collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Baterias de Litium  (Lida 3658 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Baterias de Litium
« em: 31 de Março de 2010, 09:45 »
Boas,

Tenho uma duvida.

Para o meu robot, queria agora utilizar uma bateria de lithium pelas vantagens obvias (peso, capacidade, etc).
Estive a ver algumas como por exemplo esta: http://cgi.ebay.co.uk/11-1V-5000mAH-35C-3S1P-Lipo-battery-for-1-10-RC-CAR_W0QQitemZ280484470196QQcmdZViewItemQQptZRadio_Control_Vehicles?hash=item414e2d5db4

No entanto, falei com um amigo que faz aeromodelismo e ele disse-me que nao posso usar isto assim directo, que preciso de "variadores" para limitar a corrente... (eu sei k um variador, varia velocidades em motores... trabalho na área... lol), penso que ele se devia referir a reguladores de tensão talvez... não?
Eu no meu circuito, já tenho 2 reguladores, um de 5V (7805) e um de 3,3V para o comando nunchuck.
Preciso de mais alguma coisa no circuito? Talvez isto?: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6233

Não quero queimar o meu robozinho... heehehe

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Baterias de Litium
« Responder #1 em: 31 de Março de 2010, 10:12 »
Vou tentar ajudar...

1º acho essa bateria demasiado cara, e para as tuas aplicações, uma de 2 células deve chegar (7.4v)...

2º para carregar essa bateria precisas de um carregador especifico, senão arriscas-te a destruir a bateria e possivelmente mais alguma coisa.

3º sobre os variadores/reguladores/etc provavelmente no teu robot ja tens os drivers dos motores, os reguladores com as suas tarefas especificas, etc, pelo que apenas precisa se suportam na sua entrada a tensão que a lipo vai fornecer (completamente carregado terá 4.2v por célula).

Agora uma dica... procura no site da hobbyking lipos de 7.4v que tens la algumas bem baratas, só tens que ver a capacidade que queres...


Abraço

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re: Baterias de Litium
« Responder #2 em: 31 de Março de 2010, 13:25 »
Vou tentar ajudar...

1º acho essa bateria demasiado cara, e para as tuas aplicações, uma de 2 células deve chegar (7.4v)...

2º para carregar essa bateria precisas de um carregador especifico, senão arriscas-te a destruir a bateria e possivelmente mais alguma coisa.

3º sobre os variadores/reguladores/etc provavelmente no teu robot ja tens os drivers dos motores, os reguladores com as suas tarefas especificas, etc, pelo que apenas precisa se suportam na sua entrada a tensão que a lipo vai fornecer (completamente carregado terá 4.2v por célula).

Agora uma dica... procura no site da hobbyking lipos de 7.4v que tens la algumas bem baratas, só tens que ver a capacidade que queres...


Abraço

obrigado.
quanto ao carregador, ja tenho um que o meu amigo me ofereceu, de carrega de 2 e 3 celulas, com balanço

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Baterias de Litium
« Responder #3 em: 31 de Março de 2010, 13:43 »
No entanto, falei com um amigo que faz aeromodelismo e ele disse-me que nao posso usar isto assim directo, que preciso de "variadores" para limitar a corrente... (eu sei k um variador, varia velocidades em motores... trabalho na área... lol), penso que ele se devia referir a reguladores de tensão talvez... não?
Eu no meu circuito, já tenho 2 reguladores, um de 5V (7805) e um de 3,3V para o comando nunchuck.
Preciso de mais alguma coisa no circuito? Talvez isto?: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6233


Os variadores no modelismo, são compostos por um controlador de velocidade e potência para os motores. Teem normalmente um micro e mais a parte de potência a mosfets, e outras protecções. Recebem os dados PCM do rádio, e convertem para velocidade.
Por vezes são quatro mosfets ligados em ponte-H, que controlam muito bem o motor. E o facto de ter microcontrolador, tem matemática para ajudar a reduzir consumos e aumentar a vida do motor.

Podes ligar as baterias de Li directamente ao teu sistema, via os teus reguladores de tensão escolhidos. Se queres limitar os gastos energéticos, aconselho a não usar os 78xx, porque são muito comilões.
Há várias alternativas que têem correntes residuais muito pequenas.

E presumo que as baterias de Li tenham controlador interno, que as desliga quando a sua tensão está abaixo do valor de segurança?
Se não tiverem, tens que acautelar essa situação, para não as perderes prematuramente.

As baterias Li não gostam de descargas profundas. Se baixam demasiado da tensão de segurança... lá vão muitos ciclos à vida.


Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Baterias de Litium
« Responder #4 em: 31 de Março de 2010, 17:00 »
Pois, esqueci-me disso...

As lipos nao podem baixar dos 3v por celula, e nao maioria nao teem essa tal protecçao que dizes, mas ha uns buzzers no ebay, bem baratos e que avisam quando a bateria chega ao limite minimo...

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Baterias de Litium
« Responder #5 em: 31 de Março de 2010, 19:53 »
Podes fazer esses avisadores com uns amplificadores-operacionais de baixo consumo, que te alertam instantaneamente que o nivel baixe.

Convem que tenham alguma inteligência à frente, porque senão picos de corrente normalmente baixam ligeira e momentaneamente a tensão.