collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Ontem às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Torna uma ATX numa fonte segura  (Lida 45616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #45 em: 24 de Julho de 2013, 23:27 »
O que é que não tá a funcionar?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #46 em: 24 de Julho de 2013, 23:48 »
O que é que não tá a funcionar?

Ao medir um fonte externa isolada não consigo medir nem a voltagem nem a corrente.
Experimentei o simples divisor para a tensão e só dá se tiver o negativo comum.
O amperímetro é um resistencia em série e meço a tensão nela, tambem não está a dar a não ser com o negativo comum.
Estou agora a testar o voltimetro com o op-amp e não estou a conseguir tambem
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #47 em: 25 de Julho de 2013, 00:05 »
Se um multimetro consegue, não há nenhuma razão conceptual para o teu medidor não conseguir.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #48 em: 25 de Julho de 2013, 00:08 »
estou a usar este circuito do op-amp agora:


A diferença é que na saida tenho um divisor de tensão para dar até 1.5V
Mas ao medir o carregador de 4.2V dá 4.2V. Mas ao medir na resistencia do LED dá 3V e no led tambem dá 3V.
Uso um LM741 e estou a alimentá-lo com 5V e GND


Edit:Finalmente o divisor de tensão funciona, yeee. E dá a diferença bem. O que fiz é que agora o Common está ligado ao GND do microcontolador, agora é ver o porquê de o op-amp nao funcionar mas fica para amanha
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 00:51 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #49 em: 25 de Julho de 2013, 01:14 »
O 741 não deve conseguir medir sinais pequenos (perto do GND) sem alimentação simétrica. Entre outro probleminha. Usa um LM358. Mas ainda não percebi o que é que tens, como estás a alimentar e o que queres fazer exactamente.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.199
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #50 em: 25 de Julho de 2013, 01:28 »
Procura no google em imagens por "current sense".
Existem vários ICs para o propósito, embora tenham o símbolo de um amp-op são mais indicados para medições.

Também já me vi atrapalhado com a medição da corrente, o que fiz foi aproveitar os conversores 5V/9V das placas de rede e assim ter uma isolação do resto do circuito. Nessa altura não estava interessado em medir através de um micro, então não me importei muito com a separação dos leitores.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #51 em: 25 de Julho de 2013, 11:45 »
Desculpem por as vezes faltar algum info. Quero fazer um voltímetro e amperímetro. Neste momento estou à volta do voltímetro
O problema do op-amp deverá ser mesmo não estar a alimentar com +-5v.

Tenho um microcontrolador a ser alimentado por uma porta USB de um portatil. Isto para ter uma fonte separada.
Tenho um circuito com um LED e uma resistência a ser alimentado por um carregador de 4.2V.
Quanto à razão porque não funcionava aqui está como o tinha ligado(forma errada):


E aqui está a forma certa que agora uso, neste o negativo do microcontrolador está ligado ao Common do voltímetro. Para mim isto não fazia sentido porque para mim isso era um curto circuito



Estes problemas foi tudo devido a falta de conhecimento de coisas muito basicas.
É que ainda não entendia bem como se pode ligar 2 potenciais diferentes de fontes diferentes e não fazer circular corrente. Pois pelo que entendo só à circulação de corrente se houver ligação entre 2 potenciais diferentes.
 Agora percebo, pelo menos isto, que o GND do microcontrolador fica ao potencial do Common. Subindo o common a tensão da resistencia de 5k (divisor de tensão) pode ser lida pelo ADC pois toma como potencial negativo o GND que é igual a um dos terminais da resistencia.
Mais uma razão para não poder usar um multimetro como voltimetro e amperímetro ao mesmo tempo. A não ser que esteja tudo ligado ao GND como uma fonte de bancada
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 12:06 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #52 em: 25 de Julho de 2013, 13:10 »
Tenho um microcontrolador a ser alimentado por uma porta USB de um portatil. Isto para ter uma fonte separada.
Isso por si só não te garante que o teu voltimetro está a flutuar. Se tiveres o portátil a ser alimentado a bateria (desligado do carregador) e se mais nada lá estiver ligado a não ser o teu voltimetro então sim, está garantidamente a flutuar (o portátil e o voltimetro), caso contrário, pode não estar.

Citação de: LuísR.A.
Tenho um circuito com um LED e uma resistência a ser alimentado por um carregador de 4.2V.
Quanto à razão porque não funcionava aqui está como o tinha ligado(forma errada): (...)
Pois, o que se mede é "uma diferença de potencial", e nesse circuito não estavas a dar ao teu voltímetro uma diferença.

