collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: White smoke - LG Hi-Fi  (Lida 11077 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #15 em: 22 de Dezembro de 2015, 15:04 »
Liga-a e verifica voltagens.
Pinça fina é do melhor, sim podia ter um picks de dentista, mas á falta de melhor..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #16 em: 22 de Dezembro de 2015, 15:06 »
Ontem liguei-a e as saídas de 5V estavam Ok, tinham 5~ qualquer coisa, a dos 12V é que estava nos 9~.

Mas mais logo vejo novamente.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 15:14 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #17 em: 23 de Dezembro de 2015, 00:33 »
Pois medi novamente e não são os 12v certos: 


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #18 em: 23 de Dezembro de 2015, 13:06 »
Parece-me bem, no esquema tens um quadro a dizer "Power control" em que refere os estados lógicos do STBY, que consta na ficha de cima.
Ao shuntar ao GND o STBY, a fonte deve arrancar já com os 12 (p5) e -12 (p7) certos.

É normal os 5V estarem um pouco acima, sempre podes colocar alguma resistência com uma lâmpada por exemplo para ver se vai ao valor mais próximo.

obs: os condensadores não necessitam de ter aparecias exteriores para se saber se estão bons, mesmo um capacimetro pode ocultar problemas neles (mas ajuda na maior parte das vezes), só mesmo com um medidor de ESR. Se realmente for problema da fonte, devem-se trocar todos os condensadores pequenos, principalmente do primário.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #19 em: 23 de Dezembro de 2015, 14:19 »
Pois.. não tennho nem um capacímetro nem um medidor ESR, se calhar é um boa altura para comprar um.. tenho de ir ver os preços.

Para esses testes temos que tirar os condensadores do circuito ou pode-se medir tal como estão na PCB?
------

Já agora, vi que há multimetros ~até 40€ que têm a função de mediar capacidades, recomendam algum?  Ou já alguém testou uma coisa destas? Link
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2015, 16:39 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #20 em: 23 de Dezembro de 2015, 17:58 »
É essencial em reparações, para outros fins é opção, depende do que se faz em electrónica.

Medir ESR (equivalent series resistance) costuma ser com 100mV a 100KHz, esta tensão previne que avarie algum componente visto que pode ser medido no circuito sem ter de dessoldar (isto se não se encontrar nada de baixa resistência em paralelo com o condensador <10ohms) a esta frequência um eletrolítico é considerado um curto apresentando apenas a resistência interna, para outro tipo de condensadores não funciona.

Medir capacidades, só mesmo tirando o condensador para fora.

O link que apresentaste agora do ebay não refere as especificações de medida, sendo ele automático, não sei até que ponto funcionaria em termos de ESR sem dessoldar, tensões de teste ausentes.

obs: por agora concentrava-me mais no STBY para ler as tensões de saída e no que causou o curto, algo como medir a resistência entre os 5V e GND da placa principal (não é da fonte)
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2015, 18:02 por dropes »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #21 em: 28 de Dezembro de 2015, 21:03 »
Olá,

Com tudo desligado e sem limpar o queimado, entre o GND e os dois outputs de +5V a resistência anda a flutuar.. sobe e desce até +- 30k..  (entre os +12v e o GND não há resistência..).

O STBY faz mesmo o quê? ou que valores é suposto ter?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #22 em: 28 de Dezembro de 2015, 22:31 »
Tinha referido a resistência da Placa Principal, após os indutores, para saber se ainda se encontra algo em curto.
Os valores que mediste parecem-me bem.

O STBY é para ligares ao GND de forma que a fonte inicie e consigas ler os 12V, de outra forma encontra-se em modo de baixa potência e aí é normal não teres os 12V.

ps: não teria grandes esperanças na reparação da aparelhagem, se não é da fonte pelo que acredito que não seja, então não compensa estar a perder tempo a descobrir onde avariou, claro que se achares interessante podes continuar.
Aproveita e desliga o leitor de CDs, verifica também o amplificador de potência.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Responder #23 em: 02 de Abril de 2021, 13:31 »
 :D Bom, 6 anos depois lembrei-me disto! Ou seja, esta semana peguei nisto que estava a apanhar pó no sotão para tomar a decisão de deitar fora ou voltar a perder algum tempo com ela  ::) optei pela 2ª.

Raspei a parte queimada da PCB, soldei 2 fios e para testar usei uma fonte ATX onde tenho todas as voltagens (+3.3V, +5V, +12V, -12V). Para meu espanto funcionou! Presumo que problema tenha sido mesmo na Fonte.

Voltei a medir as tensões de saída, os 3.3 10V e os 12V não estão nada bem..  o voltímetro nem sabe o que mostrar, aparecem-me valores inferiores meio aleatórios.


Na altura já tinha tirado os condensadores e não estavam muito mal, tirei agora apenas o maior e os valores estão bem (.6 ESR e 72uF). A fonte faz um ruído, tirei este condensador porque me pareceu que vinha dali, mas pode ser outra coisa qualquer. O ruído coincide com as oscilações nas tensões que estão mal..

Sorry por desenterrar este tópico


Update: Afinal não tem nenhuma saída de +3.3V mas sim de +10V! Pensei que fossem 3.3 mas não, a saída "VCC" no esquema diz que são 10V.
« Última modificação: 07 de Abril de 2021, 23:09 por almamater »