collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bucha Berbequim  (Lida 7885 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Bucha Berbequim
« em: 13 de Julho de 2019, 22:41 »
Preciso de ajuda com isto!

Há uns anos comprei este Ryobi por quase 100€ na altura, funciona bem, o motor é muito potente etc etc, mas desde início sempre tive o problema das brocas se desapertarem sozinhas.

A bucha é de aperto rápido, coloco a broca e aperto aquilo bem, se o trabalho\furo que estiver a fazer puxar um pouco por ele.. a broca passado uns segundos está larga e a girar dentro da bucha do berbequim... é normal?!

Existem brocas específicas para este tipo de bucha de aperto rápido? Com os antigos em que temos aquela chavinha para apertar isto quase nunca acontecia.. mas com este é rara a vez que não me aconteça.

Vale a pena trocar a bucha por outra?


Último trabalho que fez e usei esta broca, ficou ainda mais lisa do que já era..








Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bucha Berbequim
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2019, 00:59 »
Não é normal, é suposto as buchas segurarem com força suficiente para que não rode. Em nenhum dos meus berbequins com bucha de aperto rápido (e olha que tenho alguns bem foleiros) isso acontece, a menos que ande distraído quando aperto, e basta reapertar. Soa mais a defeito/falha de origem.

Não há brocas específicas para essas buchas, é tudo igual.

O berbequim parece ser de jeito, pelo que trocar a bucha parece-me boa ideia. Não te sei recomendar alternativa.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Bucha Berbequim
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2019, 22:45 »
Há anos comprei uma bucha de aperto rápido para um dos meus Bosch e deu raia. Desapertava-se. Dava tanta chatice que acabei por recolocar a original (de chave).

Bastante mais tarde encontrei na sucata uma bucha imponente (aos 16:00 do vídeo)
 
de aperto rápido da Hilti e voltei a aplicar e não houve até hoje qualquer problema.

Numa outra sucata encontrei igualmente uma de aperto rápido mais pequena e também não houve problema.



A que deu problema, à esquerda, parece da marca(?) Hammer, a outra, boa é Rohm (conceituada).

Atenção que montadas em coluna, algumas destas buchas tornam-se difíceis de apertar/desapertar porque uma das golas recartilhadas (a que se tem que segurar para rodar a outra gola igualmente recartilhada) fica muito próximo (encostada) da garra/gola/abraçadeira de aperto da coluna ao berbequim.

Abraço
SC

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bucha Berbequim
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2019, 14:21 »
Ok, obrigado pelas dicas. Vou ver se tenho à venda alguma da Hilti  por aqui.

Será fácil remover esta e colocar uma nova? Tirando o parafuso interior é preciso dar uma pancada com a bucha apertada certo?

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Bucha Berbequim
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2019, 19:05 »
Tenho o mesmo problema, a bucha de origem num B&D já com uns 20 anos com o tempo tornou-se difícil de apertar de modo que a broca acaba por patinar em situações mais duras, se forço a bucha até ao próximo "click" depois é uma trabalheira para a abrir, envolvendo normalmente um alicate, uma chave de grifos e por vezes outra pessoa. Já pensei muitas vezes na hipótese de trocar por uma bucha com chave mas na verdade não sei como se desmonta a bucha, pelos vídeos do AVE julgo que será abrir a bucha ao máximo e depois haverá um parafuso com rosca inversa...
Solução recente, encontrei no Bricomarche brocas com a "base" hexagonal, não há todas os tamanhos, só encontrei de 4.0, 5.0 e 6.0 que de qq modo parecem-me ser os mais apropriados, como é óbvio, as brocas já não patinam com o aperto que dou sem dificuldade.

Tentei anexar uma foto das brocas (um .jpg com 100 KB (102.400 bytes)) mas o forum diz

"O seu anexo não passou nas verificações de segurança e não pode ser enviado. Por favor, consulte o Administrador do fórum..." go figure...
« Última modificação: 23 de Julho de 2019, 19:10 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Bucha Berbequim
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2019, 00:07 »
Ok.

Antes de mais verifiquem se o veio onde a bucha está apertada não tem um par de facetas paralelas. Se tiver é excelente. Engatem aí uma apropriada chave de bocas e retirem a folga no sentido contrário ao do desaperto da bucha. Preferencialmente apertem a chave num torno.

Atenção que algumas buchas estão também presas pelo interior através de um parafuso localizado ao fundo do 'gargalo'. Esse parafuso tem que sair primeiro. Tanto quanto me recordo não é de rosca esquerda.

Desmontar uma bucha que engata por parafuso (o caso, suponho, da generalidade dos berbequins) é fácil. Basta engatar a chave de aperto no furo onde ela é normalmente aplicada e aplicar um golpe de martelo no sentido de desapertar. Não esqueçam que a chave de bocas deverá estar no veio sem folga no sentido de proteger as engrenagens do berbequim.

Se for uma bucha de aperto rápido é um bocadinho mais difícil. às vezes aplico, no sentido de desapertar, um golpe de raspão  com a zona mais bochechuda da mão. Há malta que se arrepia com a manobra e não percebem porque não me magoo. Tenham cuidado. Outras vezes tento uma pancada de raspão com um maço de madeira ou de nylon. Tento ainda apertar uma abraçadeira de parafuso...



... e aplico-lhe o martelo. Não gosto de aplicar o martelo directamente na bucha. Às vezes a abraçadeira fica nas couves.

Em casos extremos aperto-lhe um grifo o afinfo-lhe com o martelo.

E, finalmente, sim, se o veio for redondo e não houver qualquer sistema que permita bloquear o veio, as porradas caem nas engrenagens e elas poderão eventualmente estoirar antes da bucha se desapertar. Nunca me aconteceu, mas ...

SC
« Última modificação: 25 de Julho de 2019, 00:12 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Bucha Berbequim
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2019, 00:11 »
Citar
Tentei anexar uma foto das brocas (um .jpg com 100 KB (102.400 bytes)) mas o forum diz

"O seu anexo não passou nas verificações de segurança e não pode ser enviado. Por favor, consulte o Administrador do fórum..." go figure...

Até algum tempo atrás tinha esse problema e acabei por desistir de tentar fazer uploads.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Bucha Berbequim
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2019, 00:30 »
Veio de berbequim mais pequeno (300W) com bucha de aperto manual. Lá está uma das facetas para engatar uma chave de bocas (a outra faceta está do lado oposto, evidentemente):



Veio de um berbequim maior com uma bucha Hilti de aperto rápido. Há um par de facetas no veio do berbequim (mais ferruginoso) e outro para na base da bucha (mais nova).



Abraço
SC