Citação de: LuísR.A.
E aqui está a forma certa que agora uso, neste o negativo do microcontrolador está ligado ao Common do voltímetro. Para mim isto não fazia sentido porque para mim isso era um curto circuito (...)
O que é que é o "Common"?
Não é um curto porque o voltimetro está a flutuar (tal como um multimetro). O que interessa é a diferença de potencial que aplicas à entrada (neste caso entre a entrada para o divisor e o GND do voltimetro) do teu voltimetro.
Tens que olhar para o teu voltimetro como se fosse uma caixa fechada só com 2 fios cá para fora, usados para medir tensão (diferença de potencial entre os fios).

Citação de: LuísR.A.
Pois pelo que entendo só à circulação de corrente se houver ligação entre 2 potenciais diferentes.
Certo. Havendo uma diferença de potencial entre 2 pontos e havendo um caminho para os electrões, estes fluem até que a diferença de potencial se anule. Os electrões, tendo carga negativa, ao deixarem um lado e irem para o outro reduzem a carga negativa no ponto de partida e aumentam-na no ponto de chegada. Outra forma de ver a coisa é que é como os imãs, cargas opostas atraiem-se, os electrões fluem para o ponto positivo (ou, melhor dizendo, fluem para o ponto que é positivo em relação ao ponto onde estão).

Citação de: LuísR.A.
Agora percebo, pelo menos isto, que o GND do microcontrolador fica ao potencial do Common. Subindo o common a tensão da resistencia de 5k (divisor de tensão) pode ser lida pelo ADC pois toma como potencial negativo o GND que é igual a um dos terminais da resistencia.
Mais uma razão para não poder usar um multimetro como voltimetro e amperímetro ao mesmo tempo. A não ser que esteja tudo ligado ao GND como uma fonte de bancada
Confuso.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #53 em: 25 de Julho de 2013, 13:17 »
O amplificador diferencial serviria para o teu voltimetro poder ter o seu GND ligado ao GND do circuito a medir e ainda assim conseguir medir a diferença de potencial entre quaisquer outros 2 nós do circuito. Mas aqui repara que seria uma caixa fechada com 3 fios cá para fora, 1 de GND para ligar ao GND do circuito a medir e outros 2 para ligar aos 2 nós entre os quais querias medir a diferença de potencial. Neste caso já não precisarias de ter o voltimetro a flutuar para fazer medições entre quaisquer 2 nós do circuito.
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 13:18 por Njay »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #54 em: 25 de Julho de 2013, 13:20 »
O computador que alimentava o voltímetro estava só com a bateria.

Citar
Citação de: LuísR.A.
Agora percebo, pelo menos isto, que o GND do microcontrolador fica ao potencial do Common. Subindo o common a tensão da resistencia de 5k (divisor de tensão) pode ser lida pelo ADC pois toma como potencial negativo o GND que é igual a um dos terminais da resistencia.
Mais uma razão para não poder usar um multimetro como voltimetro e amperímetro ao mesmo tempo. A não ser que esteja tudo ligado ao GND como uma fonte de bancada
Confuso.
Isto esquece sou eu a tentar pensar  :P.

Bem acho que aqui o que me está a confudir é uma coisa, temos estas 2 pilhas de 1.5V. Se meter deste modo com uma resistencia não vai haver passagem de corrente na resistencia? Só assim. Pois o negativo da 1ª pilha esta a um potencial menor que o positivo da 2ª?


Tenho uma pequena ideia porque mas pode ser errada.
As pilhas apenas geram diferenças de potencial certo? Mantêm 1.5V entre o positivo e o negativo?
Bem então o potencial no negativo da 1ª e o positivo da 2ª igualam muito rapido e não mantêm a diferença logo a corrente que passou tende para 0?
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 13:24 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #55 em: 25 de Julho de 2013, 13:30 »
A pilha só impõe uma diferença de potencial entre os seus 2 terminais, mais nada. A diferença de potencial entre um terminal de uma pilha "isolada" e o terminal de outra é... "indefinido". Mas podes medir com o multimetro e vais ver ;). Ambas as pilhas não têm um potencial de referência comum. Quando ligamos por exemplo os GNDs de 2 circuitos independentes é isso que estamos a fazer, a dar-lhes um potencial de referência comum.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #56 em: 25 de Julho de 2013, 13:37 »
A pilha só impõe uma diferença de potencial entre os seus 2 terminais, mais nada. A diferença de potencial entre um terminal de uma pilha "isolada" e o terminal de outra é... "indefinido". Mas podes medir com o multimetro e vais ver ;). Ambas as pilhas não têm um potencial de referência comum. Quando ligamos por exemplo os GNDs de 2 circuitos independentes é isso que estamos a fazer, a dar-lhes um potencial de referência comum.

