collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlar Ponte H com apenas um PWM  (Lida 4574 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Controlar Ponte H com apenas um PWM
« em: 22 de Junho de 2010, 19:42 »
Depois de ler o tutorial sobre este mesmo assunto, através de um multiplexer, surgiu-me uma ideia que comecei a pôr em prática, mas gostaria de ouvir a opinião dos mais entendidos em relação a possíveis problemas que me possam ter escapado.
A minha ideia seria controlar os motores usando apenas uma saída digital e uma analógica directamente ligadas a uma ponte H.
Isto é possível porque, um motor não "deixa de rodar" apenas quando as duas saídas estão "LOW", também acontece quando estão as duas "HIGH", ou seja, tem de haver é uma diferença de potencial, mas isto é básico.

Então para fazer um motor rodar para a frente, colocar-se-ia um primeiro pin (chamemos A) no PWM pretendido e um segundo (chamemos B - o digital) em "LOW" - como habitual. Ou seja, enquanto o pin A (que está constantemente a alterar o seu estado) está HIGH haverá diferença de potencial (pois o pin B está LOW) e portanto e motor recebe energia, em contrapartida, deixa de receber energia quando ambos passam a LOW.

Para rodar no sentido contrário porque não colocar apenas o pin B em HIGH? Desta forma o motor "trabalharia" sempre que o estado de A passasse a LOW, pois só nesta situação há diferença de potencial, ou seja, estaríamos a inverter os polos.
Uma situação que irá acontecer neste caso é que um PWM de 25 por cento significa que a saída fica 75% do tempo em LOW, ou seja, ao contrário do habitual, o motor não estará um quarto do tempo activo, estando 75% em vez disso. Coisa esta que é bastante fácil de resolver: em vez de 10% passaria a 90%, em vez de 30% passaria a 70%, em vez de 65% passaria a 35%.

A ideia já foi testada num robot com sucesso, mas muito rapidamente e nos próximos dois meses não vou poder testá-la, por isso gostaria de saber se na teoria, isto é exequível, pois se assim o for é bastante útil.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar Ponte H com apenas um PWM
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2010, 19:49 »
Isso chama-se charlieplexing e apesar de ser muito util para controlar muitos leds e coisas assim, não é muito difundido/conhecido, espero é que não estejas a alimentar o motor directamente dos pinos do arduino..
Avr fanboy

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re: Controlar Ponte H com apenas um PWM
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2010, 19:52 »
espero é que não estejas a alimentar o motor directamente dos pinos do arduino..
Não, claro que nao  ;D
A ideia é ser aplicada a uma ponte H.

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Controlar Ponte H com apenas um PWM
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2010, 20:03 »
Existe uma ponte-h se não me engano a LMD18200 da national, que pode ter como entrada um unico sinal de PWM.
Se não estou em erro o PWM centra-se em torno dos 50% parado, menos o motor anda para um lado de acordo com o PWM, e mais a mesma coisa, tenho aqui uma ponte dessas mas nunca a usei nesse modo.