collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: e-bike converter piscas para 12v  (Lida 12485 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
e-bike converter piscas para 12v
« em: 13 de Janeiro de 2018, 12:16 »
Temos cá em casa uma e-bike de 60V (5x12V).
Foi comprada usada e está bastante batida, uma das coisas que não tem são os piscas traseiros.
As lâmpadas (incandescentes) têm a indicação 72V 3W3 e não as consigo encontrar em lado nenhum.
Medi a voltagem com o pisca ligado e varia entre 16.1V (off) e 61.5V (on) (tenho que voltar a medir com um multímetro um pouco melhor, acho estranho não vir a 0V no off).
Como só encontro lâmpadas/leds de 12V mandei vir um conversor que passa entre 36 e 72V para 12V e estou a pensar meter simplesmente 1 antes de cada lâmpada, mas, apesar dos conversores serem baratos (aprox 3€ cada) parece-me estúpido fazer isto, até porque inevitavelmente vou ter que substituir mais lâmpadas (presença, stop, etc).
Parece-me que a solução seria meter um transístor (ou qq coisa semelhante) que usasse o sinal 16.1V/61.5V para desligar/ligar a passagem dos 12V. Mas isto é exatamente o contrario do que se costuma fazer que é usar uma voltagem baixa para controlar a passagem/não-passagem de uma voltagem mais alta.
Não é uma opção modificar o switch dos piscas para enviar 12V em vez dos 60V, enquanto que o acesso ás lâmpadas é fácil e existe espaço livre o switch está integrado no punho e nem me atrevo a tentar abrir para ver se existe algum espaço. No entanto, parece-me óbvio que esta seria a melhor solução. :-(

Portanto, a pergunta é, o que é que eu posso usar aqui como "transistor".
Obrigado
 
O conversor é este: https://www.ebay.com/itm/112662640990
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 12:19 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:47 »
porque nao metes o circuito todo a ser alimentado apenas duma bateria e o motor a ser alimentado pelo conjunto completo dos 60 volts,
fazendo o controlo do circuito electrico pelo negativo em vez de ser pelo positivo da alimentaçao?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:50 »
e essa e-bika tem bateria de 60 volts?

Sim, tem uma "mala" (estupidamente pesada por sinal) com 5 baterias de chumbo ligadas em serie.
Podia-se derivar os 12V só de 1 bateria, mas já li algures que isso causa problemas na carga uma vez que essa bateria vai estar sempre mais baixa que as outras.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:58 »
Temos cá em casa uma e-bike de 60V (5x12V).
Foi comprada usada e está bastante batida, uma das coisas que não tem são os piscas traseiros.
As lâmpadas (incandescentes) têm a indicação 72V 3W3 e não as consigo encontrar em lado nenhum.
Medi a voltagem com o pisca ligado e varia entre 16.1V (off) e 61.5V (on) (tenho que voltar a medir com um multímetro um pouco melhor, acho estranho não vir a 0V no off).

Mete uma resistência de 33K - 56K a unir as 2 pontas do multímetro e repete a medição.

Citação de: vasco
Como só encontro lâmpadas/leds de 12V mandei vir um conversor que passa entre 36 e 72V para 12V e estou a pensar meter simplesmente 1 antes de cada lâmpada, mas, apesar dos conversores serem baratos (aprox 3€ cada) parece-me estúpido fazer isto, até porque inevitavelmente vou ter que substituir mais lâmpadas (presença, stop, etc).
Parece-me que a solução seria meter um transístor (ou qq coisa semelhante) que usasse o sinal 16.1V/61.5V para desligar/ligar a passagem dos 12V.

Também há relés de 60V. Dá uma olhada na Mauser.

