collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aquecedor de piscina passivo  (Lida 28328 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #15 em: 08 de Agosto de 2014, 11:03 »
Boas,

O esquema é este (façam "click" nas imagens para verem em tamanho grande).




O meu problema, pelo que tenho falado com algumas pessoas, está no tipo de mangueira usada.

Mesmo com a água parada dentro desta mangueira, e depois de umas 6 horas ao Sol não notamos
um aquecimento da mesma que seja significativo.

Em contrapartida,temos uma mangueira de jardim (daquelas amarelas que se compra no Aki) que
está normalmente no chão perto da piscina e cuja água dentro de esta aquece a temperaturas que
até queimam a mão quando metemos a água a correr.

O que temos usado para "aquecer" a água da piscina é uma "cobertura de bolhas" ... que realmente
serve para manter a temperatura durante a noite e para aquecer a água durante o dia, e funciona
mesmo muito bem:


Este fim de semana vamos retirar a tal mangueira do telhado, e possivelmente vou comprar um outro
tipo de mangueira e monta a mesma em espiral para ver qual o resultado.

Podemos ir trocando ideias para ver se esta cena dá resultado ... mas com os dias de NUVENS que
temos tido ultimamente se calhar nem vale a pena o trabalho :(

Abraços,
PA

Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #16 em: 08 de Agosto de 2014, 12:34 »
Uma bomba desse tamanho não deve dar de certeza.

Quanto a configuração, nunca montei nenhum mas já tenho vistos muitos deste tipo



http://www.instructables.com/id/Solar-Pool-Heater-1/?ALLSTEPS

Depois de instalares partilha os resultados sff.

HG 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #17 em: 09 de Agosto de 2014, 00:11 »
Ha umas tubagens que n deixam aquecer mto a agua...sao as tubagens que usam nos jardins pra regar as platinhas e tal... assim evitam que a agua aquece mta e cosa as plantas qdo ligam a rega... às tantas tas a usar dessas mangueiras... devias arranjar outra mangueira e tvz mais comprida e usares essas pra regares o relvado (perfurando a mangueira ao longo da tubagem).

No plastico que cobre a piscina, se fosse preto funcionaria melhor! :P (e ja agora, é preciso ter cuidado com as crianças mm que saibam nadar se cairem pra cima dessa cobertura!..)

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #18 em: 09 de Agosto de 2014, 01:52 »
Boas,

Em 2013 montei um esquema de mangueiras parecido ao ultimo exemplo que o Alfredo Garcia deu no seu
posts, bem, não era em espiral, foram 100 metros de mangueira alinhada em cima de um telhado que fica
perto da piscina.

O resultado ? Um completo fiasco ... mas tenho 99% de certeza que foi por erro meu, possivelmente o tipo de
mangueira que usei, possivelmente devia ter usado 300 metros, possivelmente total desconhecimento meu.

O certo é que pelo que tenho lido, e comprovado em muitos exemplos na net e pessoalmente, esse esquema
da mangueira preta aquecida pelo Sol funciona mesmo, é claro que depende da dimensão da piscina e o
aumento de temperatura é de apenas meia dúzia de graus ... mas funciona mesmo, e 6 graus a mais já faz
uma grande diferença.

... amanha vou tirar umas fotos.

Abraços,
PA

Já agora como era feita a circulação, era natral(termocifão) ou forçada, mesmo assim acho pouca tubagem para uma piscina desse tamanho.
PDI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #19 em: 09 de Agosto de 2014, 02:07 »
Acho que para teres circulação natural precisas que a parte quente (água menos densa, sobe) esteja abaixo da fria (mais densa, desce)

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #20 em: 09 de Agosto de 2014, 10:11 »
Já pensaste que mesmo que aqueças a piscina, a água está ao mesmo tempo a ser arrefecida quer pelas paredes, quer em particular pelo efeito natural de evaporação que é maior quando está vento?
E agora lembras-te seguramente do que sentes quando entras num carro que esteja fechado em dias quentes. Calor, muito calor  ;)
Em relação ao calor que perdes pelas paredes, depois da piscina construída creio que não há nada a fazer.
Quanto ao resto, que tal reduzires o efeito da evaporação e aproveitares em simultaneo o efeito de estufa sentido no carro?
Sugiro-te que experimentes tapar a piscina quando não está a ser usada, com um plástico transparente, desses mesmo usados na agricultura e que é relativamente barato. Desde que não o deixes estar em contacto com a água para não se perder o efeito de estufa, vais sentir diferença.
Posso-te dizer que a água da minha está normalmente acima de 30ºC nesta altura. Apesar da cobertura não ser de plástico o efeito deve ser semelhante, e tiras a prova dos nove com um investimento muito reduzido.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #21 em: 09 de Agosto de 2014, 15:59 »
Acho que para teres circulação natural precisas que a parte quente (água menos densa, sobe) esteja abaixo da fria (mais densa, desce)

Sim ou ter circulação forçada, se a serpentina estiver isolada do vento funciona muito melhor.

