collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"  (Lida 14924 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« em: 17 de Julho de 2015, 14:39 »
Olá a todos :)

Estive a desmontar uma multi-funções da Brother e tenho intenções de aproveitar o display.
Sei que a resolução não é grande coisa, mas como é matricial e a cores seria muito bom para futuros projectos.
O grande problema é a quantidade de condutores (28) do flat cable, que acaba por desmoralizar qualquer um  :-\



A referência da placa do display é CMG48MC1 / L203037-1
Pelo que no google dá 0 informações sobre ela.
A única opção que vejo de momento seria usar um analisador lógico (que não tenho) mas que poderia fazer com um micro e alguma memória, será que compensa o esforço?

obs: Também tenho um display de um GPS com os mesmos sintomas, queria aproveitar mas a comunicação é...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2015, 15:34 »
É RGB com V-sync/H-sync, um colega meu tem um exactamente igual, e dado o local onde trabalha tem acesso ao esquema, é um interface RGB paralelo, 7 ou 8 bits por cor mais um fio ou dois de sync, 2 ou 3 de alimentação, e 4 para o touch.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2015, 15:46 »
A sério?  :)
Já estava sem grandes esperanças para ele, ainda o desmontei mas não tem nenhum IC controlador, apenas dois chips no próprio display.
Este não tem touch aparentemente...

Se me arranjasses o esquema ficaria muito grato  :) :) :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2015, 16:28 »
Liga directo ao SoC da impressora, não tem valores de nada nem a ordem dos pinos, simplesmente uma caixa a dizer lcd e pinos a toda a volta, mas posso-lhe pedir, o touch é resistivo, logo não deve influenciar em nada o lcd.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2015, 00:24 »
Olá @Senso
Já encontrei o manual de serviço desta impressora e tem lá o esquema com pinout do display,
são 28 vias e sem o esquema não ia muito longe.
obrigadão na mesma pelo auxilio :)

Entretanto hoje "assaltei" um ponto electrão, tinha lá uma impressora HP CM755  ;D
O painel é lindo, com teclado alfanumérico também touch, não encontro o manual em lado nenhum LoL
Desta vez são 24 vias...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #5 em: 01 de Setembro de 2015, 22:21 »
É RGB com V-sync/H-sync, um colega meu tem um exactamente igual, e dado o local onde trabalha tem acesso ao esquema, é um interface RGB paralelo, 7 ou 8 bits por cor mais um fio ou dois de sync, 2 ou 3 de alimentação, e 4 para o touch.
A interface é de 16 bits + 5 de controle, deste modo duvido que seja de 7 ou 8 bits os dados... só hoje dei conta que o display é da Casio mas nada de mais concreto pelas nets. Sem touch.

Fiz a captura de dados 8 bits de cada vez, no final juntarei tudo.
Para já só visualizei os dados pelo Digitrace, consegue ler em binário dados de 8 bits sem mais informações pelo meio dos ficheiros de data.
A captura foi através de um ATmega8515, 128kB de memória externa com compressão até 256x via código, overclock de 16MHz para 28.322MHz através de oscilador externo, sem qualquer erro, watchdog desactivado e mais uns truques para que funcionasse bem, no final o Realterm recebia os valores da memória via UART.
Neste momento vou editar os ficheiros para ficarem sincronizados, são 5, com dois deles referenciados pelo CRT ou nem sabia por onde pegar.

Um programa que achei compreensível em termos de data (ascii), é o Ant18, apesar de suportar no máximo 18 canais, sempre é melhor que os 8.
O preço dele anda perto do 500€ e não se justifica, entretanto consegue abrir ficheiros criados de outra forma via VB...

« Última modificação: 01 de Setembro de 2015, 22:25 por dropes »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #6 em: 02 de Setembro de 2015, 22:31 »
As coisas não correram como estava à espera, muita perda de dados na captura, limitado pela velocidade de acesso à memória.
Embora esta tenha um acesso máximo de 70nS, o layout peca pela falta de plano de terra, dupla face mas o autor não previu que fosse alterado.

A placa foi desenhada para um AT89S8252 32kB RAM externa, isto em 2005,
com algumas alterações consegui por um AVR em cima, 128kB, e fiquei com uma placa 12x mais rápida.

Parecida a esta mas pcb feita em casa


Então em overclock fica bastante limitado, por isso diminuí a velocidade de acesso à RAM, ia mais longe com um raspberry ou um beaglebone, por isso vou esperar por um analisador lógico já que não quero estar a investir num raspberry, se bem já precisei de um para um projecto novo...

Se estou a ser muito maçador digam-me, sou bastante persistente e dá nisto.  :-[

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2015, 23:52 »
Já consegui colocar o display a funcionar com os dados via LPT + uC



Usei o AL 16 canais mas só deu para fazer capturas em 4 canais de cada vez a 30MHz, porque ao aumentar o nº de canais também vai baixar a velocidade de captura o que é uma granda treta...

Então tive de fazer 8 capturas para 3 canais de cada vez + 1 de sincronismo, resultando em 12MB por captura, edição pelo Frhed e união para bytes via VB.