Citação de: vasco
Mas isto é exatamente o contrario do que se costuma fazer que é usar uma voltagem baixa para controlar a passagem/não-passagem de uma voltagem mais alta.
Não é uma opção modificar o switch dos piscas para enviar 12V em vez dos 60V, enquanto que o acesso ás lâmpadas é fácil e existe espaço livre o switch está integrado no punho e nem me atrevo a tentar abrir para ver se existe algum espaço. No entanto, parece-me óbvio que esta seria a melhor solução. :-(

Pode não ser difícil manter a cablagem e mudar apenas o que lá circula, mas possivelmente a cablagem existente tem secção demasiado pequena para começar a passar 5x a corrente habitual (para a mesma potência, passar de 60V para 12V implica 5x a corrente).

Citação de: vasco
Portanto, a pergunta é, o que é que eu posso usar aqui como "transistor".

Acho que seria mais simples usar relés de 60V. Para usar transístores tens que saber que corrente eles têm que controlar, e é preciso mais uns componentes para que eles liguem e desliguem correctamente e fiquem protegidos...

Citação de: vasco
Obrigado
 
O conversor é este: https://www.ebay.com/itm/112662640990

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:00 »
e essa e-bika tem bateria de 60 volts?

Sim, tem uma "mala" (estupidamente pesada por sinal) com 5 baterias de chumbo ligadas em serie.
Podia-se derivar os 12V só de 1 bateria, mas já li algures que isso causa problemas na carga uma vez que essa bateria vai estar sempre mais baixa que as outras.

Exacto, isso não é boa prática. Eles sozinhas já têm problemas suficientes de equalização de carga (é uma coisa que devias manter debaixo de olho, o estado da carga das baterias individuais deve ser igual, senão acabas com algumas "rapidamente" nas lonas).

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #5 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:04 »
Citar
Pode não ser difícil manter a cablagem e mudar apenas o que lá circula, mas possivelmente a cablagem existente tem secção demasiado pequena para começar a passar 5x a corrente habitual (para a mesma potência, passar de 60V para 12V implica 5x a corrente).

esta afirmaçao nao esta correcta.
se mudar as lampadas para 12 volts nao é mesma potencia.
no caso, os cabos iriam era ficar sobredimensionados.

A potencia que passa pelos cabos é a que é pedida pelos componentes do circuito.
E se passar a cortar a alimentaçao das lampadas pelo negativo nao tem problemas em ter duas tensoes de trabalho diferentes.
Alem disso visto que tem 5 baterias, pode pendurar cada circuito de lampadas em cada bateria e mantem as cargas mais ou menos equilibradas.
ou ate pode usar uma 6ª bateria ja agora so para o circuito luminoso.
qual é o problema em separar o circuito de iluminaçao do circuito de alimentaçao do motor?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #6 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:32 »
Citar
Pode não ser difícil manter a cablagem e mudar apenas o que lá circula, mas possivelmente a cablagem existente tem secção demasiado pequena para começar a passar 5x a corrente habitual (para a mesma potência, passar de 60V para 12V implica 5x a corrente).

esta afirmaçao nao esta correcta.
se mudar as lampadas para 12 volts nao é mesma potencia.

Assumo que as lâmpadas incandescentes de 60V têm mais ou menos a mesma eficiência que as incandescentes de 12V, e nesse caso para manter o mesmo fluxo luminoso é preciso manter a potência, e portanto a corrente a 12V sobe em relação à lâmpada de 60V.

Citação de: LVirtual
no caso, os cabos iriam era ficar sobredimensionados.

Para isso era preciso que a lâmpada de 12V fosse mais de 5x mais eficiente que a de 60V.

Citação de: LVirtual
Alem disso visto que tem 5 baterias, pode pendurar cada circuito de lampadas em cada bateria e mantem as cargas mais ou menos equilibradas.
ou ate pode usar uma 6ª bateria ja agora so para o circuito luminoso.

Não é boa política, , não vais conseguir manter a descarga equilibrada pelas 5 baterias. A bateria (o conjunto das 5) é carregada em série, e com a diferença de estado de carga uma das baterias vai começar a morrer. É o mesmo problema que é resolvido no mundo do R/C pelos "carregadores / balanceadores". Mas o carregador destas scooters não faz balanceamento; se fizesse, podia-se fazer essas "puxadas" de baterias individuais do pack (embora também tenha outras desvantagens, pois o corte por tensão baixa iria ocorrer mais cedo por causa da bateria que estivesse mais descarregada).

