collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Arduino + Camera + XBee  (Lida 26171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #30 em: 13 de Novembro de 2011, 14:08 »
André, um magnifico tutorial foi escrito post acima. Novamente, muito obrigado!

Citar
É o seguinte, tem várias vantagens, por exemplo com um router em modo cliente ligado a outro router via wireless pode por exemplo adicionar sensores ao seu robot ou o quer que seja, e mandar para  um Host da internet para monotorizar muitas coisas...

Isso seria colocar um router em série, certo?
Sim. Basicamente está a ligar-se como cliente a um router com internet, é a mesma coisa que faz com o seu pc, quando acede a um router para ter internet via wireless, o que está a fazer é aceder á internet via wireless com outro router...


Citar
Nesse caso, a modificação do hardware do router e do Arduino eliminaria a necessidade de um outro microprocessador, já que o Arduino agora pode, por si só, controlar esses servos, diferentemente se fossem conectados por USB. Essa minha "dedução" é correta?

Dependendo do router, não precisa fazer modificação nenhuma no hardware a não ser acrescentar uns pinos a porta serie para flashar o router...

Citar
Me desculpe se a dúvida que segue é básica, mas não consegui achar sua solução: Mas porquê, com o Arduino conectado via USB com o Router, não seria possível efetuar as leituras de sensores, ativação de servos etc?

Pergunto isso, pois nesse projecto (http://lusorobotica.com/index.php?topic=860.0), o autor usou USB tanto para conectar a camera quanto o Arduino.

Mas, caso não haja solução, não é difícil ligar um Router via SERIAL com um Arduino, estou certo?

Pode ligar a vontade o arduino via USB ao router, não há qualquer problema a excepção de uma coisa...É que se ligar uma Webcam, uma Pen, um HUB e um arduino a porta USB do router, simplesmente o router não vai ter alimentação para tudo...

Ligar o arduino via serial ao router é simples, basicamente o que vai fazer é ligar os pinos TX e RX e GND do arduino ao Router... isto vai servir somente para a comunicação, e depois o arduino vai alimenta-lo externamente, para não sobrecarregar o router...

A porta USB é "quase" a mesma coisa que uma porta "serial"...a unica coisa que precisa ter para ligar seja o que for via "USB" ou serial no router, só tem que ter em atenção que tenha os seguintes pinos...TX, RX, GND e 3v3 ou 5v....

O caso do projecto que mostrou realmente ele liga o arduino via USB ao router, mas ele tem 2 entradas USB no router...

No caso do meu WL520GU só tenho uma, daí nao poder sobrecarregar tanto uma entrada...Pense assim, imagine que em casa liga um T a tomada 220v, nesse T liga outro, e nesse outro T liga outro, tudo em cascata, vai estar a sobrecarregar uma fixa e a luz vai ir abaixo certo?

Para ter uma ideia ao fim ao cabo vai ligar tudo via "USB" só que uns vai ligar com a ficha toda bonitinha e outros liga simplesmente com uns fios nos pinos, deu para entender?


Citar

Citar
Irá ter que colocar um hub com a pen e a camara ligada ao router, e não só, dependendo do router que escolher a entrada usb não fornece energia suficiente para ligar a webcam...
A pen terá que estar formatada em EXT3 ou EXT4 e servirá para ter packages lá dentro para reconhecimento da webcam...
Você poderia me explicar essa parte? Esses packages seriam os drivers necessários para a câmera rodar?

Desculpe-me novamente pelo nível das perguntas, é que, de facto, ainda restam algumas dúvidas :S

Pergunte a vontade, no que souber responder-lhe-ei..  ;)

As packages não são nada mais nada menos que drivers...

Você quando liga uma pen, ou uma webcam ou seja o que for ao seu PC, ele começa-lhe a instalar drivers certo?

Pronto, o DD-WRT não é nada mais nada menos que um "Linux" para sistemas embebidos, então basicamente terá que instalar drivers nesse linux para que ele lhe reconheça a webcam...
Só que esses drivers ocupam algum espaço, e então dependendo de router para router não vai ter memória suficiente para instalar os drivers...

Então o que vai precisar é uma Pen como memória auxiliar para instalar os drivers, percebeu?

Só que como no meu caso so tenho uma porta USB então preciso de um "T - USB" (um HUB) para ligar a pen e a webcam...

Citar
Quando colocar um script a correr, recebendo o stream da webcam, o IP que eu terei que colocar terá que ser o da porta que a webcam está ligada ou o da própria webcam wireless (que tem um IP próprio) ?

Vai ligar ao Router wireless uma webcam wireless??? Então nao precisa do router para nada se tem uma webcam wireless...

Só precisa do router caso tenha uma webcam normal, sem wireless sem nada, daquelas de 7,5€, percebeu?

