collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Fonte Alim. Oscila\Defeito  (Lida 1952 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Fonte Alim. Oscila\Defeito
« em: 21 de Julho de 2018, 09:35 »
Em tempos (há uns anos) criei este tópico, uma LG Micro Hifi que queimou. Agora resolvi pegar novamente nisto para ver se vai para o lixo ou não  ::)

Na altura medi as voltagens de +5V e +12V e já não estavam muito certas.. mas agora fui a medir novamente e está pior, tudo descontrolado.

Abri um novo tópico porque neste momento é mesmo um problema da fonte e gostava de saber quais são as causas comuns para isto acontecer numa fonte deste tipo.

Encontrei também o manual certo para este equipamento (LG_XA14): Link Na página 37 está o esquema da fonte.

Fiz um vídeo com as medições nas saídas 5V, 12V e supostamente 10V (segundo a datasheet):


Mais no fim do vídeo gravei um ruído cíclico, parece que sai do condensador grande, mas não tenho a certeza.

Já retirei todos os condensadores, substituí todos os de 16V 1000uF porque estavam ligeiramente abaixo mas nada de mais. O condensador grande é de 450V 68uF e ao medi-lo tem 102uF e .63R de ESR. Parece bem.. será o transformador?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Fonte Alim. Oscila\Defeito
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2018, 09:49 »
Algumas fontes precisam de carga para estabilizar, não será o caso?

A minha experiência diz-me que o mais comum pifar são os condensadores, transistores de potência (que no teu caso funcionam senão não tinhas saída) e a referência de voltagem (tl431 ou similar), que também não deve ser senão não tinhas saída.

Nunca encontrei uma que tivesse sido do transformador.

Se não for falta de carga, estando a oscilar apontava para condensadores. Os que meteste novos são de confiança ou do eBay?

PS: com multímetro pode estar muita coisa a passar-se nesse sinal que não vais ver. Mete-lhe um osciloscópio se tiveres, para isso mesmo aqueles dos kits baratos serve. Pode estar a oscilar, pode ter uma onda sobreposta, ou pode estar a fazer shutdown e restart rapido, tudo diferente.
« Última modificação: 21 de Julho de 2018, 09:54 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte Alim. Oscila\Defeito
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2018, 14:05 »
Por acaso (ainda) não tenho nenhum osciloscópio, tenho de arranjar tenho.

Gostava imenso de aprender a ver estas fontes, por isso ainda a tenho aqui assim como outras. Vou vendo uns vídeos e lendo uns PDFs sobre fontes chaveadas e assim, mas sinto que não sei tudo o que queria\devia saber sobre elas e a função de cada componente..

Mas se calhar vou remover todos os componentes e testá-los todos..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte Alim. Oscila\Defeito
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2018, 14:14 »
Não vi o vídeo, mas já reparei várias fontes AC-DC e as causas típicas que me aparecem são

- O integrado controlador pifado
- Diodo rectificador no secundário do transformador em curto

O integrado às vezes pifa porque algum circuito que alimenta entra em curto (lembro-me de um em que um circuito tinha um zener de protecção na alimentação e esse zener entrou em curto).

Já sabes que tens que ter muito cuidado com os condensadores no primário, descarrega-os e *mede-os sempre* (quer tenhas acabado de os descarregar ou não*) antes de mexer. Eu costumo usar óculos de protecção quando mexo nestas cenas. Nunca me rebentou nada, mas já reparei fontes em que o integrado tinha literalmente explodido.


*Já reparei um inversor de um ar condicionado que devido ao problema que tinha os condensadores não descarregavam (não havia carga nos caps nem resistências de descarga). 7.5mF a 320V (isto é mais energia que uma bala duma Colt .45); ao fim de 1 semana completamente desligado da rede eléctrica aquilo ainda tinha mais de 200V.
« Última modificação: 21 de Julho de 2018, 14:25 por Njay »