collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Artigo 11, 13 e os restantes  (Lida 13309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Artigo 11, 13 e os restantes
« em: 04 de Dezembro de 2018, 20:14 »
Acabar já sabemos que não vai acabar, mas que vai perder qualidade e liberdade isso vai de certeza. Qual é a V/opinião?

Cumps

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2018, 01:07 »
Provavelmente a solução será arranjar uma VPN e publicar no Brasil ou nos EUA.

Estou a pensar abrir outro canal e fazer alguns trabalhos em inglês para o Youtube.

Já experimentei e as VPNs funcionam bem (https://www.cyberghostvpn.com/en_GB/).

Entretanto já diversifiquei para o bit.tube e bitchute.com. Está a acabar-se-me a pachorra para aturar estes tontos 'regulamentadeiros'.

Não é de espantar que entretanto surjam empresas para curto-circuitar todo este disparate. Vai ser como as tretas de regulamentos sobre o SPAM e sobre os cookies. Desde que se puseram com as tretas de termos que conhecer as políticas de cookies que o plugin "I don't care about cookies" e o "cookies auto delete" resolveram o problema no FireFox.

SC

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2018, 01:19 »
A coisa que parece mais preocupante é mesmo as empresas fora da EU fartarem-se da palhaçada e barrarem os seus serviços/sites..

Montes de jornais USA simplesmente apresentam uma página a dizer que não concordam com o GDPR e que podes fechar a página, exemplo:

http://www.tribpub.com/gdpr/latimes.com/
Unfortunately, our website is currently unavailable in most European countries. We are engaged on the issue and committed to looking at options that support our full range of digital offerings to the EU market. We continue to identify technical compliance solutions that will provide all readers with our award-winning journalism.

Agora foi um breach do tamanho do mundo no Quora, se a UE for para a frente com multas, são centenas de milhões, o Quora pode simplesmente deixar de funcionar na UE, podes usar uma VPN, mas vais ter de ter uma identidade 100% não EU para usufruir de um site que decida deixar de nos servir.

Agora imagina que é a Google que decide fazer isso?

Já estás a pagar 24€ ou lá quanto é por cada Android vendido cá á pala de multas e touradas entre Google e EU.

Não sou tecnicamente contra, principalmente com as palhaçadas fiscais em que pagam 0.0x% de taxas sobre o que vendem e lucram milhões.


E depois tens o lado de que os euro-deputados são umas bestas ignorantes que se dão ao luxo de dizer não entendo a lei nem quero saber de emails nenhums de ninguem a reclamar, votei que sim e que se f....

Receber 10k € mensais e dizer com gosto que não sabe fazer o trabalho que lhes compete  8)
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2018, 01:27 »
Resumindo, censura no seu pleno!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2018, 01:33 por edeweld »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2018, 02:42 »
É. Isto está a ficar feio. Os gajos de Bruxelas convenceram-se que podem, por via da papelada, tornar possível o que lhes der na real gana. O A4 aguenta tudo, mas apenas no reino do A4.

Espero estar enganado e que tudo não se esteja a encaminhar para uma zanga de todos contra todos. Há quem diga que simultaneamente a ter-se tornado demasiado grande para poder falhar o penedo se tornou grande o suficientemente grande para se tornar impossível não estoirar.

Eu sou do tempo do botas mas eu era muito pequeno. Quanto ao que se lhe seguiu (entretanto fui crescendo), a falta de liberdade política parece-se hoje com a falta de liberdade económica. Entretanto, a liberdade política está a seguir o caminho da liberdade económica. Basta ver a reacção dos gajos do aparelho a quem vota fora do baralho que eles entendem como o bom. Ouvem-se hoje reacções oriundas de Bruxelas idênticas às do tempo dos deputados da União Nacional.

A coisa tá sombria.

SC

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #5 em: 05 de Dezembro de 2018, 03:15 »
É. Isto está a ficar feio. Os gajos de Bruxelas convenceram-se que podem, por via da papelada, tornar possível o que lhes der na real gana. O A4 aguenta tudo, mas apenas no reino do A4.

Espero estar enganado e que tudo não se esteja a encaminhar para uma zanga de todos contra todos. Há quem diga que simultaneamente a ter-se tornado demasiado grande para poder falhar o penedo se tornou grande o suficientemente grande para se tornar impossível não estoirar.

Eu sou do tempo do botas mas eu era muito pequeno. Quanto ao que se lhe seguiu (entretanto fui crescendo), a falta de liberdade política parece-se hoje com a falta de liberdade económica. Entretanto, a liberdade política está a seguir o caminho da liberdade económica. Basta ver a reacção dos gajos do aparelho a quem vota fora do baralho que eles entendem como o bom. Ouvem-se hoje reacções oriundas de Bruxelas idênticas às do tempo dos deputados da União Nacional.

A coisa tá sombria.

SC

Enfim, não se aprende nada! Falo por mim. Por muito que queira seguir a política não consigo! A notícia é tanta e com tanta troca de palavras que para o cidadão comum a participação deste na decisão da câmara ou de outro qualquer órgão público é quase inexistente.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2018, 09:21 »
Eu, pelo que li, estou tranquilo.

Vejo duas possibilidades a acontecerem:
- nada... porque a burocracia e implementar medidas é lento.. implementar sistemas de controlo é muito custoso.
- grandes companhias que alojam conteudos implementam as normas à risca e os utilizadores EU migram para outras novas plataformas.

