collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duas tensões de saida de 4 pilhas alcalinas AA  (Lida 6105 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duas tensões de saida de 4 pilhas alcalinas AA
« Responder #15 em: 09 de Abril de 2014, 22:53 »
o objectivo é espremer as pilhas alcalinas ou aumentar a durabilidade/autonomia da board?
ja pensaste em usar outro tipo de pilhas/baterias pra aumentar a durabilidade da board?

e queres 5V e os 3.3v continuos ou nao podes meter um joulethief ja que é um circuito que chupa as pilhas até ao fim?...

Essa parte de usar baterias alcalinas ja é um pouco demodé nao?..usar baterias recarregaveis fica mais barato, ja que n se anda smp a comprar pilha cada vez que gastam...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duas tensões de saida de 4 pilhas alcalinas AA
« Responder #16 em: 09 de Abril de 2014, 22:56 »
Bom, tive que fazer "find" na página para ver onde tinhas mencionado que eram alcalinas e já encontrei; é no título, lol| Já não leio títulos.

Se tens assim tanta energia ainda para espremer da célula, acho que o melhor será ter um buck-boost para 5V, e outro qq (linear se a carga for pequena ou comutado se a carga justificar) para 5V->3V3. Ou então um segundo conversor buck para 3V3 a partir das pilhas, que será mais eficiente pois se as eficiências de ambos os conversores forem e1 e e2, em série ficas com e1 para 5V e e1 x e2 para 3V3 e em paralelo ficas com e1 para 5V e e2 para 3V3. Mas isto tem que ser melhor analizado e sabendo as cargas esperadas, porque pode haver "volte-faces" como a carga do rail de 3V3 fazer o conversor de 5V trabalhar numa zona de maior eficiência (a eficiência dos comutados depende da carga).
Quando falaste das pilhas fui ver e até pensava que não tinha falado lol

Não estava a pensar no facto de num dos casos estar a multiplicar as eficiências :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duas tensões de saida de 4 pilhas alcalinas AA
« Responder #17 em: 09 de Abril de 2014, 23:01 »
Filtragem seria mais entre o regulador e a parte analógica da tua placa(se existir), se for adc do micro, é a alimentação do micro que leva filtragem.

Eu tenho andado de volta de uma placa para um robotzito e tambem funciona a partir de 4 pilhas AA, e como os motores são de 6v, decidi ir para um boost para 7v, ldo de 5v para o micro, e como a ponte H usa transistores bi-polares os motores mesmo a fundo nunca vão ver 7v, e como andam sempre com pwm a voltagem média será ainda menor.
Mas como me esqueci de meter vias á volta do dc-dc(depois de re-desenhar a pcb 3 vezes  ::) ), aquilo tem assim um bocadito de ruido, tipo ripple de 200mv  ;D
O lm1117 não estava a gostar muito de tanto lixo na entrada e depois de trocar os 2 ceramicos por tantalos tenho cerca de 30-40mv pk-pk de ripple á saida do ldo, vai levar uma ferrite antes, tenho de dar com uma ai com 200ohms de impedância nos 10Mhz e separar melhor as massas e a coisa deve ficar boa.

Interessantemente, estou a usar a adc para medir tensão de alimentação e meia duzia de qre1113 e está rock solid, vá 1lsb de oscilação, mas isso é garantido que se tenha.

Que massas tens no teu circuito? Tens o GND_Motores e GND_Micro_Sensores e encontram-se na entrada das pilhas? Os tantalos que falas colocas-te na entrada do lm1117 ou um antes e outro depois?

No buck-booster colocavas os tantalos ou deixavas so para o LDO? No meu caso o LDO que tambem deverá ser um lm1117 ou um que forneça 500mA vai alimentar o micro e os sensores analógicos.


Os 10Mhz vêm de alguma analise aos harmónicos da onda de tensão na saida do LDO?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duas tensões de saida de 4 pilhas alcalinas AA
« Responder #18 em: 09 de Abril de 2014, 23:03 »
o objectivo é espremer as pilhas alcalinas ou aumentar a durabilidade/autonomia da board?
ja pensaste em usar outro tipo de pilhas/baterias pra aumentar a durabilidade da board?

e queres 5V e os 3.3v continuos ou nao podes meter um joulethief ja que é um circuito que chupa as pilhas até ao fim?...

Essa parte de usar baterias alcalinas ja é um pouco demodé nao?..usar baterias recarregaveis fica mais barato, ja que n se anda smp a comprar pilha cada vez que gastam...

Neste caso quero autonomia na board com 4 pilhas AA, na verdade não necessito de muito autonomia mas também não quero deixar as coisas marteladas, quero deixar minimamente bem feito :)