collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controle de motores  (Lida 19516 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Controle de motores
« Responder #30 em: 03 de Janeiro de 2016, 16:43 »
Normalmente as saídas do motor do servo é que controlam o driver ;)
O driver controlas com o microcontrolador dando-lhe a posição desejada, o driver com o feedback do potenciómetro/encoder cálcula o erro e controla o motor com vista a eliminar o erro, a todo este conjunto chama-se servo-motor.
O que "pretendes" é fazer um driver à medida que receba o feedback do potenciómetro/encoder que escolheres e actue o motor com vista a eliminar o erro, o L298 é apenas um driver de motor e não de servo, não tens como lhe adicionar directamente e de forma "simples" um mecanismo de feedback de posição, precisarás sempre de um "cérebro" a "falar" com os vários dispositivos e a efectuar os cálculos necessários

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Controle de motores
« Responder #31 em: 03 de Janeiro de 2016, 17:12 »
Deparei-me agora com esta entrada no letsmakerobots:
http://letsmakerobots.com/node/46268



Eu estava a falar em relação a um caso do teu exemplo  normalmente  é feito assim.
Artur sei bem o que é um servo e como se controla.
As minhas duvidas eram como ter um feedbak preciso, qual a melhor forma e mais fácil de implementar, a maioria das respostas foi para encoder é nessa direcção que vou.
Para mim era mais fácil o analógico porque já estou habituado mas vou ter de fazer testes e aprender um pouco sobre.
Agradeço a tua ajuda quanto a encoderes pois toda a informação é bem vinda.  ;)   

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Controle de motores
« Responder #32 em: 03 de Janeiro de 2016, 21:20 »
Eu estava a falar em relação a um caso do teu exemplo  normalmente  é feito assim.
Artur sei bem o que é um servo e como se controla.
As minhas duvidas eram como ter um feedbak preciso, qual a melhor forma e mais fácil de implementar, a maioria das respostas foi para encoder é nessa direcção que vou.
Para mim era mais fácil o analógico porque já estou habituado mas vou ter de fazer testes e aprender um pouco sobre.
Agradeço a tua ajuda quanto a encoderes pois toda a informação é bem vinda.  ;)

Peço desculpa então pela má interpretação, em várias alturas tenho pesquisado sobre encoders pelo que aproveito para deixar aqui uns links que podem dar uma ajuda:
Potenciómetro como sensor de posição e rotina PID para correcção da posição - http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/00964A.pdf
Leitura de encoders incrementais - http://www.tufts.edu/programs/mma/emid/RotaryEncoder.pdf

E finalmente servo motor com encoder incremental - http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/00696a.pdf

São todos links para application notes da microchip pois uso microcontroladores PIC, mas pelo menos para perceber a lógica de funcionamento já deve ser uma ajuda boa

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Controle de motores
« Responder #33 em: 04 de Janeiro de 2016, 18:34 »
Boas :)

É um excelente contributo não só para mim mas para todos os que querem aprender sobre encoderes.

A participação  de várias pessoas  foi importante. ;)

Obrigado

Offline AndreGuimaraes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Controle de motores
« Responder #34 em: 04 de Janeiro de 2016, 19:07 »
Se me permitem a intromissão, estive a ver um tutorial estes dias sobre encoders, e vi também este, quase feito com sucata, que trata o problema com uma abordagem muito prática.



Uma dúvida que eu tenho é sobre utilizar os encoders circulares, destes mais comuns, na ponta de um eixo roscado como o do vídeo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controle de motores
« Responder #35 em: 09 de Janeiro de 2016, 17:06 »
Só agora tive oportunidade de ver esse vídeo, está uma introdução muito boa!