Pela porta paralela (LPT) envia 3 ficheiros correspondendo ao Byte1, Byte2 e CRT, tendo cada um 24MB pelo que demora cerca de 7min.

Apesar da eternidade que demora a enviar os dados, já consigo ter uma noção do protocolo a seguir, por isso o passo mais complicado está dado e posso estudar os dados mais detalhadamente.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #8 em: 06 de Outubro de 2015, 00:28 »
Ai esses fios da porta paralela que parecem tão compridos... se tiveres um errozito de vez em quando já sabes :)

Continua. Sabes que persistência é melhor do que saber.

Já uma vez te ofereci um PSoC4 (entretanto já percebi porque é que não aceitaste :P), isso com um já devia bombar bem, e podias usar a interface USB que ele já trás.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #9 em: 06 de Outubro de 2015, 09:16 »
Parabens!
Agora fazes ai um testamento que eu mando 500 mails para o Hack-a-Day, merecia lá aparecer.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #10 em: 06 de Outubro de 2015, 13:17 »
Ai esses fios da porta paralela que parecem tão compridos... se tiveres um errozito de vez em quando já sabes :)
A velocidade da porta paralela é demasiado lenta para que ocorram erros devido ao comprimento dos cabos, acho que o máximo anda por volta de 1MHz, ao enviar os ficheiros tenho de colocar 1º o byte de saída depois 1 bit para a selecção da porta do uC, logo são 6 sinais que tenho de enviar por cada 3 bytes... +- 167kHz teoricamente.
Citar
Continua. Sabes que persistência é melhor do que saber.
Não é por nada que preferi investir num AL que comprar um display, dá-me mais prazer descobrir como funciona do que aplicar um comprado, ainda tenho +2 displays para investigar :P
Citar
Já uma vez te ofereci um PSoC4 (entretanto já percebi porque é que não aceitaste :P), isso com um já devia bombar bem, e podias usar a interface USB que ele já trás.
Pois, nisso tens razão, com atmegas não vou muito longe, quer dizer, vou, mas devagarinho LoL
Então se tiver intenção de o colocar em uso, não me safo de outra forma.

Parabens!
Agora fazes ai um testamento que eu mando 500 mails para o Hack-a-Day, merecia lá aparecer.
Obrigado :) vou aos poucos e assim que decifrar isto sempre posso colocar os detalhes aqui.

last edit: Depois de pensar um bocadinho ainda ontem à noite, resolvi por em prática hoje,
               que é não enviar bytes repetidos, pois isso só atrasa a transmissão.
               Resultado, passei de 24MB para 195kB por ficheiro, um "bocadinho" mais rápido (7min para 4seg) e funciona...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 19:25 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2015, 20:00 »
24MB? Mas que resolução e que profundidade de cor tem esse LCD? Ou estás só a fazer "replay" da captura que fizeste?

Os problemas que surgem com os cabos compridos não têm propriamente a ver com a frequência a que mudas o estado de um pino, mas sim com a velocidade a que o mudas (o tempo que demora a transição 0 -> 1 ou 1 -> 0). Até podias estar a enviar dados a 1Hz e ter problemas. A transição rápida do sinal provoca reflexões nos extremos do fio, levando a que quem está do outro lado possa interpretar essas oscilações como, por exemplo, transições de clock.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #12 em: 06 de Outubro de 2015, 20:33 »
24MB? Mas que resolução e que profundidade de cor tem esse LCD? Ou estás só a fazer "replay" da captura que fizeste?
A resolução de cor é baixa, infelizmente não tinha clock externo e teve de ser capturado após o trigger via assíncrona (modo corrido).
O problema não foi a velocidade de dados a transmitir, mas a rapidez de alteração de estado de um sinal de comando, só à máxima velocidade consegui capturar isso, creio ser o de registo da data apresentada nos 16 bits. Os 24MB não têm tralha, apenas bytes repetidos.

Quanto ao comprimento do cabo não fazia ideia que isso podia acontecer a baixas frequências... tenho de me actualizar :-\
Apenas aproveitei este cabo porque já estava "feito", era de um gravador de vídeo, o mesmo com as 2 fichas.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2016, 22:23 »
Ontem deu-me para estudar mais um bocado sobre este display já que tivera algum trabalho anterior e ficou a meio.



Tirei agora esta foto para ver a diferença, à noite não fica tão bem mas já dá para ter uma ideia

O nº de cores é extremamente baixo (256), esperava muito mais mas visto ser de uma impressora acaba por ter alguma lógica.
Fiz isto mais por curiosidade outra solução seria deitar fora e não me pareceu eheh
Não tenho nenhuma aplicação para já em mente, talvez faça um jogo com ele tipo Pacman, Tetris ou GTA5 :P aceito sugestões!

Resolução: 352x132
Nº de cores: 256 (8 bits)
Configuração de cores por byte: RRRBBGGG
Tempo de envio imagem PC-LCD: 2 Segundos

ps: ENA só reparei agora, já faz um ano em que peguei nisto LoL
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 21:46 por dropes »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Aproveitamento display "Brother MFC-490CW"
« Responder #14 em: 02 de Agosto de 2016, 10:13 »
Tah fino!
Tens isso ligado a q micro ?