collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Torna uma ATX numa fonte segura  (Lida 45011 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #30 em: 24 de Julho de 2013, 18:51 »
O que tu queres é usar um op-amp como amplificador diferencial.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #31 em: 24 de Julho de 2013, 19:05 »
O que tu queres é usar um op-amp como amplificador diferencial.
Estas a falar de algo deste género?


Ele usa o In+(Analog non-inverting input) e o In-(Analog inverting Input) de um conversor analógico para digital, o adc0804.
Poderei usar o comparador integrado do meu microcontrolador? Estou a tentar encontrar onde distingue o V+ do V-.

Lendo isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplificador_diferencial, parece que tenho de ler a saida do op amp. Na datasheet deverei saber o ganho diferencial certo? Assim basta dividir Vout pelo Ad e tenho a tensão certo?
Edit: reparei agora que estavas a sugerir um op-amp e não fazer o circuito do wiki

Obrigado senso
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 19:20 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #32 em: 24 de Julho de 2013, 20:19 »
Edit: este circuito tem um erro que é corrigido num post mais à frente nesta página


Primeiro obrigado que isto permitiu entender melhor como funciona o op-amp. Para mim sempre foi um comparador apenas.
Então vamos ver se percebi, aqui está o circuito que penso usar (ignorem que tenha 2 op-amp que é do fritzing). Segui-me por este site http://www.electronics-tutorials.ws/opamp/opamp_5.html


V1 e V2 são as duas sondas do voltímetro
Bem então, em V2 tenho um divisor de tensão para dar 1.5V a 30V (escala de 30V)
Em V1 tenho um divisor de tensão igual, 30V dá 1.5V. Depois há umas resistencias iguais de 100k para que dê 1 no quociente entre elas. edit: Na verdade a segunda de 100k agora é de 5k senão não posso usar a conta simplificada
Depois terei de arranjar maneira de ler valores negativos mas por agora apenas usarei um diodo para os evitar a ir para o ADC.

Agora algo que não estou a entender. Aqui não continua a ser necessário o GND comum?
Isso significa que preciso de 3 sondas para fazer medições? V1, V2 e ground?
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 22:37 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #33 em: 24 de Julho de 2013, 20:37 »
Um amp-op seria para se medir a diferença de potencial na resistência de CORRENTE.
A meu ver só se estão a complicar as coisas, o amp precisa de uma tensão simétrica e os componentes que a rodeiam devem ser de baixa tolerância.
Só se justifica para medições negativas, é o pretendido?

Se vais ter obrigariamente 2 entradas ADC, não se justifica ter mais componentes externos, tudo o que é preciso trata-se em firmware.

Um circuito com o Atmega8 e meia dúzia de componentes, terás o medidor de tensão e corrente para LCD ou 4x7 segmentos multiplexados.

O circuito que colocaste com o ADC0804 leva um 89C51, sem ADC interno.

ps: o simulador que uso é o multisim

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #34 em: 24 de Julho de 2013, 20:56 »
Um amp-op seria para se medir a diferença de potencial na resistência de CORRENTE.
A meu ver só se estão a complicar as coisas, o amp precisa de uma tensão simétrica e os componentes que a rodeiam devem ser de baixa tolerância.
Só se justifica para medições negativas, é o pretendido?

Se vais ter obrigariamente 2 entradas ADC, não se justifica ter mais componentes externos, tudo o que é preciso trata-se em firmware.

Um circuito com o Atmega8 e meia dúzia de componentes, terás o medidor de tensão e corrente para LCD ou 4x7 segmentos multiplexados.

O circuito que colocaste com o ADC0804 leva um 89C51, sem ADC interno.

ps: o simulador que uso é o multisim

Acho que devo esclarecer e acho que percebo o que queres dizer. Para a fonte vou usar apenas o divisor de tensão pois apenas preciso de comparar com o GND.
Isto seria para tentar fazer um voltimetro mesmo, pegar nele e usar como um voltimetro comum que mede a tensão entre quaisquers 2 pontos. O meu não presta mesmo. Claro que podia comprar. Mas se tivesse decidido fazer isso não tinha aprendido agora mesmo não teria percebido melhor como um op-amp funciona. Penso que o output seja a diferença entre o input+ e o input-, amplificada


Pensava usar resistencias de 1%.
Serve para ler as negativas e não só. Tambem permitiria ler tensão entre os terminais de uma resistência de modo mais preciso. A 2ª é usar 2 divisores de tensão ao GND e depois fazer a diferença. Isto será menos preciso pois tenho de usar escalas maiores. Ex:



É só para mostrar desvantagens, não é um exemplo que alguma vez acontece-se mas é o unico que me lembro de explicar
Neste circuito que se pode medir a corrente e a tensão no led. Isto permite calcular a resistência interna e a força contra electromotriz do LED. Agora se a voltagem da fonte for de 30V tenho de usar uma escala grande e assim ter uma resolução muito pequena num uControlador de 10bits. Teria de medir mesmo a queda no LED pois se medir na resistencia não dá para subtrair porque não sei a tensão que sai da fonte (devido à resistencia interna).
Claro que posso ligar o LED à terra e assim posso ler o valor bem directo mas é só para mostrar porque quero um voltimetro que não tenha de comparar o potencial com os 0V.


