collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Linux /placa Vodafone Banda Larga ZTE K3805-Z  (Lida 5329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PMMN

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Linux /placa Vodafone Banda Larga ZTE K3805-Z
« em: 22 de Junho de 2012, 01:07 »
Olá!
Alguém tem o Sistema Operativo Linux instalado com acesso a uma placa Vodafone (vulgarmente conhecida por pen banda larga móvel/HSPA USB Stick). No meu caso, tenho uma pen ZTE K3805-Z. Se sim, qual a distribuição que estão a usar e qual foi o tutorial/software que usaram para a placa de banda larga?

Não estou a ser preguiçoso ;-) pois na net não há assim tanta informação relativa a esta placa (e a Vodafone PT parece não querer saber do linux). A saber, nos computadores cá de casa (não conto com o ZX Spectrum +3) já tentei (dos que me recordo):
NecVersa 6260 Intel Pentium MMX 266 MHz c/96 Mib RAM
- RedHat 7.2 (distro antigo): Kernel e livrarias muito desactualizadas.
- Puppy Linux 5.3.1 (distro recente): o X não reconhece a placa gráfica (NeoMagic MagicGraph 128XD). Não possui OpenOffice.
- Fedora Core 1: os Cds que comprei (PC Master) na altura possuem dados corrompidos.
- Damm Small Linux (DSL) 2.2 RC1 - Se bem me recordo é um "live CD". Se o PC já é antigo e, lento para os actuais padrões, a correr do CD arrasta-se.Por outro lado, a instalação no HD é um requisito meu.
- Windows 95 Release 1 -  Não tem suporte para USB e quero livrar-me do MS Windows.
Toshiba Satellite SA90-142/PSA60E c/ Intel Celeron 2806MHz com 190 MiB de RAM.
- Puppy Linux 5.3.1. Está muito limitado porque não vejo maneira de por a placa de Banda Larga a funcionar.
- Windows XP SP3 - Quero livrar-me do MS Windows.
Estava tentado a usar o Fedora Electronic Lab 12 mas sem saber se tenho suporte da placa BL móvel já não me atrevo a usar o pouco plafond de download que tenho.
HP Pavillion Zv 5000 Pentium 4 3400MHz com 1024MiB
- Windows XP SP3 - Não posso livrar-me do Windows. É o PC da família e dual boot é complicado com apenas 80 GiB de disco duro.
- Linux Caixa Mágica 10 (Server) e 11 - apenas suporte para placas 3G PCMCIA

Cumps!
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 03:20 por PMMN »


Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: Linux /placa Vodafone Banda Larga ZTE K3805-Z
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2012, 11:17 »
Eu tenho o meu Arch linux e já tive o Ubuntu a funcionar com a minha pen, não é bem igual a essa mas o principio de funcionamento deveria ser igual.
Essas pen's normalmente quando as ligas ao computador aparecem primeiro como uma unidade de armazenamento (CD ou pendrive) e depois mudam para o modo de modem. O modo de armazenamento serve para poderes instalar software/drivers na primeira que a ligas ao computador, e o modem, para poderes aceder à internet.
O problema do linux é que normalmente não faz essa mudança de modo sózinho, para isso tens que instalar o usb-modeswitch (e configurá-lo de acordo). Liga a pen e faz
Código: [Seleccione]
$ lsusb, deve aparecer uma linha que diz qualquer coisa do género
Código: [Seleccione]
12b1:1c0b ZTE modem bla bla bla, neste caso 12b1 é o Vendor ID e 1c0b o Product ID, para a pen funionar em modo de modem o Vendor ID tem que ser diferente de quando ela está a funcionar em modo de pen. Quando tiveres a pen em modo de modem, basta instalares o
Código: [Seleccione]
wvdial e correres
Código: [Seleccione]
$ wvdialconf para o programa tentar adivinhar a configuração e depois basta correr
Código: [Seleccione]
$ wvdial & que a pen há-de se ligar (se te conseguires ligar, nas últimas linhas de texto aparece o IP com que estás ligado. Alternativamente também podes instalar o sakis3g que é mais fácil de configurar/debug, basta correr com
Código: [Seleccione]
$ sakis3g --interactive

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Linux /placa Vodafone Banda Larga ZTE K3805-Z
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2012, 11:21 »
o ubuntu detecta a minha placa kanguru desde a versão 10.04. se a ligar durante a instalação quando arranca a 1ª vez já está a funcionar.

Offline PMMN

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Linux /placa Vodafone Banda Larga ZTE K3805-Z
« Responder #4 em: 24 de Junho de 2012, 15:43 »
Olá!
Embora ainda não tenha atingido plenamente o objectivo do tópico que lancei venho agradecer as opiniões dadas já que estou a escrever este post num sistema operativo Linux e com acesso á internet   :D  :D  :D

Adaptando a sugestão do  poliveira1978 estou a usar a versão light do Ubuntu: o Lubuntu 12.04 alternate. Corre às mil maravilhas e bem mais rápido do que o XP que equipava esta máquina de série (Toshiba Satellite SA90-142/PSA60E c/ Intel Celeron 2806MHz com 190 MiB de RAM). Contudo a configuração da placa de banda larga USB não foi eficaz. Estou a usar uma antiga placa PCMCIA da OPTION. Aqui o Lubuntu foi configurado sem dificuldades.

O caminho a seguir, e porque já pesquisei mais fundo, é com diz o tiagogala usar o usb-modeswitch ou usar o script Sakis3G. Este último requer ainda bastante trabalho já que o Lubuntu não tem todas as librarias necessárias (libusb_dev/tcl e as respectivas dependências) sendo portanto necessário andar de pen de um PC para outro até as satisfazer...

O segundo link indicado pelo iyahdub é útil para quem tem dificuldades em instalar banda larga no Linux. Contudo para esta placa nada. Contudo, la bem escondido estão referências a outro site bem  mais interessante: Betavine Forge.

Mais uma vez Thanks e postarei mal consiga  por a placa USB a bombar :-D


Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: Linux /placa Vodafone Banda Larga ZTE K3805-Z
« Responder #5 em: 24 de Junho de 2012, 23:53 »
O sakis3g é um script super completo que dá para todo o tipo de pens, daí as dependências monstruosas disso. Tenho quase a certeza que o wvdial tem menos dependências (http://packages.debian.org/squeeze/wvdial), além de que tem configuração automática.