collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Via Verde - Identificador  (Lida 16175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Via Verde - Identificador
« em: 23 de Janeiro de 2018, 09:02 »
Não querendo perguntar nada que possa ser ilegal, mas.. já alguém trocou by DIY a pilha do identificador?

Não sei como está neste momento, mas há uns tempos tinha um identificador dos antigos (desde 98\99) e já tinha levado uma pilha em 2000 e tal. Passados uns anos ficou novamente sem pilha (passava a amarelo) e caí na asneira de ir na conversa deles... "Ah já é electrónica antiga e não é da pilha, tem de ser trocado".
Opções: Comprar um novo por 25€. Assim fiz...   >:(  e nessa mesma altura disseram-me que estes 'novos' identificadores não têm pilha, que não se troca a pilha.. qdo deixam de funcionar tenho de comprar 1 novo.

Neste momento está a passar amarelo em todos os lados, pergunto se alguém foi recentemente à Via Verde e se a conversa deles ainda é a mesma ou se já trocam as pilhas?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #1 em: 23 de Janeiro de 2018, 09:29 »
Eu lembro-me de ver num forum, não sei se foi aqui, de alguem que teve essa situaçao.
O que me lembro é que eles realmente não trocam a pilha, não sei porque, mas ela é daquelas CR2032? soldada!

Se fosse eu, trocava eu mesmo DIY.. se funcionar, continuava a usar.

EDIT & Offtopic: Eu acho que este tipo de coisas mereciam queixas à DECO.
Volta e meia oiço historias deste tipo de coisas que "ah tem de ser trocado e tem de pagar". Ou situações que basta ter de mudar de nome do proprietário, já tem de pagar.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, 09:37 por KammutierSpule »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #2 em: 23 de Janeiro de 2018, 09:52 »
Espera-se, é claro, que com a morte da pilha não morra a memória do identificador.

Se assim for, logo se fica a saber.

É de facto uma coisa que não lembra a diabo. E ainda por cima gasta pilha a apitar quando se passa num daqueles portais modernaços (pelo menos o meu apita).

SC

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #3 em: 23 de Janeiro de 2018, 11:53 »
O meu só apita quando é SCUT's..

E a pilha CR2032 com tabs é a coisa mais corriqueira do mundo, isso troca-se fácilmente, o pior é abrir o identificador sem partir o plástico, de resto tens videos pela internet fora de como fazer isso.

E já foram á televisão.

Têm de ver que isso é made in tugalândia, á que dar emprego ao pessoal..
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2018, 12:21 »
Desafio o almamater a fazer um vídeo (pode ser com o telemóvel) de como abrir o identificador e trocar a pilha para ajudar os restantes que tenham o mesmo problema.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2018, 13:01 »
 :) se o fizer coloco um vídeo sim.

Vim agora da Via Verde e fui perguntar se trocam a pilha ou como é, basicamente dizem que estes não têm manutenção e tenho de adquirir outro (falou-me em 14€.. e alugueres.. etc.). Deixei a minha opinião e em como a empresa apenas quer dinheiro e vêm com estas tretas da 'electrónica está gasta' ou 'o identificador está desatualizado'..   >:(

Em todo o caso, disse-me uma coisa que não sei se é verdade ou não, para além de dizer que não tinha pilha para substituir disse que não se podiam mesmo abrir com o risco de se desconfigurar assim que é aberto... ?! Alguém confirma isto?   


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2018, 13:07 »
Eu ainda tenho um desses identificadores da velha guarda e sempre troquei a pilha nas lojas viaverde sem problemas, a troca demorava menos de 5min pelo que duvido que eles o voltem a programar depois da troca da pilha.

Ele sem pilha já não funciona e querem te vender outro, no pior dos casos, abres, trocas a pilha e fica "desconfigurado" e tens que comprar outro, no melhor dos casos fica a funcionar normalmente.

Dica: Abre e ve qual a pilha, não removas a pilha até teres outra para trocar. Desliga a pilha para trocar de forma a estar o mínimo tempo possível sem ela, se houver algo que desconfigure, que eu duvido muito, ao menos pode ser que os condensadores ainda aguentem isso com carga durante os segundos que demoras a trocar a pilha e ele se aguente.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2018, 13:35 »
Os antigos não desprogramavam sem pilha.
Quando comprei a primeira Via Verde para a mota abri, tirei pilha, curto-circuitei e sei lá mais o quê, e quando mandavam carta para trocar a pilha ia à loja e trocavam comigo a ver, era só meter pilha e siga.
Com os novos nunca me meti nessas cenas, além que as câmaras estão muito melhor a ler as matrículas e é muito raro não apanhar. Já cheguei a deixar a VV em casa uns meses e as portagens caem igual. As "tramóias" que se faziam já não funcionam.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2018, 15:38 »