Um amp-op seria para se medir a diferença de potencial na resistência de CORRENTE.
Isto não seria usando outro tipo de funcionamento? Ligando apenas o In+ ao GND e o In- ao sinal da resistencia de corrente? E depois tambem ligar o In- por uma resistencia ao output?
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 21:01 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #35 em: 24 de Julho de 2013, 21:20 »
Tens razão, não tinha pensado na gama dinâmica do ADC, claro que não se podem colocar valores altos nas suas entradas e ainda ter a precisão de 10 bits.
A ver se encontro um esquema com um amp-op em modo de medição de corrente; se não encontrar sempre posso desenhar um.

Está-me a fazer confusão ligares o negativo da fonte a componentes...
A ligação das entradas In- e In+ seriam directamente na resistência de corrente.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #36 em: 24 de Julho de 2013, 21:22 »
Para medir a corrente, usa um bicho destes, ou da mesma gama:
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina138.pdf
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #37 em: 24 de Julho de 2013, 21:24 »
Tens razão, não tinha pensado na gama dinâmica do ADC, claro que não se podem colocar valores altos nas suas entradas e ainda ter a precisão de 10 bits.
A ver se encontro um esquema com um amp-op em modo de medição de corrente; se não encontrar sempre posso desenhar um.

Está-me a fazer confusão ligares o negativo da fonte a componentes...
A ligação das entradas In- e In+ seriam directamente na resistência de corrente.

Peço desculpa mas eu sou um pouco assim  :-[
Tava a pensar nisto mas isto é para amplificar a corrente



Para medir a corrente, usa um bicho destes, ou da mesma gama:
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina138.pdf

Obrigado senso  :D
Mesmo assim vou tentar entender o circuito desse IC para ver como funciona.
Mas talvez não chegue a usar esse IC pois a corrente até não tenho tido grandes problemas a medir, tenho uma resolução de 14,66mA numa escala de 3A e uma resolução de 1,466mA numa escala de 300mA por isso não é mau de todo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 21:29 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #38 em: 24 de Julho de 2013, 22:35 »
Houve um erro no circuito anterior. No input+, não inversor, meti o divisor de tensão onde devia estar umas resistencias para o funcionamento diferencial.

O circuito que vou usar é este, com divisores de tensão porque o meu LM741 só pode levar 15V nos inputs:
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #39 em: 24 de Julho de 2013, 22:42 »
Para medires tensões entre quaisquer 2 nós de um circuito, o teu circuito medidor tem que estar "a flutuar", que é o que se passa com o teu multimetro. Isto quer dizer que ele é alimentado por uma fonte de tensão própria que não está ligado ao circuito em medição de nenhuma outra forma que não seja pelas 2 pontas de prova. A forma mais fácil de tornar um aparelho "flutuante" é alimentá-lo através de pilhas/bateria.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #40 em: 24 de Julho de 2013, 22:46 »
Para medires tensões entre quaisquer 2 nós de um circuito, o teu circuito medidor tem que estar "a flutuar", que é o que se passa com o teu multimetro. Isto quer dizer que ele é alimentado por uma fonte de tensão própria que não está ligado ao circuito em medição de nenhuma outra forma que não seja pelas 2 pontas de prova. A forma mais fácil de tornar um aparelho "flutuante" é alimentá-lo através de pilhas/bateria.

Faz sentido
Pois mas este circuito nem assim funciona pois não? Só mede entre o ground sempre
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #41 em: 24 de Julho de 2013, 22:48 »
Se o circuito medidor estiver a flutuar, qualquer circuito funciona. O GND do circuito deixa de estar relacionado com o GND do circuito a ser medido. O GND não são zero volt. O GND é apenas o nó em relação ao qual nós medimos todos os outros nós do mesmo circuito. Não há "tensão", há "diferença de potencial". "tensão" é um "abuso de linguagem" que nós fazemos. Dizer apenas "3V" é um atalho; dizer como deve ser seria "3V em relação ao nó GND", mas como isto é muito grande, dizemos apenas "3V" e já sabemos que é em relação ao nó marcado como "GND" no circuito em causa.

Quando queremos "passar" diferenças de potencial de um circuito para outro, então unimos os GND deambos os circuitos, para que a diferença de potencial num nó "de interface" (entre o nó e o nó GND) seja a mesma para ambos os circuitos.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 22:51 por Njay »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #42 em: 24 de Julho de 2013, 22:51 »
Se o circuito medidor estiver a flutuar, qualquer circuito funciona. O GND do circuito deixa de estar relacionado com o GND do circuito a ser medido.

Então supostamente funciona...hum. Tou a tentar entender como :P
O ADC tem como base o GND logo não se vai confundir?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #43 em: 24 de Julho de 2013, 22:52 »
Actualizei o post anterior.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #44 em: 24 de Julho de 2013, 23:01 »
Actualizei o post anterior.

Pois mas a mim não está a funcionar. Meti um carregador a alimentar um circuito com um LED.
Nem o amperímetro funcionou. Quando meti a terra comum funcionou tudo.
O problema de usar ADC não é que só pode medir tendo o GND comum? Porque só mede diferenças e não potenciais.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/