collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Compras Aliexpress  (Lida 20413 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Compras Aliexpress
« Responder #60 em: 02 de Outubro de 2021, 01:19 »
Tanto despachos da Europa como China. Se pagas IVA na origem, e o vendedor fizer tudo como deve ser, passa a direito na alfândega

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Compras Aliexpress
« Responder #61 em: 02 de Outubro de 2021, 01:51 »
Nem de prepósito, à menos de uns minutos e enquanto fazia zapping na tv... (mensagem no rodapé)
Parecem duas realidades diferentes ou será mais um caso de desvios de encomendas por parte de alguns funcionários da alfândega Parte II


Tanto despachos da Europa como China. Se pagas IVA na origem, e o vendedor fizer tudo como deve ser, passa a direito na alfândega
Ok, achava que haveria sempre o serviço de desalfandegamento dos 2€ que se teria de pagar aos CTTs, quer tivesse o imposto conforme ou não.
O problema é saber se de facto estamos a pagar IVA na origem ou não, acho que o problema é esse mesmo.

E nas encomendas de fora, alguma continua a vir com segundo autocolante de despacho com remetente na Bélgica? E depois faze-se alguma coisa para que as coisas sejam validadas conforme o que se está a contar  e segundo o site Ali, como exemplo enviar o número de rastreio da encomenda e a factura antecipadamente para os CTTs, ou fica-se à espera da mensagem deles e rezar muito para que considerem a encomenda com os impostos já pagos?

Porque no site do Aliexpress diz e passa uma "factura" após a compra, mas depois, pelos vistos para alguns segundo uns feedbacks anteriores, dizem estar a pagar 2 impostos. Mas como é que a alfândega/CTTs confirmam que os impostos estão já pagos? As encomendas vêm com as facturas expostas? O Aliexpress envia documentação previa? Somos nós que temos de fazer prova antecipadamente antes de termos um aviso de pagamento?  eles assumem que nada está pago e depois ao sermos avisados de termos uma encomenda na alfândega, termos de sermos nós a apresentar a prova de pagamento?


Tenho comprado no Ali apenas mas nem sempre corre bem, se cá em PT eles 'não encontram' a info de que o IVA foi pago tens de desalfandegar, como me aconteceu em Agosto, paguei mais 4.44€ de IVA + Despesas e quando já tinha pago esse IVA na compra.
Mas "agora", acho eu, porque antes não tinha ou então não tinha reparado, o Aliexpress tem um botão novo para descarregar a factura após a compra e o imposto do IVA parece estar correcto nos 23% e não com os tais 19% que o Aliexpress estaria a meter por engano para Portugal, como alguém falou atrás.

Mas e quais +"Despesas", não devia ser só os 2€ pelo serviço que os CTTs cobram para o desalfandegamento que afirmam eles no site e foi dito nos telejornais? Quais são as outras despesas?
« Última modificação: 02 de Outubro de 2021, 02:03 por brunus »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Compras Aliexpress
« Responder #62 em: 31 de Outubro de 2021, 21:17 »
Andei a procura mas não cheguei a conclusão nenhuma.
Vi que a muitos produtos em que o armazém é possível escolher federação russa.

A minha duvida é se escolher federação russa, paga-se alfandega?
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compras Aliexpress
« Responder #63 em: 01 de Novembro de 2021, 21:47 »
Dado que está fora do espaço schengen vais pagar alfândega.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compras Aliexpress
« Responder #64 em: 01 de Novembro de 2021, 21:54 »
Mandei vir umas esferas da China, chegaram vindas da Bélgica e foram entregues sem problema e bastante mais depressa que anteriormente.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Compras Aliexpress
« Responder #65 em: 01 de Novembro de 2021, 22:08 »
Se vier fora do espaço comunitário e pagar IVA na origem, não passa na alfândega, venha da China, Rússia ou São Marino, tanto faz.
A diferença que tenho notado nos prazos de entrega é que as encomendas  registadas chegam mais rápido, mas a sem registo (portes mais baratos) estão a demorar o mesmo.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2021, 22:11 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compras Aliexpress
« Responder #66 em: 01 de Novembro de 2021, 23:21 »
Já me deparei algumas vezes com uma situação curiosa em compras de serviços, nos EUA e, salvo erro, no Canadá.

Dando uma morada de Portugal, na altura de pagar, aparece uma parcela de IVA de percentual de Portugal. Eu desconfio, dou uma morada de Angola e a venda faz-se, sem IVA.

Outro dia, a coisa era automática, provavelmente por IP. Activei uma VPN e testei até encontrar um país em que a empresa não cobrasse IVA. Já não recordo qual foi ele, mas não paguei IVA.

Duvido que alguma vez esse IVA fosse enviado a Portugal.

SC

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Compras Aliexpress
« Responder #67 em: 02 de Novembro de 2021, 09:35 »
No Aliexpress é indiferente o local de onde enviam, tens sempre de pagar Iva (pelo menos é o que vejo).

De resto é como sempre, pode correr bem ou pode correr mal, pelo que li aqui tem estado a correr bem para o pessoal, eu tive azar com uma em Agosto e ainda ando às voltas com eles para me devolverem os 4€ que paguei de IVA + Despesas cá em PT quando já tinha pago o IVA ao aliexpress.

De qualquer forma, já fiz outras encomendas depois daquela e em 2 semanas chegaram a casa sem chatices. Portanto, diria que há mais probabilidades das coisas até correrem bem do que acontecer o que me aconteceu, no entanto, não coloco as mãos no fogo nem pelos Ctt\Alfandega nem pelos Vendedores, se o vendedor nao declara da forma como os Ctt estão à espera (deduzo eu) pedem-te o pagamento do IVA, tens sempre a opção de não pagares e devolvem ao remetente.. (mas como disse, aconteceu-me 1x)