Em todo o caso, disse-me uma coisa que não sei se é verdade ou não, para além de dizer que não tinha pilha para substituir disse que não se podiam mesmo abrir com o risco de se desconfigurar assim que é aberto... ?! Alguém confirma isto?

podem ter duas razoes para dizerem isso,
primeira para desincentivar qualquer pessoa de fora a mexer e tirar-lhes o lucro da mudança de pilha/identificador.
Quando muito o que fazem é troca por troca de identificadores e depois vai para o departamento tecnico da via verde para abrir e trocar pilhas.

segunda podem estar mesmo a falar verdade e se calhar assim que tirar a alimentaçao do circuito la se vai a memoria volatil onde se guarda a configuraçao do veiculo a que pertence.

A menos que o custo dos 14 euros seja para pagar uma nova caixa plastica que se destruiu na abertura, ha sempre hipotese de abrir a caixa do VV sem a destruir.

Tambem ha a hipotese de fazrerem tudo para desincentivar o pessoal a mexer nos circuitos dos identificadores para que nao haja muita gente com a lembrança de clonar estes equipamentos.

Eventualmente podem ter uma armadilha na electronica que ao retirar a pilha apague os codigos de identificaçao.

Eu inclino-me mais para esta possibilidade de protecçao dos codigos de identificaçao do "bicho".

A tecnologia da via verde nao é assim tao impossivel de piratar como isso.

Outra coisa que me "chateia" nos identificadores da Via Verde, é que a empresa da via verde até ha dois anos atras comprava essas pilhas a 1 euro preço de custo. Em 2015/2016 compraram uma media de 100 mil pilhas por ano. Antes disso eram encomendas de 50 mil 3/4 vezes ao ano.
A empresa que importava as pilhas da china pagava menos de 10 centimos cada pilha e vendia á Via Verde a 1 euro mais IVA...

Sao factos veridicos porque eu trabalhei na empresa que lhes vendia as pilhas. Nao estou a inventar nada.

Se a electronica dos identificadores ainda for a mesma de ha dois anos atras, continuam a poder mudar as pilhas. podem é ter armadilhas no hardware para invalidar a possibilidade de ser clonado por quem nao souber mexer no "bicho".
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2018, 15:49 »
Neste caso não deve haver crise, pois sei que o identificador é de pelo menos 2009, não deve haver armadilhas  :P

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #10 em: 23 de Janeiro de 2018, 15:56 »
Neste caso não deve haver crise, pois sei que o identificador é de pelo menos 2009, não deve haver armadilhas  :P

eventualmente nao. pode é a caixa ficar marcada pela abertura e se tiver que ir aos serviços tecnicos da VV eles vao topar que ja foi mexida.
Quando começaram a fornecer os identificadores com a pilha CR2032, o que faziam era trocar o identificador por outro no altura que a pessoa ia lá.

Quando era na epoca dos outros que tem uma pilha do tipo das AA com dois terminais compridos trocavam a pilha no momento. pelo menos nas instalaçoes da portagem de carcavelos.

Mas agora estou a lembrar-me que o meu ex-patrao trocou a pilha do identificador dele o ano passado por conta dele. :)
Ele ainda ficou com 1500 pilhas destas para guisar com batatas depois da ultima encomenda da via verde, s.a.
por isso nao deve ser dificil abrir a caixa.

Das pilhas antigas acho que ainda fiquei com algumas para recordaçao e das cr2032 tambem guardei algumas pro caso de serem necessarias nalgum projecto...

tenho é que as procurar no meio da tralha...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #11 em: 23 de Janeiro de 2018, 16:15 »
Até o ikea vende CR2032 a cerca de 0.20€...

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #12 em: 23 de Janeiro de 2018, 16:20 »
Até o ikea vende CR2032 a cerca de 0.20€...

porque tambem devem comprar as 50 mil de cada vez.

a empresa onde trabalhei ganhava 90 e tal centimos em cada uma. a via verde ganhava uns 12 euros em cada...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #13 em: 24 de Janeiro de 2018, 10:39 »
Abri uma vez um identificador antigo, a caixa tinha simplesmente encaixes que saíram sem grande dificuldade, mas, do lado de dentro a caixa tinha um pino plástico que assentava em cima de um botão que tinha alguma pressão de mola, quando libertavas o ultimo contacto inevitavelmente a tampa saltava e o interruptor abria.
Não sei dizer se afetava alguma coisa porque nunca mais usei o identificador, mas certamente é uma oportunidade para limparem a cfg ou registarem aberturas não autorizadas.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Via Verde - Identificador
« Responder #14 em: 24 de Janeiro de 2018, 10:44 »
Parece-me que esse interruptor é usado para desactivar o sistema quando ele não está instalado (encostado ao vidro).