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:42 »
ultrapassando esse problema metes ou um conversor DC-DC ou um regulador de tensao.

Mas regular de 60 para 12 nao é boa ideia, por isso inventaram os conversores DC/DC...
E uma lampada, seja de 60 ou de 12 Volts so pede á fonte aquilo que gasta. ora se os cabos estao dimensionados para 60V/ X Amperes
dao perfeitamente para 12 V/ X amperes da lampada.
se por exemplo uma lampada de 60 V precisa de 1 amp.
A lampada de 12 volts nao vai precisar de 5 amp, mas quando muito tambem e apenas de 1 amp.

As lampadas dos automoveis ja ha muitos anos que sao de 12 volts e ate servem para iluminar a estrada a 50 metros de distancia,
nao acredito que peçam 10 amp á bateria nesse caso...

mais um edit:
alem disso cabos de 6 mm2 de secção permitem 16 amperes em segurança segundo as regras tecnicas.
Mesmo que o motor precise de 10 A para trabalhar ainda esta dentro das regras.
Sera que existem lampadas de incandescencia para veiculos motorizados a 12V/16 A ?
è que no caso em apreço nao é a potencia que interfere na capacidade dos capos, mas sim a intensidade.
Apesar disso, uma lampada de 12V/16 A nao tem mais potencia que uma lampada de 60V / 3 A.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 15:47 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:51 »
ultrapassando esse problema metes ou um conversor DC-DC ou um regulador de tensao.

Mas regular de 60 para 12 nao é boa ideia, por isso inventaram os conversores DC/DC...

Ambos são "reguladores" :D . Quando dizes regulador referes-te aos "conversores lineares" (como os 78xx), a palavra chave é o "linear".

Citação de: LVirtual
E uma lampada, seja de 60 ou de 12 Volts so pede á fonte aquilo que gasta. ora se os cabos estao dimensionados para 60V/ X Amperes
dao perfeitamente para 12 V/ X amperes da lampada.
se por exemplo uma lampada de 60 V precisa de 1 amp.
A lampada de 12 volts nao vai precisar de 5 amp, mas quando muito tambem e apenas de 1 amp.

Se for para manter o mesmo fluxo luminoso e ambas as lâmpadas tiverem eficiência similar (como é expectável de 2 lâmpadas incandescentes), sim, a de 12V vai pedir 5A, porque ambas terão que ser de X Watts. A de 60V seria de 60W (60V, 1A) e uma de 12V 60W vai consumir 5A (12V x 5A = 60W).
Agora, por exemplo, se trocares uma lâmpada incandescente de 60V por uma de 12V com o mesmo fluxo luminoso mas mais eficiente, como uma de LEDs, já a relação não se mantém, aí a corrente da lâmpada de 12V será menor que 5A, mas também a lâmpada não será de 60W mas de uma potência menor.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 15:59 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #9 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:53 »
Apesar disso, uma lampada de 12V/16 A nao tem mais potencia que uma lampada de 60V / 3 A.

Ahumm...
P=U*I
12V*16A= 192W
60V*3A=180W

Uma lâmpada de 12V/16A consome mais 12W de potência que uma de 60V/3A.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #10 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:01 »
Apesar disso, uma lampada de 12V/16 A nao tem mais potencia que uma lampada de 60V / 3 A.

Ahumm...
P=U*I
12V*16A= 192W
60V*3A=180W

Uma lâmpada de 12V/16A consome mais 12W de potência que uma de 60V/3A.

como arrendondei o numero abri portas de escarnio e mal dizer... ;)
mete 3,33 amperes como fiz na calculadora que ja tens outra opiniao.
E que tal confirmares que é comum usar-se o controlo de lampadas e reles por via do negativo quando temos varias tensoes diferentes num mesmo circuito
e que isso nao acarreta nenhum problema de segurança para o circuito?

foste logo pegar nas minudencias da linguagem...
è por isso que mantenho o texto da minha assinatura.
;) ;D :o 8) ::)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #11 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:05 »
E lá volta a filosofia quando se falava em matemática. I'm out :-X

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #12 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:06 »
ultrapassando esse problema metes ou um conversor DC-DC ou um regulador de tensao.

