LusoRobótica - Robótica em Português

Discussão Geral => Off-topic => Tópico iniciado por: fergas em 08 de Setembro de 2021, 22:11

Título: Limpeza por ultra-sons
Enviado por: fergas em 08 de Setembro de 2021, 22:11
Olá a todos!

Comprei uma maquineta de limpeza por ultra-sons (com frequência fixa). Entre outros usos queria limpar as pcb depois de serem "cozidas" para remover os resíduos do fluxo.
Já andei a dar uma vista de olhos e parece que uma mistura de agua destilada, álcool isopropílico e detergente da loiça dá para o serviço. Mas como me lembro de há algum tempo ter lido aqui que alguns de vós já fazem o mesmo que vou agora começar a fazer, pedia que dessem a vossa opinião e as vossas dicas sobre a melhor forma de usar a máquina, quais os produtos de limpeza que utilizam, as temperaturas e tempos de limpeza, enfim, como melhor a utilizar mesmo para outros outras coisas além das pcb.

Obrigado a todos. ;D


Título: Re: Limpeza por ultra-sons
Enviado por: KammutierSpule em 09 de Setembro de 2021, 12:22
Nunca fiz (com ultrasons, só manualmente) mas estou interessado no tema :)

Vai partilhando o que descobrires.
Qual maquina compraste?

Não parece boa ideia juntar o Isopropilico com detergente, eu faria primeiro uma lavagem só com detergente e eventualmente passava isopropilico no final.

Não sei também se detergente da loiça é o ideal (principalmente os comerciais para cozinha que tem muitas coisas e cheiros). Existem alguns detergentes mais "neutros" que se vendem em doses industriais para lavagens em restaurantes,etc e não fazem espuma.

Investiga também se a máquina que compraste tem uma potencia indicada ao uso em PCBs. Muita potencia pode danificar (internamente os boundings? de) alguns ICs.
Título: Re: Limpeza por ultra-sons
Enviado por: dropes em 09 de Setembro de 2021, 15:13
Também nunca usei ultrassons para limpezas (apenas na worten para limpar as cabeças dos tinteiros, funciona muito bem).

O fluxo costumo limpar com álcool isopropílico, por vezes diluente celuloso em casos mais difíceis, atenção aos plásticos.
Ainda andei um tempo á procura de uma a ultrassons, saiu no lidl para joalharia, muito pequena para placas, e de baixa potência.

Detergente de loiça é bom para gorduras, quem sabe, ou mesmo limpa para brisas, não tem espuma, mas desconheço o seu efeito nas pcbs...
Título: Re: Limpeza por ultra-sons
Enviado por: fergas em 09 de Setembro de 2021, 22:28
A máquina que comprei  foi esta (https://www.ebay.com/itm/252351659792) . A potência não deve importar, porque vi um vídeo de teste com duas máquinas em que uma tinha 100W e a outra 200W (a que comprei diz que tem 120W) com resultados idênticos.

Penso que a limpeza por ultra-sons é segura na limpeza das placas. A única referência que encontrei a indicar que algo de mal pode acontecer é acerca de circuitos que contenham certos tipos de cristais reguladores de frequência.

Pelo que tenho lido (não foi muito até agora, e também me parece que não há muita informação disponível) o álcool isopropílico é essencial, apesar de me meter alguma confusão porque como aquilo é bastante volátil e deve evaporar rápido, fica o receio dalguma explosão. Um pouco de acetona aparentemente também é útil para acelerar o processo. O melhor detergente deve ser o usado nas máquinas de lavar loiça, porque suponho que estas não devem gostar de espuma, mas não domino o assunto  ::)
 
Estou a ver que esta vai ser a parte mais complicada. Se não conseguir arranjar alguma "fórmula" vou tentar descobrir de onde mandar vir um detergente concentrado, porque os diluídos devem ir à vida rápido e só em portes de fora, a coisa não deve ficar barata.
Título: Re: Limpeza por ultra-sons
Enviado por: KammutierSpule em 10 de Setembro de 2021, 09:08
Vê também a conversa aqui:
https://lusorobotica.com/index.php?topic=8933.msg106426#msg106426