collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Problema com Fonte IcePower  (Lida 1399 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Problema com Fonte IcePower
« em: 30 de Junho de 2021, 10:19 »
Arranjei um Amplificador Audio avariado, trata-se de um Fender Rumble 150 Bass Amplifier Head

Simplesmente não liga. Pelo que verifiquei até agora a fonte (ICEpower 50ASX2) não tem nenhuma saída ativa.. mas é algo mais complexa do que aquelas que tenho tentado reparar e aprender, esta mete mais componentes e tem umas quantas proteções..

Até há alguma informação disponível para ela:
Esquema do Amplificador
Manual da Fonte
Datasheet da Fonte

Problema dos problemas é que não há nenhum esquema de todos os componentes..


Por azar os 3 fusíveis estão todos bem, os 2 condensadores gigantes (lado primário) têm uma tensão de ~150V cada, presumo que até aqui esteja tudo bem.

Do lado secundário, não tenho qualquer tensão, até no Enable Pin que devia de estar com +5V (segundo o manual) tem 0V.

Há um componente que que é uma NTC 5,0 e tem uma resistência de ~5R, o que também está bem.
Os condensadores elect. da placa, medi-os todos e tirei 4 deles e os valores estão dentro do suposto.

Verifiquei no entanto que aquele IC (SG3525) não tem uma tensão correta no pino de alimentação (+Vi), está a oscilar entre 0 e 1.3v

Esse pino 15 está a ligar ao condensador e que por sua vez liga a um circuito onde existe um PNP (BCP53)..


O PNP tem o Emissor ligado à Base através de uma resistência, tem no entanto ~15v tanto no pino Emissor como na Base mas deve ser mesmo assim.. no coletor apenas aparecem ~1.3V e deve ser a causa do IC não inicializar..


Soldei um fio, para testar se o PNP desligava por completo, entre o Emissor e a BASE  e sim, ficou OFF e com 0v no coletor. O multimetro apenas deve estar a apanhar ~1.3v pela fonte estar a ligar\desligar muito rapidamente..

Do lado secundário não vejo nada de errado, não há qualquer tensão, os switching MOSFETs parecem bem:

No modo de Diodo tenho +/- as mesmas leituras entre todos:
D->S   2.68
S-> D  0.52
G-> S  1.62
S-> G  0.57
G->D  1.62
D->G  2.82

Não se ouve nada, nenhum barulho do transformador nada.. parece que ela tem ativa alguma proteção que faz com que não inicialize.. Presumo que este módulo\fonte tenha que ter alguma tensão (mesmo estando desligada do resto do equipamento, pois é assim que tenho testado)..

Alguém já teve alguma fonte destas? Pelo que vejo na Net a marca não disponibiliza mais info e a política é substituir por uma nova e pronto.
« Última modificação: 30 de Junho de 2021, 10:23 por almamater »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Problema com Fonte IcePower
« Responder #1 em: 30 de Junho de 2021, 12:35 »
Há algum curto na saída na fonte?

Algum electrolítico no sub-circuito ligado aos pinos 8 e 9? Se não conseguires medir a ESR, troca-o(s). Confirma o valor das resistências e outros componentes ligados a esses 2 pinos.

Sem o esquema da fonte é muito complicado analisar.Podes fazer algum reverse-engineering e fazer um esquema, ainda que parcial, pode ajudar.