collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Base de Aquecimento  (Lida 6314 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ptpaulinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
    • Metricanswer
Base de Aquecimento
« em: 28 de Dezembro de 2012, 23:52 »
Boa noite a todos,

Antes de mais, gostaria de felicitar o vosso fórum/site pela excelente qualidade de artigos tanto para iniciantes como para utilizadores avançados de robótica/electrónica.

Sendo 100% sincero, digo-vos já que não percebo nada de robótica nem electrónica nem programação, embora ande há alguns anos a tentar aprender algumas linguagens de programação.

Preciso da vossa ajuda com uma solução que preciso de apresentar apenas não sei que hardware precisarei mas vou passar ao projecto própriamente dito.

Então é assim, preciso de uma base o mais pequena possível que contenha uma bateria ligada a um pequeno aquecedor estando estes dois ligados a uma micro board (arduino?!?!?), estes aparelhos poderiam ter ou não um pequeno termostáto e o arduino teria que ter uma aplicação para android/iOS para controlar a temperatura.

Li e visualizei o IOIO for Android, a tecnologia usada para comunicar entre o aparelho e o smartphone é Bluetooth, mas pode ser wi-fi.

a solução teria que ter de comprimento máximo 15cm, de largura 5cm e de altura 1cm ou 1,5cm no máximo.

Preciso da vossa ajuda para ver se esta solução tem "pernas para andar", podendo inclusive, caso obtenha, haver remuneração pela ajuda obtida.

Espero ter-me explicado e mais uma vez obrigado pelo vosso suporte.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Base de Aquecimento
« Responder #1 em: 29 de Dezembro de 2012, 00:12 »
Base de aquecimento?
E que temperatura estamos a falar, e para aquecer que massa?
E durante quanto tempo tem essa temperatura de ser mantida?
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Base de Aquecimento
« Responder #2 em: 29 de Dezembro de 2012, 00:13 »
tem que ser a bateria, nao pode ser ligado a 220v? e qual a potencia de aquecimento que pretendes?


cumps

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Base de Aquecimento
« Responder #3 em: 29 de Dezembro de 2012, 01:22 »
que elemento aquecedor está a pensar usar? uma célula de peltier? e bateria com que capacidade?

o projecto tem um proposito ou pretendes apenas fazer um trabalho de controlo de tempª com um arduino e com controlo via tlm?
queres aquecer o ar? algum objecto? liquidos?...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Base de Aquecimento
« Responder #4 em: 29 de Dezembro de 2012, 01:27 »
Peltier para aquecer não me parece a melhor ideia, como é que arrefeces o lado frio?
Para além de que precisa de quantidades industriais de energia, nada como uma resistência de potência, ou mosfets.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Base de Aquecimento
« Responder #5 em: 29 de Dezembro de 2012, 15:06 »
O lado frio não se arrefece lol, liga-se a uma bateria, um dos lados aquece e do outro arrefece, os inconvenientes são o extremo consumo e o preço destas plaquinhas.

Nada como umas resistências de potência ou uma placa de torradeira, mas para isso tem de se saber a sua aplicação.
Para o arduino comunicar via bluetooth, basta uma XBee shield.

O jorge_rc tem razão numa coisa, quando se fala de aquecimento o melhor é estar ligado à rede eléctrica, o consumo é grande.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Base de Aquecimento
« Responder #6 em: 29 de Dezembro de 2012, 18:33 »
ha uns sistemas aquecedores de mãos ou de bolso k usam tipo 2 ou 3 pilhas ou combaterias recarregaveis... tvz comprando uma cena dessas e abrir e meter dpx um sensor de tempª e um sistema de on/off automatico...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Base de Aquecimento
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2012, 19:42 »
O lado frio não se arrefece lol, liga-se a uma bateria, um dos lados aquece e do outro arrefece, os inconvenientes são o extremo consumo e o preço destas plaquinhas.

Nada como umas resistências de potência ou uma placa de torradeira, mas para isso tem de se saber a sua aplicação.
Para o arduino comunicar via bluetooth, basta uma XBee shield.

O jorge_rc tem razão numa coisa, quando se fala de aquecimento o melhor é estar ligado à rede eléctrica, o consumo é grande.

Um TEC é basicamente uma bomba de calor, se o lado frio não for arrefecido o lado quente não aquece assim tanto como isso.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Base de Aquecimento
« Responder #8 em: 29 de Dezembro de 2012, 23:17 »
O lado frio não se arrefece lol, liga-se a uma bateria, um dos lados aquece e do outro arrefece, os inconvenientes são o extremo consumo e o preço destas plaquinhas.

Nada como umas resistências de potência ou uma placa de torradeira, mas para isso tem de se saber a sua aplicação.
Para o arduino comunicar via bluetooth, basta uma XBee shield.

O jorge_rc tem razão numa coisa, quando se fala de aquecimento o melhor é estar ligado à rede eléctrica, o consumo é grande.

Um TEC é basicamente uma bomba de calor, se o lado frio não for arrefecido o lado quente não aquece assim tanto como isso.
havia uns frigorificos que funcionavam com uma vela acesa na parte debaixo d mm..(eu n conheci esses frigorificos), mas eles para fazerem frio, tinham de ter um pavio acesso por baixo dele.. :P parece inelogico, mas um frigorifico é uma bomba de calor, mas em vez de aproveitar-se o calor, aproveita-se a parte "fria" do sistema..a parte em que se retira calor do sistema.. claro k os sistemas electricos funcionam de maneira diferente, mas na vez de usar um fluido usam os electroes/corrente pra transportar o calor dum lado para o outro..

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Base de Aquecimento
« Responder #9 em: 30 de Dezembro de 2012, 00:46 »
O lado frio não se arrefece lol, liga-se a uma bateria, um dos lados aquece e do outro arrefece, os inconvenientes são o extremo consumo e o preço destas plaquinhas.