Citação do fergas.
[Sugiro-te que experimentes tapar a piscina quando não está a ser usada, com um plástico transparente, desses mesmo usados na agricultura e que é relativamente barato. Desde que não o deixes estar em contacto com a água para não se perder o efeito de estufa, vais sentir diferença.
Posso-te dizer que a água da minha está normalmente acima de 30ºC nesta altura. Apesar da cobertura não ser de plástico o efeito deve ser semelhante, e tiras a prova dos nove com um investimento muito reduzido]

Sobre esta sugestão do fergas com que concordo só alterava o plastico para preto que não só  vai manter o efeito mas aumentar pelo fato de absorver mais calor, mesmo que o sol não insida direto na piscina.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2014, 16:06 por Alfredo Garcia »
PDI

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #22 em: 10 de Agosto de 2014, 11:04 »
Sobre esta sugestão do fergas com que concordo só alterava o plastico para preto que não só  vai manter o efeito mas aumentar pelo fato de absorver mais calor, mesmo que o sol não insida direto na piscina.

O plástico preto não deixa passar qualquer luz. Absorve-a toda e assim aquece. Mas acaba por libertar o calor para ambos os lados.
Já o plástico transparente aquece pouco, mas deixa passar quase toda a luz que recebe incluindo o espectro mais quente que é o infravermelho. E este  fica preso no espaço entre o plástico e a superficie a aquecer que ao o absorver vai aumentar a temperatura.
Assim, não vou apostar, mas penso que o efeito de estufa é mais eficaz neste caso, e o plástico transparente o mais indicado.

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #23 em: 10 de Agosto de 2014, 17:12 »
eu tapava a minha mesmo com esse plástico transparente de agricultura... e aquecia bem.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #24 em: 10 de Agosto de 2014, 22:19 »
Sobre esta sugestão do fergas com que concordo só alterava o plastico para preto que não só  vai manter o efeito mas aumentar pelo fato de absorver mais calor, mesmo que o sol não insida direto na piscina.

O plástico preto não deixa passar qualquer luz. Absorve-a toda e assim aquece. Mas acaba por libertar o calor para ambos os lados.
Já o plástico transparente aquece pouco, mas deixa passar quase toda a luz que recebe incluindo o espectro mais quente que é o infravermelho. E este  fica preso no espaço entre o plástico e a superficie a aquecer que ao o absorver vai aumentar a temperatura.
Assim, não vou apostar, mas penso que o efeito de estufa é mais eficaz neste caso, e o plástico transparente o mais indicado.

Não me lembrei desse aspecto mas só experimentando.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #25 em: 11 de Agosto de 2014, 03:48 »
ha aqui mta gente com piscinas! será que estão declaradas nas finanças?! :P

o plastico transparente é melhor caso colocarem os plastico alguns centimetros por cima da agua, nao havendo contacto...mas qdo se fala no plastico preto, este terá de estar em contacto com agua pro aquecimento ser via condução e nao via conveçao na soluçao do plastico transparente!..por isso é que as estufas sao em plastico transparente e nao em plastico preto! :P

Agora se a soluçao do plastico transparente ser melhor que a soluçao do plastico preto nao sei se será...até porque o ar costuma ser um isolante termico... mas o ideal era mm tentar as duas soluçoes e empiricamente ver qual é a soluçao que faz aquecer melhor a agua!  alguem que tenha duas piscinas gémeas?! ::)

StarRider

  • Visitante
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #26 em: 11 de Agosto de 2014, 09:34 »
Boas,

Não sei se existe algum estudo em português sobre o assunto, mas está provado que as cobertura de bolhas
são as melhores em termos de conservação e aumento da temperatura.

Estas coberturas são fornecidas pelos próprios fabricantes das piscinas e são conhecidas a nível mundial.

Aconselho a leitura deste artigo:
http://energy.gov/energysaver/articles/swimming-pool-covers

Abraços,
PA

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #27 em: 11 de Agosto de 2014, 09:39 »
ha aqui mta gente com piscinas! será que estão declaradas nas finanças?! :P

Btw, penso que existe uma lei? qualquer que se houver algum incendio e os bombeiros precisem de agua, é suposto as pessoas disponibilizarem as suas piscinas para os bombeiros la irem abastecer.

Para quem ainda nao viu:


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #28 em: 11 de Agosto de 2014, 17:14 »
mas o ideal era mm tentar as duas soluçoes e empiricamente ver qual é a soluçao que faz aquecer melhor a agua!  alguem que tenha duas piscinas gémeas?! ::)
podes testar em pequena escala, e depois extrapolar os teus resultados para um reservatório (piscina) maior.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aquecedor de piscina passivo
« Responder #29 em: 11 de Agosto de 2014, 20:16 »
ha aqui mta gente com piscinas! será que estão declaradas nas finanças?! :P

Btw, penso que existe uma lei? qualquer que se houver algum incendio e os bombeiros precisem de agua, é suposto as pessoas disponibilizarem as suas piscinas para os bombeiros la irem abastecer.
Isso é uma fantochada, acho bem que possam recorrer, mas deviam pagar a agua e os estragos que causam, ja que ja vi noticias de casos irem buscar agua a poços fechado, onde rebentaram as tampas de cimento pra ir buscar a agua e o dono dos reservatorios que se amanhe!.. ja que ha impostos pra pagar mais imi por causa das piscinas, taxas mais caras prá agua, deviam ir buscar agua sim, mas deviam pagar por ela!..ja que o governo tem dinheiro pra requisitar serviços dos canaderes estrangeiros, tb deviam pagar a agua que é dos particulares (pois ele nao saiu de graça aos proprietarios!)

e os bombeiros deviam ser institacionalizados com ordenados pagos aos mesmos! ja que recebem dinheiros publicos, deviam ser considerado um trabalho co outro qq e com salario.. eles ganham-no e dizerem que sao voluntarios é uma fabntochada, pois eu se chamar a ambulancia dos bombeiros, tenho de pagar o transporte!..
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 20:18 por Hugu »