Isso para depois receber a imagem no computador, tem que configurar o router, para lhe mandar a imagem para um determinado IP e no computador acede a esse IP e cria um script/programa que receba os dados desse IP...




[/quote]
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #31 em: 14 de Novembro de 2011, 02:16 »
Citar
Pode ligar a vontade o arduino via USB ao router, não há qualquer problema a excepção de uma coisa...É que se ligar uma Webcam, uma Pen, um HUB e um arduino a porta USB do router, simplesmente o router não vai ter alimentação para tudo...

Ligar o arduino via serial ao router é simples, basicamente o que vai fazer é ligar os pinos TX e RX e GND do arduino ao Router... isto vai servir somente para a comunicação, e depois o arduino vai alimenta-lo externamente, para não sobrecarregar o router...

Compreendi! E o esquema para ligar o Arduino ao Router tem que ser "feito" analisando o datasheet do router, correto?

Logo, se eu comprar um router que tenha 2 USBs, posso ligar tanto o Arduino como a Webcam via USB. Nice!
Mas eu acho que vou ligar o Arduino via Serial mesmo.

Citar
Vai ligar ao Router wireless uma webcam wireless??? Então nao precisa do router para nada se tem uma webcam wireless...

A princípio era essa ideia, e o router iria "potencializar" o sinal da camera, que seria ligada por Ethernet nele. Pelo menos foi isso que eu entendi do projeto Wifi Robot, do JB Projects. Mas, farei conforme dissestes: usar uma câmera convencional.

O que acha?

P.S - Dê uma olhada neste router: http://www.ebay.com/itm/Cisco-Linksys-WRT110-RangePlus-Wireless-Router-Refurbi-/400232717458?pt=COMP_EN_Routers&hash=item5d2fba9c92#ht_2937wt_1270

Ele serve para o projeto, correcto?
« Última modificação: 14 de Novembro de 2011, 02:51 por Gabriel SS »
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #32 em: 14 de Novembro de 2011, 09:34 »
Isso de potencializar a webcam nunca fiz, nem sei como faze-lo...

Em relação ao router, outros firmwares não sei, mas com o OpenWrt não deve dar... pelo menos não vejo na tabela de Hardware o suporte para esse router...

pode ver aqui...

http://wiki.openwrt.org/toh/start

Isso de ligar por serial, vai ter de qualquer das maneiras de ligar o router por serial ao pc para o flashar, depois ou liga lá o arduino ou não, isso é escolha sua...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #33 em: 14 de Novembro de 2011, 20:11 »
Mas, se o router possuir uma entrada USB, eu posso flashar ele a partir do USB, não posso?

Esse ato de flashar que está me atormentando :S

Nesse exemplo [http://ricardo-dias.com/pt-pt/node/143], ele flasha o router via wireless, estou certo?

Seria desse jeito que eu teria que flashar um router caso ele não tenha USB?

Caso tenha apenas uma, posso colocar um HUB e então conectar à ele uma pen (para flashar e guardar as packages) e a webcam? Será que ele suporta?

Cumprimentos,
Gabriel Salgueiro
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 01:11 por Gabriel SS »
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #34 em: 15 de Novembro de 2011, 11:24 »
Eu o do Ricardo dias não sei como ele flashou o router, terá de lhe perguntar a ele...

Flashar via wireless, não sei fazer tal coisa, nem nunca li nada disso...

Ora vamos lá ver...

Voce terá que ler bastante e ir procurar sobre o router que está a pensar comprar....
Primeiro, se comprar routers sem USB, pode não ter porta serial no router...

Segundo, para flashar um router não necessita da PEN para nada...

A pen somente serve para guardar os drivers das coisas que voce vai ligar ao router...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #35 em: 15 de Novembro de 2011, 13:54 »
Abaixo segue um tutorial para instalar o DD WRT. Poderiam conferir se está correcto? (Sei que o zordlyon já executou tal procedimento, então, se puder me ajudar)

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=407649&page=1

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-a-DDWRT-em-roteadores-Linksys-WR54G*?pagina=3

André, quanto ao router, ele precisa ser Access Point ou pode ser um Wireless Router comum? (em mensagens anteriores, você citou algo de Acsess Point e a fabricante TP-LINK divide os routers em Wireless Router e em Wireless Access Point)

Além disso, sabes onde consigo achar alguns tutoriais para "criar" um extensor da conexão serial do router(ou seja, RX, TX e GND), para poder ligar a protoboard? Procurei e infelizmente não achei :S. O router em questão seria TP-LINK WR1043nd.

Eu teria que abrir o router caso não ache o datasheet dele?

Cumprimentos,
Gabriel Salgueiro
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 15:17 por Gabriel SS »
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #36 em: 15 de Novembro de 2011, 18:43 »
Nunca instalei o dd-wrt amigo, vá até ao forum deles e pergunte... no site deles provavelmente também terão os passos certamente...

