collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Eficiência  (Lida 5169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Eficiência
« em: 29 de Março de 2013, 12:45 »
Este post serve um pouco para fazer "venting" e como desabafo por isso leiam-no dessa forma.

Todos os dias nas noticias fala-se de como estamos em crise e os problemas economicos que existem. Sem duvida são tempos dificeis mas as pessoas parece que não gostam ou não querem trabalhar.

Estou ja ha uns tempos envolvido no inicio da minha startup e tal como todas as startups existe o problema do capital e de recursos humanos. Todos os investimentos, sejam eles financeiros como de tempo tem de ser bem medidos pois isso é a grande diferença entre o sucesso e o insucesso.

Portanto o tempo é critico, e para isso precisamos que as nossas ideias sejam executadas depressa e ser possivel ter respostas rapidas de fornecedores.

Então é aqui que parece que se bate contra uma parede de betão em Portugal. Ninguem responde a emails e quando respondem não são claros. Parece que ainda estamos no tempo do fax e do telefone (e mesmo um telefonema as vezes n funciona). Um pedido de orçamento leva semanas a ser respondido (quando isso acontece) e os preços são tão altos que parece que não querem fazer o trabalho.

Faz-me sempre lembrar o dono do restaurante que prefere ter mesas reservadas ficticias do que servir refeições a pessoas que parece que não vão gastar muito... é a coisa do trabalhar pouco e ganhar muito.

Depois tenho os exemplos de fora que me deixam ainda mais apreensivo com Portugal e com a sua forma de trabalhar. Um pedido de samples leva 2 a 3 dias a chegar ás nossas instalações vindo do outro lado do mundo, uma encomenda feita a China tem resposta quase que imediata. Enquanto que em Portugal um email pode levar semanas a ser respondido e um prazo de entrega raramente é real.

Custa-me como portugues saber que existem empresas paradas em Portugal que optam por não responder a um email e que me obrigam a recorrer ao estrangeiro e enviar o meu dinheiro para fora.

Enquanto as empresas portuguesas não perceberem que o caminho está pelo aumento da eficiencia e tempo de resposta, vão continuar a perder para os concorrentes internacionais e isso vai ter consequencias irreversiveis.

Fim de desabafo.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Eficiência
« Responder #1 em: 29 de Março de 2013, 15:24 »
You sir would deserve my like, if i could give it. Lol

Concordo absolutamente com o que dizes.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Eficiência
« Responder #2 em: 29 de Março de 2013, 18:09 »
Concordo, o que o país mais precisa é que mudemos de mentalidade, sempre pensei que essa muda-se com a entrada para a CEE mas a resistência foi enorme e continua, os governantes são culpados da situação mas não são os únicos, nós como povo também temos a nossa parte de culpa.
PDI

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Eficiência
« Responder #3 em: 29 de Março de 2013, 19:03 »
Tenho vindo pouco aqui ao LR ultimamente e das vezes que venho so costumo ver post recentes, e no qual me deparei com este tópico e que concordo absolutamente com o que referiste, e posso dizer em relação a parte de orçamentos que conheço muitas empresas que dão mesmo orçamentos altos porque "não querem fazer o trabalho", mas se pegar com aquele valor que dão então ai ate são capazes de o fazer, e ganhar um pouco mais com o trabalho, isto esta de tal forma que para algumas empresas mesmo que ganhem algum com o trabalho este acaba por dar prejuízo, uma empresa para fazer alguns certos tipos de trabalho precisa de investir em material mas receber a 60 dias, 90, 6 meses faz dar problemas e se não tiverem com aguentar nessa altura então chapéu, mas isto é Portugal..

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Eficiência
« Responder #4 em: 29 de Março de 2013, 23:13 »
E quando as empresas respondem mas dão a entender que te estão a fazer um favor?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eficiência
« Responder #5 em: 30 de Março de 2013, 00:45 »
Em geral a formação das pessoas é muito fraca, e o interesse em aprender e construir é diminuto. Há cenas que é gritante e desesperante. Não sabem o que vendem. É impossível explicar o que se quer porque não entendem nem sabem do que está a falar (apesar de venderem). Não há investimento na melhoria dos processos. Não têm site. Não fornecem informação considerada básica sobre os produtos. Toda a gente quer é "safar-se" sem esforço nenhum. Como povo é infelizmente assim que somos. Temos uma classe política à altura.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Eficiência
« Responder #6 em: 30 de Março de 2013, 01:06 »
os funcionarios teem o ordenado garantido, por isso nem se dao ao trabalho de serem bons profissionais qdo tb os ordenados e motivaçoes profissionais nao são do agrado. A mentalidade tb está nos patroes/boss's que preferem comprar uns bons mercedes, a instruir e formar o pessoal, porque os funcionario nao nascem com o conhecimentos correctos dos produtos das empresas em que vao trabalhar! é raro ver patroes a valorizarem o trabalho dos seus funcionarios, por isso nao esperem que sejam bem atendidos ou que tenham bom atendimento nas empresas de portugal!...

