collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comprar em Portugal: 15.. 30 desconto - que misterio eh este?  (Lida 2015 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Viva,

Ja fiz muitas compras europa.. usa.. china.. pedi cotacoes a fabricantes, etc etc.
E ha uma coisa neste contexto, que so vejo a acontecer em Portugal,
ao pedir cotacoes as empresas Portuguesas dao-me um preco e depois indicam o desconto.
Tipicamente metem na cotacao 15% ou 30%. e depois fazem de novo o calculo final baseado em isso. E ainda mais o IVA.
Nao vejo nenhum padrao. Nao tem a ver com quantidades (ou se calhar em algum caso ate esteja relacionado)

Ao pedir cotacoes a empresas estranjeiras, peco preco para X quantidades, e elas apresentam-me o preco por peca e preco final.
Tambem ha empresas que vendem para revenda, e tem as condicoes no seu catalogo: eg: minimo valor de compras.. condicoes..etc

Em Portugal nao vejo nenhum padrao.

Ja reparei que em lojas "locais" existe ainda muito mais este "misterio" e quantas vezes ja apanhei conversas do genero:

cliente: "Quanto custam estes?"
logista: "Deixe ver.. esses sao X euros mais o desconto.."

cliente: "veja se me consegue 30 tambem neste..."
logista: "espere la, que esse tenho que ir la dentro verificar..."
           "olhe.. nesse so da para fazer 15 .."

Alguem me explica que negociacoes sao estas e que "curso e' preciso tirar" para negociar em Portugal e comprar material / mercadorias? :|

Eu so tenho o "curso" de "compras no ebay" com paypal ou cartao de credito. Essencialmente, clico no "adicionar ao carrinho" e depois no botao "checkout", mas tenho reparado que isto pouco ajuda a fazer compras a empresas em Portugal..
« Última modificação: 08 de Agosto de 2016, 14:03 por KammutierSpule »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Comprar em Portugal: 15.. 30 desconto - que misterio eh este?
« Responder #1 em: 09 de Agosto de 2016, 17:51 »
Não te sei responder ao certo, mas penso que tem a ver com exigências legais, a factura deve ter que incluir sempre o preço original e se fizeres um desconto registas esse desconto em coluna à parte. Há anos quando andei a ver o que era preciso meter na factura, inclui as coisas dessa forma, a coluna preço com o preço original e à parte uma coluna com o desconto, pelo que devo ter lido isso algures (está indicado na lei que elementos uma factura tem que ter, eu já li isso mas não me lembro de detalhes).

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comprar em Portugal: 15.. 30 desconto - que misterio eh este?
« Responder #2 em: 09 de Agosto de 2016, 17:55 »
Em alguns setores os PVP são calculados com margens bem grandes, e os vendedores conseguem descontos por vezes significativos se tiverem um volume de compras decente, e passam parte desse desconto ao cliente final, mas estão obrigados a manter o PVP, pelo que o desconto só é aplicado no ato da compra.

Isso associado ao fato que em Portugal quando se trata de equipamento há o espírito de que não faz mal cobrar uma pipa de massa que depois amortiza-se nas contas da empresa, ou quando se trata de consumíveis o cliente final é quem vai pagar. E por isso muitas vezes os preços são altamente inflacionados.

Não posso dizer nomes, mas tive conhecimento de uma empresa revendedora de equipamentos industriais que dava descontos de 60% aos melhores vendedores, e não era por isso que ficavam com prejuízo. Falamos de margens mesmo brutais.



Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Comprar em Portugal: 15.. 30 desconto - que misterio eh este?
« Responder #3 em: 09 de Agosto de 2016, 20:39 »
Os preços de tabela de uma forma geral em materiais e equipamentos  tem sempre uma margem de lucro boa para o comerciante. Especialmente em lojas pequenas é normal conseguir bons descontos, a ideia é cativar novos clientes e mantê-los fidelizados.
O que para mim é estranho é casas que eu conheço que depois de terem ganhado tamanho e clientes deixarem de fazer descontos e aplicar apenas os preços de tabela, levando à perda de clientes

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Comprar em Portugal: 15.. 30 desconto - que misterio eh este?
« Responder #4 em: 09 de Agosto de 2016, 23:26 »
Não te sei responder ao certo, mas penso que tem a ver com exigências legais, a factura deve ter que incluir sempre o preço original e se fizeres um desconto registas esse desconto em coluna à parte.