Mas regular de 60 para 12 nao é boa ideia, por isso inventaram os conversores DC/DC...

Ambos são "reguladores" :D . Quando dizes regulador referes-te aos "conversores lineares" (como os 78xx), a palavra chave é o "linear".

Citação de: LVirtual
E uma lampada, seja de 60 ou de 12 Volts so pede á fonte aquilo que gasta. ora se os cabos estao dimensionados para 60V/ X Amperes
dao perfeitamente para 12 V/ X amperes da lampada.
se por exemplo uma lampada de 60 V precisa de 1 amp.
A lampada de 12 volts nao vai precisar de 5 amp, mas quando muito tambem e apenas de 1 amp.

Se for para manter o mesmo fluxo luminoso e ambas as lâmpadas tiverem eficiência similar (como é expectável de 2 lâmpadas incandescentes), sim, a de 12V vai pedir 5A, porque ambas terão que ser de X Watts. A de 60V seria de 60W (60V, 1A) e uma de 12V 60W vai consumir 5A (12V x 5A = 60W).
Agora, por exemplo, se trocares uma lâmpada incandescente de 60V por uma de 12V com o mesmo fluxo luminoso mas mais eficiente, como uma de LEDs, já a relação não se mantém, aí a corrente da lâmpada de 12V será menor que 5A, mas também a lâmpada não será de 60W mas de uma potência menor.

estas a esquecer-te que a cablagem esta dimensionada tambem para o motor que consome bastante mais.
de qualquer maneira qualquer reles cabo de secçao de 1,5 mm suporta 15 amperes dentro das regras tecnicas de segurança.
por isso mesmo que a lampada de 12 volts peça 10 amp à fonte os cabos continuam a estar mais que dimensionados...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #13 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:06 »
E lá volta a filosofia quando se falava em matemática. I'm out :-X

I'm In  ;D

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #14 em: 13 de Janeiro de 2018, 18:16 »
Hummm, pessoal, tenham calma, isso não ajuda muito.
Quanto ás preocupações de potencia, vou lembrar que estamos a falar das lâmpadas dos piscas, nas lâmpadas originais estava escrito 72V 3W3, nas de 12V que consigo encontrar está 12V 5W5. Não sei se o 3W3 e 5W5 são watts, mas em termos de potência para um pisca de uma bike quanto é que poderemos estar a falar ? 5 W parece-me bem.
E nada me obriga a ficar com lâmpadas de incandescência, se passar para 12V posso por leds, em termos de quantidade de luz não vai ficar pior que está agora :-).
Em termos práticos, na sequencia da msg do NJay fui à procura de relés, os que encontrei de 60V eram 60V do lado do output, do lado do input eram no máximo 36V, e os preços não estavam longe dos 3€.

Portanto, que opções tenho ?
O que me parece que tem capacidade de funcionar sem grandes confusões é um buck converter por lâmpada, a 3 euros e pouco não fica demasiado caro, as duvidas que tenho é se é suficientemente rápido para ter tempo de acender a lâmpada antes o pisca ir para off.
Mas estava à espera que existisse maneira de usar um transístor ou um mosfet, só que não conheço o suficiente do assunto para saber se existe algum que possa ter a base/gate controlada por uma voltagem tão alta.

É claro que podia por um arduino simplesmente a medir a voltagem que vem no fio do pisca e a ativar um mosfet em sequência... mas, "se calhar" (LOL) é um bocado overkill, embora talvez fosse uma cena gira de fazer com um attiny.
Tenho outras ideias, mas era ideal que a solução ainda fosse móvel... :-)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.