é triste, mas todos os dias aparece nos telejornais que os portugueses sao pouco eficientes, maus trabalhadores, mas a verdade está nos ordenados dos portugueses! para o que ganham, até trabalham demais!

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Eficiência
« Responder #7 em: 30 de Março de 2013, 15:13 »
Já agora pergunto quantos que ao sentirem que quem está atrás de um balcão ou de uma linha telefónica, não tem conhecimento/capacidade para o que está a fazer, pediu o livro de reclamações ou qual a percentagem de pessoas que costumam fazer isso que vocês conhecem, somo todos os culpados do ambiente que temos e vamos permitindo que cresça, se queremos que algo mude temos de ser nós a dar os passos para irmos no sentido da melhora e indicar o caminho aos outros, tal como temos de ser profissionais no que fazemos temos de exigir que os outros também o sejam, não podemos deixar que as coisas continuem como estão, nem todos tem a capacidade de ver que estão no caminho errado, os hábitos que temos adquirido estão demasiado enraizados e só com abanões fortes é que se muda e fazer queixa não é prejudicar, mas sim não pactuar, senão ficam sem clientes e é pior que terem que substituir essa pessoa.
Eu contra mim próprio falo, mas é consciência que vou desenvolvendo com as situações que passo.
PDI

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eficiência
« Responder #8 em: 30 de Março de 2013, 16:47 »
Eu não só já pedi algumas vezes como já fiz sugestões de melhoria mesmo sem reclamação. Mas achas que alguém se mexe? A história do "melhoria contínua" é mesmo só para ficar bem "na foto". E conceitos que as pessoas têm de "qualidade"? Nem quero sequer pensar em começar que já fico mal disposto.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Eficiência
« Responder #9 em: 01 de Abril de 2013, 00:15 »
Boa noite




Li todos os comentários. Já que todos estão de acordo e eu não, vou contrapor o primeiro post:


Sempre houve pessoas que não gostaram de trabalhar, sempre existirão, mas nesta fase que atravessamos essa situação está nitidamente muitíssimo agravada.

A enorme quantidade de pessoas que hoje não tem vontade de trabalhar significa algo.
O povo não deixa de gostar de trabalhar simplesmente porque deixa. As pessoas deixaram de ter gosto pelo trabalho com razões para isso.

O povo está desmotivado. Os cortes estúpidos que fazem em tudo o que não devem, em vez de fazerem onde devem, desmotiva-o.
O governo acha que resolve o problema com mais cortes, resultando disso é o agravamento do que já foi dito, um povo mais desmotivado ainda e dinheiro a ir parar às mãos dos gananciosos.


A grande culpa do que se passa, não é nem das empresas nem dos trabalhadores, como tu fazes questão de referir.
O aumento da eficiência não passa só por nós enquanto povo.




UM BEM HAJA
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 01:24 por caxuda »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Eficiência
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2013, 01:49 »
Eu nem ia falar....

Mas concordo pelos 2 lados, enquanto cliente e enquanto patrão...

O caxuda falou bem, vou só dar um exemplo, tinha-mos 50 empregados, empresa com 15 anos, de há 5 anos para cá começaram a pagar-nos a 120 dias e a correr bem, passado 2 anos tive-mos que despedir 25 empregados porque ja não eram 120 dias mas sim 6~8 meses a correr bem, e isto foi agravando e o fundo de manejo acabou, conclusão vale a pena enquanto patrão estar a trabalhar para ir receber passado meio ano ou 1 ano e SE receber?

No nosso caso (serralharia) que tinha-mos que pagar tudo a 60 dias ou até a pronto, sim porque começamos a perder crédito com os atrasos às fábricas, e depois tinha-mos que aguentar o meio ano que o cliente paga-se...

Agora imagine-mos para fazer obras, só fazia-mos se desse logo um X adiantado, quantas obras a gente ganhava? quase nenhuma...

Por isso enquanto patrões só com as despesas que se paga de impostos, no caso da serralharia não nos compensa ter aberto, vamos fazendo uns trabalhitos mas é para manter...como quem diz "ir empurrando com a barriga" e neste momento temos 2 empregados..