Nada como umas resistências de potência ou uma placa de torradeira, mas para isso tem de se saber a sua aplicação.
Para o arduino comunicar via bluetooth, basta uma XBee shield.

O jorge_rc tem razão numa coisa, quando se fala de aquecimento o melhor é estar ligado à rede eléctrica, o consumo é grande.

Um TEC é basicamente uma bomba de calor, se o lado frio não for arrefecido o lado quente não aquece assim tanto como isso.
havia uns frigorificos que funcionavam com uma vela acesa na parte debaixo d mm..(eu n conheci esses frigorificos), mas eles para fazerem frio, tinham de ter um pavio acesso por baixo dele.. :P parece inelogico, mas um frigorifico é uma bomba de calor, mas em vez de aproveitar-se o calor, aproveita-se a parte "fria" do sistema..a parte em que se retira calor do sistema.. claro k os sistemas electricos funcionam de maneira diferente, mas na vez de usar um fluido usam os electroes/corrente pra transportar o calor dum lado para o outro..


E ainda existem Hugo, Com velas ou petróleo já é raro de se encontrar, mas a maioria dos frigoríficos de bar dos hotéis funcionam com esse sistema, só que ao invés da chama utilizam uma simples resistência eléctrica controlada por um termostato.
O sistema de climatização na zona da antiga expo 98, é feito por alguns chillers de absorção, que aproveitam o calor desperdiçado de uma mine central termoeléctrica para baixar uma parte da temperatura da agua e depois é complementado por chillers de compressores.
Os frigoríficos de casa tem um compressor eléctrico para fazer circular o fluido refrigerante.
As geleiras de campismo costumam trazer peltiers.

Acho que o senso, não utilizou o termo certo, o que é preciso é ventilar o peltier para o aquecer senão congela e deixa de fornecer calor e ou não fornece o que pode.
PDI

Offline ptpaulinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
    • Metricanswer
Re: Base de Aquecimento
« Responder #10 em: 02 de Janeiro de 2013, 00:49 »
Boa noite,

O objectivo é instalar este sistema num par de sapatos de modo a aquecer os pés e termos controlo da temperatura no telemóvel, por isso ter que ser o mais pequeno possível e mais fino possível.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Base de Aquecimento
« Responder #11 em: 02 de Janeiro de 2013, 01:09 »
Boa noite,

O objectivo é instalar este sistema num par de sapatos de modo a aquecer os pés e termos controlo da temperatura no telemóvel, por isso ter que ser o mais pequeno possível e mais fino possível.

:) tb me lembrei disso! mas pensei k kerias algo mais calorifico!..
é um projecto de escola? ou queres fazer mm pra ti?

Existem umas palmilhas com aquecimento via usb....tipo do género destas luvas que vendo na webloja g7: http://www.g7electronica.net/pt/hi-tech/127-luvas-usb.html

aquilo (nas luvas) são dois fios, k devem ser do tipo de material das torradeiras (fio de tungstênio) embrulhado num tecido pra disperçao do calor, co usa as ligaçoes usb (500mA) aquilo aquece sem keimar... qto às palmilhas é a mm coisa...ja encomendei umas pra eu experimentar mas ainda nao as recebi...

O que podes fazer é arranjar um sistema de bateria portatil de modo a controlar o debito de corrente pra aumentar e diminuir a tempª de aquecimento... tvz inventar um cinto onde colocar as baterias e dpx um sistema de carregamento à noite de modo a carregar durante a noite e estar pronto pra durar um dia de trabalho.. digo eu n sei! tb ja pensei em calçado com aquecimento proprio por energia cinetica ou por baterias, mas nunca desenvolvi nada...só ideias!..  8)

Offline ptpaulinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
    • Metricanswer
Re: Base de Aquecimento
« Responder #12 em: 02 de Janeiro de 2013, 14:07 »
Boas,

Ogrigado pelas respostas.

Não é projecto de escola, já não tenho idade para andar na escola ;)
É um projecto pessoal mesmo, Tenho conhecimento dessas palmilhas sim, mas a ideia era remover essa palmilha e aplicá-la directamente no sapato. Uma palmilha, como por exemplo da Thermacell, fica bem numa sapatilha mas num sapato clássico fica enorme.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Base de Aquecimento
« Responder #13 em: 02 de Janeiro de 2013, 15:02 »
Boas,

Ogrigado pelas respostas.

Não é projecto de escola, já não tenho idade para andar na escola ;)
É um projecto pessoal mesmo, Tenho conhecimento dessas palmilhas sim, mas a ideia era remover essa palmilha e aplicá-la directamente no sapato. Uma palmilha, como por exemplo da Thermacell, fica bem numa sapatilha mas num sapato clássico fica enorme.

És dono ou fabricante de sapatos?
Eu pelo que tenho visto, parece-me incrivel ainda nenhum fabricante de calçado tenha feito algo do genero! na vez de ter solas com camaras de ar para amortecer, pk n ter um sistema do tipo alkelas lanternas de apertar o botao k faz rodar umas rodas la dentro e gerar energia electrica a partir dum pekeno dinamo k carrega um super cap pra alimentar os leds da lanterna, sabem? e usar um sistema de aquecimento? assim em cada passo k dávamos, iamos carregando o super cap e com a energia gerada aquecendo ou refrigerando a palmilha?! eu ja ando com esta ideia faz mtos anos, e parece-me quase impossivel k nao alguem tenha pensado tb e k n tivessem ja iventado tal coisa!?..

Offline ptpaulinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
    • Metricanswer
Re: Base de Aquecimento
« Responder #14 em: 02 de Janeiro de 2013, 16:48 »
Hugu,
Tens PM