collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Insuladora com leds UV  (Lida 27266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #15 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:20 »
se calhar vcs conseguem ler mais do que aquilo que eu consigo, peço desculpa, mas continuo a dizer que na bibliografia estão todas as respostas às questões do kast.

n te respondi ao numero de leds e distancia a que estes devem estar uns dos outros e da placa?! BIBLIOGRAFIA! eu deixei aí um site que diz tudo sobre isto.

os leds (não sei se correspondem, os teus, mas os meus sim) têm um raio de acção de 20 graus. se sabes fazer contas, sabes que dependendo da altura que disponhas (da caixa que hás-de arranjar) terás que regular a distancia entre leds. no site que te disponibilizei, e pelo qual me guiei, a distancia entre leds era de 2,5 cms (aproximadamente), para uma altura de 8~9 centímetros de distancia entre a placa de leds e a placa a imprimir. se quiseres pôr os leds todos lado a lado consegues reduzir esta altura, conforme podes confirmar pelo teorema de pitágoras - matemática simples.

insisto: quais são as tuas duvidas? mas duvidas que ainda não tenham sido respondidas, porque estamos a repetir-nos..

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #16 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:32 »
Epá ... pronto ... deixa lá isso das dúvidas.

Disseste
Citar
fiz o prototipo, funcionou, desmontei e agora preciso dum lcd para fazer o projecto final..

Chegaste a impressionar alguma placa ? Quanto tempo de exposição usaste ?

Os valores do site que indicaste não batem certo com os valores do artigo da elektor. Daí que precise de saber isto.

Obrigado pela ajuda.

Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #17 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:41 »
se não tens mais duvidas, é porque, afinal, as li todas.. optimo.

disse que pus o protótipo a funcionar, mas ainda não testei com 'impressionar' nenhuma placa. o tempo de exposição, conforme é dito no site que postei, é (se não m'engano) de 5~6minutos.

a placa dos leds que está nesse site, foi feita com uma insuladora igual. e aquela placa parece-me bastante bem. partilhamos a mesma opinião?

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #18 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:51 »
LOL, eu não disse que já não tinha dúvidas, disse para não ligares a isso.  ;)

Citar
a placa dos leds que está nesse site, foi feita com uma insuladora igual. e aquela placa parece-me bastante bem. partilhamos a mesma opinião?

Yep

Só espero que a minha também fique assim.

Mais logo coloco aqui algumas fotos do andamento dos trabalhos .
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #19 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:07 »
um bocado de informação,

na 1º pesquisa que fiz :P

http://www.ledsupply.com/l3-0-u5th15-1.php?gclid=CJH6lIzGjaYCFcMq3wodfmVUmw

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #20 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:09 »
Ebay.com é capaz de ficar a menos de metade desses preços.
Avr fanboy

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #21 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:11 »
o kast disse na primeira mensagem deste tópico que já os comprou..

os meus foram 100 e ficaram por menos de 20 euros..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #22 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:13 »
Avr fanboy

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #23 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:19 »
não é bem assim.. pk tu tás a guiar-te pelo preço mais baixo para uns leds qq.. e os que eu comprei são de 7000mcd a 400nm..

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #24 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:22 »
Eu foi ebay que arranjei, pelos 400um,7000mcd ~30º mas tenho de colocar a uma altura considerável para conseguir uma exposição uniforme... com os flat conseguia melhor! embora esses tivessem apenas 4000mcd mas lá está um ângulo muito superior de incidência! o maior erro terá sido ter usado o mesmo espaçamento, foi feita meia à pressa  ::)
Por isso vê bem essa parte do ângulos, e não faças logo tudo sem comprovar as contas com um teste prático com meia dúzia de leds...

Ei, não é por nada mas essa cena onde vieram os leds é igual à que veio para mim e tmb da Jeled Electronics :D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #25 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:24 »
digo eu que uma boa forma de comprovar que a luz é uniforme, é montar os leds numa pcb e dps meter-lhes uma folha de papel branca, normal, em cima, e ir subindo, até a teres uniformemente iluminada.  tyran, tu que tens a tua montada, o que achas disto?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #26 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:34 »
Eu sei que não andei a selecionar, mas tenho a certeza que encontras os que precisas, basta pesquisar um pouco.
Avr fanboy

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #27 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:38 »
Sim foi isso mesmo que fiz mas como já tinha os leds soldados apenas pude corrigir os "entortamentos" por assim dizer... O ideal seria calcular os espaçamentos correctos nem que com aproximação grosseira e depois na prática fazer a aproximação fina...

Epah sinceramente é muito porreiro! Tem umas coisas desagradáveis... o método que dá trabalho embora por milagre tenha descoberto uma maneira que apressa IMENSO (já falando no processo de corrosão do cobre) mas ainda tive tempo para retestar...
as pcb's que já vem pré-sensibilizadas são bastante finas o que não gosto muito e dá aso a dobras ao segurar as pcb no torno para proceder à furação... depois a furação em casa é preciso estar atento senão depois um furo desviado é muito difícil de corrigir...
Perdi muito tempo nos minutos de exposição ideais, o que se torna mesmo muito aborrecido e me roubou muito tempo pois precisava de à volta de 15-20 minutos julgo eu, e deparei-me que tempo a mais desde que nada por aí além não traz problemas, pelo menos aparentes...

O espaçamento mínimo que consegui não sei agora de cor (posso ir ver) mas foi muito bom e foi mínimo porque bastou, ainda conseguia ir mais além... mas não quis arriscar ter de fazer de novo pois era para um barramento SPI e as velocidades podiam ser problema lol

Amanha vou ver se me lembro de procurar umas fotos que tirei para um adaptador para o rfm12 porque não tinha mais adaptadores e precisei de fazer uns para um trabalho...

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2010, 23:41 por Tyran »

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #28 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:46 »
Aqui vai uma foto das placas perfuradas com quase todos os Leds.

Espaçamento entre leds de 3cm.


Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #29 em: 27 de Dezembro de 2010, 23:48 »
kts cms entre leds?! parecem-me mt à larga.. olha faz lá o teste da folha de papel..