aaaaah!
Obrigado pelo paciência e o tempo para explicar.
Acho que já percebo melhor e porque é impossível medir quaisquer 2 pontos do circuito com um negativo comum e porque é possivel medir com fontes separadas.
Isso também explica o porque de o senso me sugerir o op-amp diferencial. Era a única forma de medir com o negativo comum.
Com isso tudo confundi e usei o método do primeiro com o op-amp e não estava a funcionar.

Acho que agora vou conseguir fazer o voltimetro e o amperimetro. Só tenho agora de arranjar uma referencia externa de 1% e resistencias de 1%.
Vou usar esta referência de 2.5V que é de 0.1%. Ligo isto a Ref+ e o GND ao Ref-.
A melhor resistência que consigo que não custe demasiado é esta que é uma chapa por isso tenho de ter cuidado
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 14:51 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #57 em: 25 de Julho de 2013, 17:56 »
Uma pergunta. Posso usar esse diodo como referencia para o ADC e para calibrar o voltimetro? É de 0.1%
http://pt.rs-online.com/web/p/referencias-de-tension/5343037/?searchTerm=534-3037&relevancy-data=636F3D3126696E3D4931384E525353746F636B4E756D6265724D504E266C753D656E266D6D3D6D61746368616C6C26706D3D5E5C647B337D5B5C732D2F255C2E2C5D5C647B332C347D2426706F3D313426736E3D592673743D52535F53544F434B5F4E554D424552267573743D3533342D333033372677633D4E4F4E4526

Outra coisa, adicionei a voltimetro um condensador de 100nF. Fiz primeiro uns testes.
Meço 1000 vezes a cada 1ms uma tensão de 3.6V. Tiro a média, o valor máximo e minimo.
Sem o condensador a média ronda 3.599V muito estavel por ser uma média de tantos valores. A máxima é
uns 3.7-3.8V e a mínima é 3.4V-3.5V.
Tudo muito bem. Agora adiciono o condensador, está ligado no GND e no ADC.
A média é 3.6V mas a máxima chega aos 4.6V as vezes e é sempre acima de 4V. A mínima chega aos 2.9V e está sempre abaixo dos 3.1V.

A que se deve esta diferença tão grande? Os valores sem condensador são mais bonitos mas o que me interessa é valores reais. É normal tal oscilação?
Neste circuito há 2 condensadores. Mas no meu só há 1. Esses 2 é os 2 sitios onde testei o condensador.
O C2 é onde o circuito se torna instavel.
No C1, que é 3º teste que fiz, os valores tornam-se muito mais estáveis
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 21:18 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #58 em: 25 de Julho de 2013, 22:00 »
1000 vezes a cada mili-segundo?
Isso dá 1Mhz, a tua ADC lê assim tão rápido?
Nem sequer me parece necessário tal velocidade..
Eu usaria antes ADC em modo free-runing a gerar interrupções, ou a ser lida de uma interrupção de um timer, e a fazer uma média ou de 8 ou de 16 valores, que são optimizados para shifts(se forem ints, com floats a conversa é outra), mas ajuda sempre ser potências de 2.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #59 em: 25 de Julho de 2013, 22:05 »
1000 vezes a cada mili-segundo?
Isso dá 1Mhz, a tua ADC lê assim tão rápido?
Nem sequer me parece necessário tal velocidade..
Eu usaria antes ADC em modo free-runing a gerar interrupções, ou a ser lida de uma interrupção de um timer, e a fazer uma média ou de 8 ou de 16 valores, que são optimizados para shifts(se forem ints, com floats a conversa é outra), mas ajuda sempre ser potências de 2.

Expliquei mal :P É 1 vez a cada 1ms. e faço a média após 1 segundo.
Eu uso apenas um ciclo For:

For(int i=0;i<1000,i++){
 voltagem=voltagem+(ADC1*0.01955) ;
 delay(1);
}
voltagem=voltagem/1000;

Quanto aos valores são float. Esse tipo de método que falas não conheço. Isso de ser potencia de 2 se calhar convem por causa de como a biblioteca de math funciona

« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 22:13 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/