Em qualquer dos casos "na internet eu confio!" :)

Por outro, o que originou estas leis foi a "necessidade de proteger autores", autores que sentem que precisam de ser protegidos ... sejam la o que isso for.
A maioria dos exemplos que deram são autores "antigos". Hoje em dia os autores exploram a internet de maneira diferente.

Peguemos num exemplo.
Se calhar hoje em dia com estas leis, a internet não podia partilhar ( sem restriçoes ) o video da actuaçao na TVI da "Maria Leal".
Será que a "Maria Leal" iria ter tantas marcações na aguenda como tem?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Leal
"O vídeo da sua participação musical no programa da TVI tornou-a num fenómeno da internet, arrecadando mais de 3 milhões de visualizações no YouTube em menos de um ano. O vídeo foi, também, o mais visto pelos portugueses no YouTube em 2016."
"Com o sucesso do single, a cantora-empresária foca-se na indústria musical, fazendo inúmeros espetáculos em discotecas do norte ao sul de Portugal e nos principais destinos europeus dos emigrantes portugueses, como França, Luxemburgo, Suíça e Inglaterra.[4] Na sua agenda, estão também concertos nos Estados Unidos, Canadá e Austrália."

Uns artistas preocupam-se em receber os pózinhos todos dos seus direitos autorais, outros procuram chegar ao maior numero de pessoas e tirar partido disso (eg agenda cheia de concertos, divulgaçao para trabalhos, etc)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #7 em: 05 de Dezembro de 2018, 09:50 »
Concordo contigo.
As plataformas tradicionais de direitos de autores estão moribundas, só ainda não se deram de conta disso, e infelizmente ainda tem demasiada influencia e tentam atravancar as evoluções relativas à partilha (Artigo 13, lei da cópia privada, bloqueio de sites (LOL, por DNS)), mas é uma guerra que já perderam.

Os artistas de olhos mais abertos abraçam as novas tecnologias, e já descobriram há muito que não é com as esmolas que as editoras lhes pagam pela venda de discos que ficam ricos, mas com salas de concerto cheios. Hoje qualquer um monta um estúdio de qualidade em casa por meia dúzia de tostões (saber utilizá-lo devidamente é outra história), e a distribuição se quiserem é gratuita.

As musicas e vídeos mais "pirateados" são os de maior sucesso, e acabam por outras vias por ser os mais lucrativos para os autores. E não faltam exemplos por aí em todas as artes.


Ainda estou à espera da reportagem da outra Leal famosa (a Ana Leal) sobre a SPA, não tem como não ser uma instituição podre de corrupção e influencias até ao tutano.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #8 em: 05 de Dezembro de 2018, 13:54 »
É por DNS, mas os modems/routers actuais das operadoras não te permitem mudar o DNS, para muita gente chega para bloquear o acesso.

Podes mudar o DNS no pc, mas nos telemóveis não é tão simples, e tambem não dá para utilizar pi-hole de forma decente/automática, tenho em casa pi-hole pendurado num B4000 da Vodafone, painless, na casa perto do trabalho, com fibra e o power router da Meo/Altice/Pt/lá como se chama hoje, pi-hole só se andar a mudar dns á mão, e o DHCP do power router nunca desliga totalmente por causa da treta de rede guest que fica lá sempre e atrofia em alguns pc's, solução é mudar para modo bridge e usar um router meu, mas não vou torrar 120€ ou mais num router com AC decente, sim é facil de dar a volta caso a caso, mas lixa muita opção mais limpa..

Direitos de autor em que o autor vê centimos por unidade, filmes a vender mais de um bilião numa semana e darem "prejuizo" (hollywood accounting...), com direitos sobre os mesmos de 70 ou 120 anos, é atrasado, isso e a moda de cada estudio ter um serviço de stream, esperem ai, vou já subscrever 10 serviços a 14€ cada um..

A internet está muito comercial, e mesmo forums/info mais á solta já foi algo mais comum, não sei, tem um feeling diferente do que era á 10 anos..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #9 em: 05 de Dezembro de 2018, 16:13 »
Não conhecia o pi-hole, interessante!

Para telemóveis quando preciso agora uso o "1.1.1.1" (app!) e nada a apontar!

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2018, 08:49 »
Amigos,
acabei de ler este tópico e senti-me completamente desinformado sobre a atualidade.
Podem sumarizar o que significa o assunto "Artigo 11, 13 e os restantes"?

Obrigado

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2018, 09:12 »
O artigo 13 é uma lei da UE em processo de aprovação que obriga os sites de conteúdos (FB, Insta, YouTube) a vetar os uploads em termos de direitos autorais  antes de serem disponibilizados ao público.
O "pânico" é porque não há nenhum sistema atualmente capaz dessa tarefa, e as tentativas de sistemas parecidos só dão cagada (é procurar youtubers a queixarem-se de copyright claims, fotos de domínio público censuradas no FB, etc). Detetar semelhanças entre conteúdos é a parte fácil, difícil  é distinguir "fair use".
A consequência é que porque a lei está desenquadrada da tecnologia pode levar aos sites a mandar tudo à merda para evitar as multas que a UE tão gosta de impor.

É a minha interpretação do que fui lendo aqui e ali, mas pode estar errado porque tenho aversão a politiquês.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, 09:17 por jm_araujo »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2018, 09:29 »
@jm_araujo,
obrigado pelo esclarecimento

Direitos de autor...

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2018, 10:00 »
...é procurar youtubers a queixarem-se de copyright claims...

sim, já reparei nisso e até fiquei com a noção que estava efectuado de uma maneira "agressiva" pela maneira como os youtubers comentam


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Responder #14 em: 06 de Dezembro de 2018, 10:01 »
Nem de propósito: