por ser mais fácil de tirar peças e de reparar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2016, 21:20 »
E texturas em moldes é algo complicado, existem empresas que o serviço delas é pegar em moldes acabados e fazerem as texturas, só e apenas isso, é bastante mais complexo que o que parece.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2016, 23:51 »
Viva, talvez a pergunta seja estranha..

Eh possivel fazer um jacto de areia (ou la como se chama) a uma caixa plastica ABS de forma a tornar menos espelhada?
Existem jactos de areia que não deixam a superfície muito agressiva, já utilizei nas peças da minha cnc.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #10 em: 20 de Janeiro de 2016, 18:45 »
Dado que jacto de areia é um nome algo genérico, dado que podes usar bicarbonato de sódio(óptimo para limpar peças de aluminio), micro esferas de vidro(finas, médias e grossas/grandes, bom para limpar motores por fora, por dentro nunca, facilmente ficas com esferas de vidro presas no aluminio numa passagem de óleo e depois em funcionamento elas dão-te cabo de uma camisa ou de um rolamento em 3 tempos), podes usar granalha de ferro(esferas de metal, tipicamente para decapar chassis de carros/motas), podes ir para a caseira areia da praia, que é bastante grossa e dá cabo de tudo, bom para abrir buracos num carro, e para ganhar problemas respiratórios porque silicio em pó não te faz nada bem, convem usar máscara E proteção facial, idealmente usar uma cabine fechada, e tens mais abrasivos que podes usar no chamado "jacto de areia", que na realidade muito pouca gente usa areia.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #11 em: 20 de Janeiro de 2016, 20:49 »
OKs thanks Senso..

ja agora como funcionam esses sistemas? Eu sei que existem mas .. sao o que?! :)
Eh alguma coisa que ligas ar comprimido e tem um recipiente para colocares o material q queres usar?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #12 em: 20 de Janeiro de 2016, 20:55 »
existem sprays pra tornar as coisas mais baças, outra maneira era usar diluentes ou acetonas, em alguns plasticos deixa-os baços, mas tvz n seja um baço regular.. podes tb escovar com escovas de arame fino em latao..ou entao usar aquelas banheiras enormes com vibração e arranjar abrasivos mais finos e com dureza mais fraca e meter la as caixas a roçarem durante um tempo mais ou menos programado/testado.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 21:02 por Hugu »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #13 em: 20 de Janeiro de 2016, 21:00 »
OKs thanks Senso..

ja agora como funcionam esses sistemas? Eu sei que existem mas .. sao o que?! :)
Eh alguma coisa que ligas ar comprimido e tem um recipiente para colocares o material q queres usar?
quais sistemas? os de jacto-de-areia? aquilo é ligar ar comprimido a um recipiente, que com o tubo de venturi faz aspirar as particulas que sao abrasivos e projectados conjuntamente com o ar... do mesmo modo/principio que os antigos perfumes de senhoras que tinham uma bombinha de ar que apertavam..
Ja apareceu no lidl aparelhos desses:

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Jacto Areia em plastico ABS
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2016, 00:49 »
Comprei á uns tempos uma pistola de jato de areia no lidl, utilizei areia da praia, se não for um bom compressor apenas vai ficar foscado e não com marcas produndas.