collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)  (Lida 3752 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)
« em: 18 de Janeiro de 2015, 23:09 »
Boas, eu usei um spray numas placas eletronicas que construi para as por a prova de agua a pensar que era uma especie de vernis transparente. A questão e que afinal era uma especie de camada gordurosa que não seca e agora que quero trabalhar nas placas (mudar uns conectores, etc) torna-se muito sujo e impratico.

Ja experimentamos mergulhar as placas em alcool normal, sabao, agua e a camada gordurosa continua la.
Depois de alguma pesquisa ouvi falar em alcool isopropilico, ainda esta semana devo experimentar esta ultima opção e postar aqui o resultado.

Gostaria de saber as vossas opiniões ou se já conhecem algum produto que funcione.

Spray anti-agua usado: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=67566
Placas eletronicas:










Obrigado desde já :)

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2015, 10:52 »
Boas, experimenta spray limpa travoes, costumo usar nas centralinas de motor e airbag para tirar o verniz da pcb

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2015, 12:01 »
Para depois lhe meter o ferro de soldar em cima não é a melhor ideia, liberta compostos de cianeto e afins, nunca usar limpa travões e depois dar calor na peça.

Isso parece uma espécie de conformal coat mal curada, o meter de molho pouco faz, á que agarrar numa escova/pincel e esfregar e esfregar e esfregar.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)
« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2015, 16:05 »
Boas,

Não estou a ver bem que tipo de "gordura", mas pela descrição do produto no link que nos
forneceste podemos ler:
"Óleo mineral altamente refinado"
"Aditivos anti-corrosivos"
"Antioxidantes"
"Hidrocarbonetos parafínicos e nafténicos"

Pelo que vais necessitar de um diluente, eu começava por tentar o álcool isopropilico (ou o álcool etílico
na falta deste) ... se isto não funcionar tentava com liquido limpa contactos, se mesmo assim a coisa não
ficar limpa tens sempre o diluente sintético que é radical.

Cuidado: Seja qual for o produto deves SECAR muito bem a placa antes de ligar ... como já deves
saber. Qualquer destes produtos que mencionei tem a propriedade de se evaporar com alguma facilidade.

Geralmente uso álcool etílico e as placas ficam 5 estrelas ... mas é necessário ter em ATENÇÃO que em
algumas PCB comerciais (geralmente as chinocas) a camada de verniz que cobre a mesma pode sofrer
um pouco com estes diluentes.

No teu caso, e pelo que me quer parecer nas fotos, não tem o problema do verniz, pelo que eu no teu
caso começa mesmo pelo álcool que é o mais seguro e quer me parecer que vai resolver a questão.

Abraços,
PA

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 16:07 por StarRider »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2015, 19:32 »
Usa diluente de limpeza (no lidl costuma aparecer desses diluente e eu tenho sempre uma ou duas latas em stock) ou entao usa aguarrás.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: limpeza de placa eletronica (camadagordurenta anti-agua)
« Responder #5 em: 20 de Janeiro de 2015, 18:48 »
Boas, usamos alcool isopropilico e funcionou 5 estrelas :), basicamente mergulhamos as placas no alcool isopropilico, esfregamos com pincel e por ultimo secamos com compresor a ar (repetimos o mesmo processo duas veces) e ficaram limpas.
Obrigado pelo feedback espero que o post sirva para quem tiver o mesmo problema no futuro.