collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84085 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Fluid Clock
« Responder #105 em: 24 de Abril de 2015, 23:35 »
Boas :)


Obrigado @metRo, às vezes as coisas não saem bem depois de muito trabalho, fico um pouco frustrado com isso e dou comigo sem soluções.

Penso que a concentração é importante, seguir as ideias ir resolvendo os problemas da forma mais simples.
Muitas das vezes não precisamos de maquinas para fazer grandes projectos  o fundamental é o nosso objectivo final.

Tento imaginar como será essa peça sei que vai ser transparente que vai ter furos é difícil perceber como vai ser.
Como foi dito aqui imprimir pode não ser tão transparente assim, não tenho filamento transparente mas posso imprimir só tens de arranjar o filamento e o STL.

ps: agora já começo a entender melhor para que servem as 3D Printers, é para fazer bonecos...

Se fosse assim já havia uma fabrica nas Caldas ;D ;D ;D

Bom trabalho ;)

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #106 em: 25 de Abril de 2015, 03:12 »
Já tinha respondido que a cor não interessava e que já estava quase pronto apresentando fotos amanhã.
O funcionamento é do mais simples, como um moinho de água, só que fechado.
Do lado de fora leva um encoder no eixo, servindo para medir o fluxo do liquido que passará por esse moinho.

A probabilidade de isto ficar a funcionar anda pelos 30%, porque teoricamente acho possível, agora passar à prática só insistindo, até porque já me disseram ser impossível isto funcionar...

Agradeço a vossa disponibilidade :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fluid Clock
« Responder #107 em: 25 de Abril de 2015, 09:45 »
Como estavas com problemas com o ser transparente pensei sempre que querias transparente. Se assim não é manda o desenho que imprimo isso :) se a peça for pequena nem levo nada..

Comparando o teu caso com aquele exemplo que te enviei são resinas diferentes, é por isso que não tem bolhas?

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #108 em: 25 de Abril de 2015, 17:44 »
Como estavas com problemas com o ser transparente pensei sempre que querias transparente. Se assim não é manda o desenho que imprimo isso :) se a peça for pequena nem levo nada..
Obrigado, outros projectos se seguirão e quem sabe se não vou precisar de alguma peça mais complicada  :)

Citar
Comparando o teu caso com aquele exemplo que te enviei são resinas diferentes, é por isso que não tem bolhas?
O exemplo que colocaste aqui é com resina expoxi, no meu caso foi com acrílico e plástico vulgar transparente.
Este último é mais flexível e não racha tão facilmente (achava eu)



Pelas furações que levou não foi complicado, tirando a maior que acomoda a hélice porque tem de ser plana a terminação, acabou por rachar à mesma na zona onde encaixam os tubos, como leva um plástico em cima que será colado com cola térmica além dos parafusos, as fugas devem ser os menores dos problemas  :P

obs: os dois transmissores e receptores IR não constam nas fotos, serão mais duas entradas para colocar no micro...
Nisto já vão estes 2 receptores  + 2 encoders dos motores + 2 switchs fim de curso + controle da ponte dupla H + display horário 7seg. + 3 switchs ajustes + RTC I2C + colons via PWM... Vamos ter um micro muito atarefado  ;D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #109 em: 25 de Abril de 2015, 18:07 »
Sim sr, mas que bela engenhoca :D
Concordo com o senso, essas bolhas devem ser de calor a mais.
Mas queres saber exactamente o quê com esse medidor de caudal? Não bastaria teres um led e o receptor e detectar a diferença de opacidade entre os 2 fluídos?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #110 em: 25 de Abril de 2015, 18:54 »
tb n entendo a necessidade da transparencia, e da maneira que está o medidor de caudal, os liquidos vao se misturar todos... era mais facil meter um leitor optico na mangueira e detectar variaçao da cor dos liquidos...se cada segmento tiver o mm comprimento, o caudal é multiplicar os segmentos

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #111 em: 25 de Abril de 2015, 18:57 »
Os chineses até têm algumas coisas úteis (depois de derretidas)  :P
Sim, a intenção é medir o caudal com precisão, irá ser colocado no final porque a pressão é menor e não faz misturas de fluidos diferentes.

Com LEDs já tinha pensado, mas a informação daí obtida não seria útil por vários motivos:
- A quantidade de fluido varia devido a haver ar nas válvulas, coisa que é quase impossível de retirar
- As válvulas não se abrem ou fecham à mesma velocidade, então a quantidade fluido também vai variar
- Os segmentos podem ter vários seguidos de transparência e os LEDs não detetam o que já passou

obs: a transparência era para ficar mais bonito e se ver a hélice a andar, mas isso já coloquei de lado
obs 2: as bolhas começam a aparecer mesmo antes do plástico se começar a derreter mantendo ainda forma original

« Última modificação: 25 de Abril de 2015, 19:03 por dropes »

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #112 em: 25 de Abril de 2015, 21:49 »
A probabilidade de isto ficar a funcionar anda pelos 30%, porque teoricamente acho possível, agora passar à prática só insistindo, até porque já me disseram ser impossível isto funcionar...

Desculpem estar a citar frases minhas mas isto realmente não funciona...
Liguei directamente à saída de água através de um adaptador, então só começa a rodar quando o caudal é razoável, não era isto que pretendia.
O eixo está solto, por isso só podem ser as folgas que tem lateralmente e a água passa por aí.
Se tirar estas folgas o eixo fica preso... e daí, se a água não tiver por onde passar a hélice fará a função dela.

