collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: trocar transistores por array  (Lida 3058 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
trocar transistores por array
« em: 15 de Setembro de 2011, 12:21 »
Boas
Ando a tentar começar a fazer um cubo de LEDs, primeiro um pequenino sendo o objectivo depois chegar a este 8x8x8:
http://www.instructables.com/id/Led-Cube-8x8x8/

Por enquanto ando a traduzir este instructable para português treinando assim o meu Inglês e ficando a conhecer a estrutura e programação de um cubo destes.
A minha dúvida por enquanto prende-se com os transistores usados (http://www.instructables.com/id/Led-Cube-8x8x8/step39/Build-the-controller-Transistor-array/)
será possivel trocálos por um ci do tipo do ULN2804 para poupar espaço e simplificar no desenho da placa, será que alguém me consegue indicar se sim e qual o mais indicado ou que caracteristicas devo procurar.
Este é a URL para o esquema da placa onde estão os transistores no instructables:
http://www.instructables.com/files/orig/FJ4/7RE1/GICYB6CI/FJ47RE1GICYB6CI.png
a sua função é ligar cada uma das camadas de LEDS ao Ground quando é necessário activar a respectiva camada
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 12:29 por artur36 »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: trocar transistores por array
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2011, 12:28 »
Boas parece que encontrei uma alternativa, os ULN28xx não me parecem funcionar, pois a sua ligação comum segundo a datasheet[ seria ao VCC e não funcionando assim com o esquema que quero reproduzir pois necessito que a ligação comum dos transistores seja ao GROUND. Depois de alguma investigação mais aprofundada sobre as caracteristicas e funcionamento dos transistores (até então apenas conhecia o modo base como funcionavam, se é dada uma pequena corrente na base passa a haver passagem de corrente entre o emissor e o colector, e que existiam pelo menos 2 tipos, PNP e NPN mas desconhecia as diferenças) cheguei à conclusão que necessitava de uma ponte PNP e não uma NPN como as ULN28xx após uma ajudinha do google descobri a UDN2981 que me parece fazer tudo o que eu preciso, se estiver errado agradecia que me corrigissem por favor.

Já agora alguèm me consegue dar as fórmulas que me permitem saber através das caracteristicas dos LEDs que vou usar qual a corrente de saída (Iout) minima que necessito que os transistores disponibilizem para o melhor desempenho (luminosidade) no pior cenário (64 LEDs, toda uma camada, ligados ao mesmo transistor e a "sugar" corrente)

Desde já obrigado