Enquanto cliente também compreendo o vosso lado, mas é como o caxuda diz, isto anda desmotivado.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eficiência
« Responder #11 em: 01 de Abril de 2013, 10:35 »
O povo está desmotivado. Os cortes estúpidos que fazem em tudo o que não devem, em vez de fazerem onde devem, desmotiva-o.
O povo devia pensar nisso e "estudar a lição" antes de ir às urnas.
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 10:37 por Njay »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Eficiência
« Responder #12 em: 01 de Abril de 2013, 14:34 »
O povo está desmotivado. Os cortes estúpidos que fazem em tudo o que não devem, em vez de fazerem onde devem, desmotiva-o.
O povo devia pensar nisso e "estudar a lição" antes de ir às urnas.

Custa-ma dizer isto mas já não acredito nas urnas, são tudo farinha do mesmo saco, protegem-se uns aos outros, os do psd não mandam para os tribunais os do ps para depois os do ps não mandarem os do psd e assim por diante e já a muito tempo funcionando como uma máfia.
Só uma grande revolta e com sangue é que resolve isso, com cravos não vamos lá.
PDI

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Eficiência
« Responder #13 em: 01 de Abril de 2013, 15:25 »
O povo está desmotivado. Os cortes estúpidos que fazem em tudo o que não devem, em vez de fazerem onde devem, desmotiva-o.
O povo devia pensar nisso e "estudar a lição" antes de ir às urnas.

Custa-ma dizer isto mas já não acredito nas urnas, são tudo farinha do mesmo saco, protegem-se uns aos outros, os do psd não mandam para os tribunais os do ps para depois os do ps não mandarem os do psd e assim por diante e já a muito tempo funcionando como uma máfia.
Só uma grande revolta e com sangue é que resolve isso, com cravos não vamos lá.

Se já foi votar, deve de ter reparado que existem mais partidos do que os 2 que disse.

O sangue não é solução, porque se fosse Africa Central e o Medio Oriente seriam o expoente maximo da nossa civilização.

O aumento da consciencia do cidadão medio é a base mais importante do crescimento economico sustentado e repartido.

Temos de ver a democracia como uma ferramenta, tal como um martelo, um martelo nas mãos de um marceneiro pode fazer uma obra de arte nas mãos de um curioso uma catastrofe.

A crise não está facil e todos a estamos a sentir, baixar os braços não é opção e não pode ser a desculpa para não responder a clientes ou não querer fazer nada.

Não nos podemos desculpar com o governo por não respondermos aos nossos clientes ou respondermos com maus modos como se tivessemos a fazer um favor.  Temos de nos focar no essencial que é a melhoria dos nossos serviços e uma casa que serve bem fideliza o cliente.

Os pagamentos a 90 dias para mim sempre foram o cancro da nossa economia. Não vejo qq razão para tal acontecer mas a verdade é que é o padrão e contribui para a morte lenta da nossa economica.

A verdade é que o mundo mudou mais nos ultimos anos do que mudou nos 50 anos anteriores, os negocios estaticos que não evoluem para outras metodologias começam a morrer. Portugal tem muita resistencia a mudança e é averso á inovação. Há muitos anos que somos um pais de serviços, de comprar para vender, que nos regiamos por um mercado local e não soubemos aproveitar o mercado global.

Os negocios tem de mudar e evoluir, procurar novas formas de exposição e aproveitar o poder da Internet. Mesmo o comercio local pode ser mudado dessa forma e se diferenciar.

A crise é tempo de mudança, é tempo de arranjar soluções e não é tempo de baixar os braços e dizer que temos de matar alguem para isto melhorar. Não funcionou antes, não vai funcionar agora. Se os nossos avós tivessem baixo os braços porque não tinham o que comer não teriamos nascido e não estariamos nos nossos pc's a queixar-nos da crise e de como estamos desmotivados.

O meu post original não queria levar o caminho politico, era um post acerca da falta de eficiencia das nossas empresas, que vem de muito antes da crise. A aversão a enviar uma resposta de email, a aversão a enviar preços por telefone, a falha do follow-up nos clientes. Isso vem de dentro para fora e não de fora para dentro.

Se uma empresa tem representação na internet e um formulario de contacto, tem de saber responder a um cliente em menos de 48h nem que seja apenas a acusar a recepção do email (de uma forma não automatica). Nos dias que correm isso é a diferença entre ganhar e perder um cliente. Se uma empresa não tem representação na internet é porque não existe. Isto são os dias que correm, isto é a actualidade, não é ficção cientifica.

Tenho pena que um post acerca da eficiencia de serviços vá parar ao tortuoso caminho politico.





Dronetech BlogThe Scientist and the Geek