Também aposto nisto. E ainda existe muito a política do desconto em PT: pode até custar mais, mas fizeram-te um "desconto"! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Comprar em Portugal: 15.. 30 desconto - que misterio eh este?
« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2016, 02:32 »
Mas isso nao é só em portugal, muitas empresas tem gaijos proprios para estudarem formas de aliciar os clientes com falsas promoções..basta ver as promoções e reclamaçoes que mtos clientes reclamam de produtos cujo o preço dum item na semana anterior à promoção era por exemplo 100€, no dia da promoção metem o pvp de 150€ e dizem que a promoção é de 30% e acabas por pagar mais caso tivesses comprado a semana passada.. mas o que chama é a promoção, as pessoas nem sequer fazem contas ao desconto, acreditam na promoção e pronto.
Mas isso devia ser fiscalizado, porque as empresas ludibriam as pessoas com todas as armas e truques.

Claro que tudo depende dos itens, nem todos os fabricantes dao tabelas pvp aos seus revendedores e os proprios itens tb podem ter varios preços de armazem de fabrica, os descontos, mesmo nos revendedores tb depende das quantidades que adquirem, as margens de lucro tb nunca depende mto do gosto do revendedor, pode haver situaçoes em que o revendedor pode colocar boa margem e mesmo assim ter boa aceitação nos seus clientes, e ha itens que mesmo com uma margem muito reduzida, nao é tao cativante para o cliente porque ha concorrencia ou produtos/itens parecidos e mais baratos, china, ebays..

Pior é quando os revendores arriscam em quantidades que depois nao conseguem escoar, nem todos os revendedores tens protocolos de devolução de mercadorias ao seu fornecedor/fabrica.. e stock que demoram a escoar cujo entretanto o fornecedor/empresa ja baixou o preço de revenda que nem compensa a comissao que o revendedor tinha.

E o maior ladrão, comissionista é o estado.. eu como revendedor de certos produtos, estou a dar ao estado comissoes bem maiores dos que as que eu recebo pra mim. Nao é facil ser revendedor e gerir os varios preços de venda ao publico qdo elas dependem de muitas variaveis, stock adquiridos, transportes incluidos ou nao, momentos de aquisição com alguma promoção ou tempo limitado e com a concorrencia e alternativa, é complicado cada vez mais as empresas terem grandes stock dos itens ou arriscar em stocks cujos os preços de venda ao publico varia mtas vezes num periodo muito curto.

Citar
Tipicamente metem na cotacao 15% ou 30%. e depois fazem de novo o calculo final baseado em isso. E ainda mais o IVA.
nao te entendi aqui.. por exemplo um item com pvp de 100€ +iva se o desconto que te dao é de 5%, entao o preço final é 95+IVA ou 116.85€, na vez dos 123€.. o desconto sobre o preço com ou sem iva é o mesmo 5€ sem o iva ou 6.15€ com o iva.. n entendi a tua duvida..
Nas facturas ou nos orçamentos, acho que o standard é aplicar todos os encargos e descontos no preço sem iva e depois nesse sub-total é que se aplica o iva, mas vai dar tudo ao mesmo, uma percentagem trabalhada sobre o um preço sem iva ou sobre um preço com iva vai dar ao mesmo.
O que pode acontecer é haver outros custos nao associados ao desconto do item, exemplo portes, e se te dizem que o desconto é de x% no item, claro que isso nao inclui o desconto nos outros encargos (portes, embalamento..)

E outra coisa era a nossa cultura do regatear o preço, ha alguns sitios onde isso se faz, e em certos paises a pratica de regatear é ainda uma constancia e muito frequente, aqui em portugal é cada vez complicado porque as margens sao cada vez mais pequenas e as coisas estao muito globalizados, fronteiras abertas, facilidade e rapidez de expedição, havendo o cumulo do mesmo item ficar mais barato comprar e mandar vir doutro pais, quando se pensa que o custo de transporte nunca compensaria.. (nao compensaria se fosse um custo de transporte normal, mas como ha protocolos entre as empresas e as transportadoras, e um custo de transporte nao é real, mas sim uma mensalidade.. e como nas compras por quantidades o transporte por quantidades tb apresenta os mesmo descontos comerciais)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 02:44 por Hugu »