Nisto vou ter de criar novo bloco para que não hajam folgas nem à volta nem dos lados, haja paciência.
Pior de tudo é que não tenho ferramentas para fazer estas peças com a precisão necessária...

Vou estudar outra forma de contornar o problema, mas não desisto :(

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fluid Clock
« Responder #113 em: 25 de Abril de 2015, 22:20 »
Aceitas uma ideia potêncialmente estupida para experimentar?

Coloca um tubo a passar em frente ao sensor de um rato ótico a ver se o sensor detecta o movimento do liquido. Se não for 100% incolor ou tiver bolhas ou impurezas talvez funcione. Sacar depois os dados do sensor é relativamente fácil (a menos que seja uma solução single chip USB sem suporte para PS/2, tem um protocolo série para poderes sacar os dados)

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #114 em: 25 de Abril de 2015, 22:35 »
:)
Vou tentar com este do PC e por isto a bombar, os líquidos são bastante limpos mas não perco nada em experimentar.
Purpurinas à mistura devia ajudar nesse caso  :P
A comunicação ainda era o menos, pois já liguei a câmara de um óptico ao pc por curiosidade:
http://spritesmods.com/?art=mouseeye

A outra solução que tinha em mente era enfiar cola epoxy de modo a eliminar folgas, mas para já vamos ver como funciona o rato  ;D

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #115 em: 25 de Abril de 2015, 23:09 »
Coloca um tubo a passar em frente ao sensor de um rato ótico a ver se o sensor detecta o movimento do liquido. Se não for 100% incolor ou tiver bolhas ou impurezas talvez funcione.

Boa tentativa, mas sem resultados.
É demasiado homogéneo para detectar movimentos, coloquei o rato à velocidade mais baixa com arrastamento, de outra forma estava constantemente a fugir, outra coisa que fiz foi iluminar do lado de trás do tubo, assim não recebia o reflexo do próprio rato.

Deve haver uma forma mais simples de medir o fluxo, pela pressão está fora de questão, peso... naaa, ei de me lembrar  ::)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #116 em: 25 de Abril de 2015, 23:24 »
mas queres medir caudal pra quê? para saber ou ter maneira de formar os segmentos pró comprimento necessario? porquê n usar um caudal constante e igual para cada segmento? se cada segmento for feito de uma só vez (volume da seringa) em cada vai-e-vem faz um segmento com o respectivo volume e passas a fazer de cada vez um segmento em cada movimento, assim ja n precisavas de andar a medir caudais e bla bla.

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #117 em: 26 de Abril de 2015, 00:15 »
Esse é o problema @hugu
Não consigo injectar com precisão o liquido necessário para cada segmento, ainda são 56 segmentos, se tiver uma tolerância de 1mm por cada já não funciona, pois o último estaria 5,6cm fora do sitio.

Em relação à posição dos pistões, consigo ter uma precisão de 0.05mm no movimento do liquido, entretanto existem outros factores como o ar das válvulas e o tempo de reacção delas que me impede de ter valores dentro das tolerâncias admissíveis.

- Os segmentos não são todos iguais
- Não se trata de bla bla bla, para quem é formado em mecânica isso até te fica mal
- Procuro soluções ou não estaria aqui a falar... um pouco mais de entusiasmo  ;)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #118 em: 26 de Abril de 2015, 11:37 »
julgar os outros fica mais mal..mas pronto, ja estou habituado qdo vem smp das mesmas pessoas..

os pistoes sao caseiros logo se n tens tolerancias melhores é porque estás a usar instrumentos que n te permitem essas tolerancias, so n entendo porque nao compras umas seringas e usas as seringas como embolos calibrados logo pro caudal certo de cada segmento(se nao sao iguais, deviam..), porque se tens varios movimentos dos embolos pra encherem apenas um segmento, o erro acumula-se, assim como as bolhas de ar..(ainda pra mais, movimentos tao rapidos dos embolos, cria mta resistencias aos liquidos entrarem no tubo e por isso entra mais ar por este é mais rapido a ser puxado que os oleos). Alem do mais a tubagem tb nao tem precisao de comprimento(caudal) em cada segmento do relogio. Se tens ar é porque nao usas um sistema de liquidos sem ar nas camaras ou porque o ar entra nas folgas dos instrumentos e porque tens moviemntos mto rapdidos nos embolos artesanais..

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #119 em: 26 de Abril de 2015, 11:58 »
Desculpa se fui menos correcto, não te avaliei, apenas não gostei do desprezo que deste do desenrolar deste tópico e que a discussão estava sem sentido quando estou a tentar resolver vários problemas que vão aparecendo.
Se não tivesse problemas também não os colocava aqui ;)

Os pistões estão a funcionar a 100%, o ar como já referi existe apenas nas válvulas, então estas não abrem ou fecham em tempos iguais e isso está-me a estragar as posições. (o ar não chega a entrar na tubagem, sem bolhas pelo caminho)
A resolução dos pistões demorei semanas ou mesmo meses até conseguir resolver, parece simples com uma ponta em teflon, entretanto esta peça está moldada para que exerça uma força exacta nas paredes do vidro, isso foi-me complicado desenvolver e demoro um dia inteiro caso queira fazer mais 2 peças iguais.

Concordo contigo no que toca às peças artesanais, nunca serão tão boas como as que vendem no mercado, não tenho fundos para aplicar nisso e acho tudo demasiado caro para as características que desejo.

Quanto à velocidade é ajustável através da tensão de alimentação do IC H, não é muito critico mas tem limites...
« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 12:01 por dropes »