Em relação a ser Acess Point ou Cliente isso voce é que decide, instala o firmware que quiser e depois configura o router como quiser em modo cliente ou em modo servidor(AP)....

Em relação a ficha, existe uns conversores...eu usei um destes.. :



http://ptrobotics.com/product.php?id_product=760

Ah, e se quiser ligar o arduino via serie ao Router, tem que o abrir e soldar uns headers...

E se flashar o router via Serie também tem que soldar os tais headers no router...

Cumprimentos,
André Carvalho.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 18:45 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #37 em: 16 de Novembro de 2011, 12:41 »
Quanto ao flashar, vou procurar no fórum DD WRT como fazer (e posto o tutorial posteriormente aqui ;D)

Quanto aos pinos Serial, achei a imagem necessária:



Só colocar headers nesses pontos, correcto?

André, perdão pela falta de conhecimento e pela minhas dúvidas "mirins".

E lance outra: qual seria a função dessa ficha que colocaste a imagem? Seria o conversor de headers que será colocado no router?

Com o lado que "entra" 3,3V soldado ao router a outra parte - de 5V - "solto", para ser ligado ao Arduino, certo?
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #38 em: 16 de Novembro de 2011, 13:47 »
Exactamente isso... é mesmo isso que terá que fazer ao seu router...

Sim, a placa acima será para converter os sinais a 5v do arduino para 3.3v do router...

Logo irá fazer a seguinte ligação...

Router - Placa 

3.3v    - LV
GND    - GND 
TX       - TX
RX       - RX


Placa - Arduino

5v     -  HV
GND  -  GND
TX     -  RX
RX     -  TX


Ah, não se esqueça que para comunicar com o pc precisa de um conversor também...porque o USB funciona a 5v e o router a 3.3v o que fiz no meu foi isto:

Soldei os headers:


Liguei o conversor USB 5v - Serial 3.3v assim:
GND - GND
TX   -  RX
RX   - TX
Não é preciso ligar o 3.3v







 
Não há problemas, pergunte a vontade...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #39 em: 16 de Novembro de 2011, 16:11 »
Desculpe-me, mas, como o router precisa do conversor USB para comunicar com o PC? Seria para conectar a USB da Webcam ao router?

Infelizmente não achei nada sobre broadcast de vídeo nesses parâmetros.

Sei que, se conectar uma câmera com conexão Ethernet, e então ligá-la ao router, é só eu acessar seu streaming por um IP da porta que ela está conectada e então, verei as imagens (Isso de acordo com o projeto do Wi-fi Robot). Logo, eu creio que não seria necessário uma conexão USB.

Observe:



Câmeras com conexão Ethernet não necessitam de USB.

Mas, olhei um dos projetos que me mostrou (http://lusorobotica.com/index.php?topic=860.0) e o autor usou somente USB.

Logo, há dois jeitos de se fazer:

1 - Como JB: Obtendo direto pelo router, somente com Ethernet
Citar
http://<camera_ip>/ImageViewer?Resolution=320x240?Quality=standard
Available resolutions are 640x480, 320x120, and 160x60. Available quality (compression) settings are precision, standard, and motion.

2 - Como pvieira: Conexão USB, seguido por um programa de broadcast de vídeo (que eu não sei qual é, devo-lhe perguntar) e então, ligar a porta xpto do router.


Na sua opinião, qual seria mais "vantajoso"?

P.S. - Já ouviu falar em CUBLOC? Recentemente vi um projeto sobre tal microprocessador e fiquei curioso e, por isso, gostaria de saber se alguém aqui já usou.

Cumprimentos
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #40 em: 16 de Novembro de 2011, 16:18 »
O conversor que mostrei em cima somente é preciso se for flashar o router via Serial...

Mas para ligar seu computador a serial do router precisa do tal conversor que lhe mostrei acima...

Sim o que falou é verdade, tem as 2 hipoteses... ou via ethernet ou via USB...

Sinceramente não sei qual o mais vantajoso...

Não, em relação ao CUBLOC nunca ouvi falar...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #41 em: 16 de Novembro de 2011, 16:24 »
Compreendi. Isso seria a primeira modificação que teria que fazer no router, para poder flashá-lo, estou certo?

Depois que já estiver flashado, eu posso usar os mesmos cabos que estão conectados ao router e, então, colocar a placa que me mostrou:

e enfim, ligá-lo ao Arduino. Correcto?
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino + Camera + XBee
« Responder #42 em: 16 de Novembro de 2011, 17:17 »
Exactamente, solda os pinos no router, e depois liga-lhe a placa anterior com saida usb, depois liga ao computador e flasha o router...

Após flashar o router, desliga a placa com usb e liga essa aí que mostrou para ligar ao arduino...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.