collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlar servo com 555  (Lida 5123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Elect

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Controlar servo com 555
« em: 08 de Abril de 2011, 23:44 »
Boas,

Gostaria de poder contar com a vossa ajuda para criar um controlador simples para o servo de um disco rígido e um para o motor passo-a-passo de posicionamento da drive de disquetes ou laser de cd/dvd sem recorrer a micro-controladores.

Para a opção servo magnético do disco rígido.
Tendo em conta o principio de funcionamento do servo do disco rígido é de atracção e repulsão entre a bobina e o íman, basicamente o funcionamento esperado é através da afinação de um potenciómetro, poder regular a posição (ex:esquerda ou direita) do servo mantendo-se este estável na posição actual ao deixar de manusear o potenciómetro.

Para a opção do motor passo-a-passo da drive de disquetes(4 fios)
O principio de funcionamento é diferente pois envolve duas bobinas em vez de uma como era o caso anterior mas o funcionamento esperado é o mesmo.

No caso de ser impossível a regulação da posição e sentido de deslocação, sempre com paragem ao deixar de manusear os reguladores, com um ou mais potenciómetros também poderá ser utilizado um interruptor para cada sentido desde que a velocidade de deslocação possa ser afinada e a função de paragem ao deixar de manusear os reguladores seja mantida.

Encontrei alguns esquemas já feitos mas não consegui testar no ewb pois pelo menos na versão 5.1 que tenho não tem o regulador de tensão 5v mas ainda assim fiz o circuito (julgo que não está completo a julgar pelas massas) mas não me parece que funcione com fonte DC até por nesse caso a polaridade de alimentação do 555 fica invertida.

http://www.555-timer-circuits.com/stepper-motor-controller.html

Este outro link que se segue não seria o objectivo pois não pretendo depender da board original e também já tentei mas não funcionou.
Pelo que observei o 555 não gerava sinal para o movimento num sentido e no outro apenas o ruido de mau contacto fazia algum sinal no motor do sem-fim(cabeça leitura/escrita).

http://www.generation5.org/content/2001/floppy2.asp

O ficheiro do EWB em 5.1 que reproduzi podem descarregar aqui:
http://wtrns.fr/1BJJFUfV2Go7u0

Agradeço a vossa ajuda.






« Última modificação: 14 de Abril de 2011, 13:59 por Elect »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlar servo com 555
« Responder #1 em: 09 de Abril de 2011, 11:52 »
no ewb podes usar uma fonte e por a 5v xD

Offline Elect

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Controlar servo com 555
« Responder #2 em: 09 de Abril de 2011, 13:11 »
Nesse sentido compreendo que a fonte de 12v do esquema não seja mais do que uma suposição para alimentação.
Ainda assim não consigo que esse esquema funcione mas acredito que o TE555-1 na realidade não seja um 555 comum. Talvez um outro circuito integrado também com 555.
As ligações não me fazem sentido nenhum.
?Pin 8 ao negativo? Não me parece...

Offline Elect

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Controlar servo com 555
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2011, 16:52 »
Olá de novo,
Recentemente testei este outro circuito que julgo apenas servir para controlar motores DC quanto á velocidade mas sem alterar o sentido de rotação.

http://www.dprg.org/tutorials/2005-11a/index.html

Problemas básicos encontrados:

1- Só tenho a força necessária no servo quando o potenciómetro está no final de um sentido de rotação.

2- Só consigo controlar cerca de metade do percurso do servo pois a polaridade da bobina não se altera com o sinal disponível, fazendo com que não possa inverter o sentido de deslocação para a outra zona do íman.

Se reduzir a frequência alterando o C1 tenho um pouco mais de força no servo em regiões intermédias mas perco a estabilidade do servo começando este a vibrar.

Alguma sugestão de circuito para a finalidade pretendida?

Botões, exemplo esquerda/direita para fazer mover o servo também são aceitáveis desde que se possa controlar a velocidade de deslocação do servo para algo muito lento e não se perca a força nem a função de posição estável quando se deixa de manusear qualquer controlo.

Ideias são bem vindas desde que dispensem micro-controladores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar servo com 555
« Responder #4 em: 11 de Abril de 2011, 02:39 »
Com botões e potenciometros e não sei que mais, eu usaria um micro de 8 patas, teria o tamanho do 555 com muito muito mais funcionalidade.
Avr fanboy

Offline Elect

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Controlar servo com 555
« Responder #5 em: 11 de Abril de 2011, 09:59 »
Já se desvia da ideia principal de usar um ou mais 555 como base mas já agora gostaria de receber mais detalhes dessa opção.

Obrigado.

Offline Elect

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Controlar servo com 555
« Responder #6 em: 12 de Abril de 2011, 14:46 »
Boas,
Estive a explorar mais um pouco a ideologia do funcionamento pretendido.
Suponho que se tiver por exemplo +5V num terminal e -5V no outro terminal do potenciómetro (invertendo a ideia descrita no circuito do ewb) poderei obter assim um deslocamento nas duas áreas do íman, embora segundo a lei de Ohm terei de adicionar um amplificador para, além de ter tensão, ter também a corrente necessária na bobine quando altero a resistência no potenciómetro.

Parece-vos correcto, o que dizem?