collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Arduino alimentado pelo carro  (Lida 13094 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #15 em: 05 de Julho de 2013, 15:05 »
A ideia não é usar nada de especial, não vou puxar muita corrente, uns displays e assim nada de mais..

Os chineses de facto inventam tudo.. tb existem estes conversores, não sei se fazem o mesmo que os outros: http://www.ebay.com/itm/Car-Charger-Converter-12V-5V-3A-15W-Step-Down-Module-USB-Cable-JT1-/400484635689

Não concordo ....  os chinocas NÃO INVENTAM NADA !!! O que os chinocas fazem é COPIAR TUDO !!

Por um lado é bom pois os preços são baixos (mas também a qualidade), por outro lado é MUITO mau pois está a
dar cabo da industria ocidental ... mas todos somos culpados pois consumimos cada vez mais"made in china" :(

Abraços,
PA

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #16 em: 05 de Julho de 2013, 15:10 »
Anda tudo um bocado distraído, deve ser do calor.
Eu comentei que ESTE MODULO por 3,25€ era caro.
O senso discordou, e eu expliquei a minha razão de o achar caro. Leiam o que está escrito para trás.

as pessoas tb se irritam facilmente com o calor, deve de ser o caso. Pensei q o epoxy preto era a bobine do post directamente acima do teu. Desculpa, não voltará a acontecer.



Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #17 em: 05 de Julho de 2013, 17:21 »
Anda tudo um bocado distraído, deve ser do calor.
Eu comentei que ESTE MODULO por 3,25€ era caro.
O senso discordou, e eu expliquei a minha razão de o achar caro. Leiam o que está escrito para trás.

E quem é que te garante que o que está nessa caixa não é o mesmo que meteste no outro link?
Mas achas que esses módulos com os reguladors LM25xx e LM26xx são mesmo originais da TI, o chip custa mais de 3€, por muita quantidade que compres, possivelmente não baixa de 1€, fora o resto...
Já aconteceu tantos casos, penso que até ao StarRider, comprar um módulo supostamente com um LM26xx que comuta a 150Khz e na verdade ser um LM25xx que comuta a 50Khz marcado como um LM26xx, agora quem te garante que isso não são rejects da linha de produção ou nigh shifts, ou até mesmo cópias?
O que não falta são cópias de baixa qualidade...

Continuo a dizer, faz isso em casa, com componentes de marca e diz-me se bates os 3€, é claro que a qualidade é outra, e o preço tambem, mas eu recuso-me a usar essas sucatas do eBay, mais dia menos dia, ou pegam fogo ou os condensadores deitam as tripas fora...
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #18 em: 05 de Julho de 2013, 22:50 »
Boas,

Yap, subscrevo o que o Senso disse ... por muito que tente não consigo compreender como é possível esse conversor
DC-DC custar 0,71 euros (1 dólar australiano)  ... e JÁ COM PORTES para Portugal, é completamente surrealista.

Mas só para ver se realmente é o anunciado comprei 4 ( 2,89 euros) ... não tive coragem de comprar somente 1 pois
pagar somente 71 CÊNTIMOS pelo paypal é um desperdício, e já que assim é vêm logo 4 para testar :)

Abraços,
PA

 

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #19 em: 06 de Julho de 2013, 01:12 »
LOL eu comprei 2 :P  realmente os chineses irritam-me quanto à qualidade, têm o trabalho de fazer as coisas e que até estão bem pensadas (copiadas ou não) mas depois a qualidade é zero.. até hoje nas cenas que tenho comprado não tenho tido muita razão de queixa, tirando 2 transformadores que ao ligar à corrente estoiraram  :-\, mais cenas para se ligarem aos 220v vindas da china já não compro mais.

Quanto a estes conversores.. espero que não rebentem nem peguem fogo..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #20 em: 06 de Julho de 2013, 01:26 »
A maior parte das coisas que ligas a 230V que comrpas vem da China :)

Eu metia pelo menos um diodo em série com o + da alimentação e um TVS de ~15V, antes do regulador.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #21 em: 07 de Julho de 2013, 00:17 »
Eu metia pelo menos um diodo em série com o + da alimentação e um TVS de ~15V, antes do regulador.

Eu no esquema já tenho um diodo em série (1N1001), quanto ao diodo TVS nunca usei nenhum mas pelo que percebi seria assim?




Este diodo TVS +/- 15v consegue-se arranjar facilmente numa loja? que nome lhe dão?
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, 01:07 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #22 em: 07 de Julho de 2013, 00:22 »
Diria que TVS..
Transient Voltage Supressor, a mouser tem com toda a certeza...
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #23 em: 07 de Julho de 2013, 00:57 »
Ya, é esse o esquema. Assim de cabeça só conheço este TVS, que comprei em tempos também para uma aplicação automotiva:

http://pt.mouser.com/ProductDetail/STMicroelectronics/15KE18CA/?qs=eb/RSZx1fMs/3H/ZDaAakw==

Acho que até tenho isso na loja. Parece um diodo bem grosso.

Em relação ao esquema, o GND devia estar virado para baixo e não para cima. Tens a entrada e a saída do regulador ligados um ao outro.

Também há quem use um inductor em série na entrada, pelas suas propriedades de se opoerem a mudanças rápidas de corrente.
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, 01:00 por Njay »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #24 em: 07 de Julho de 2013, 01:11 »
Esquema corrigido  ;D obrigado.

Se calhar vou fazer este esquema e testar o mesmo, depois quando receber os conversores do eBay vejo como é eles funcionam tb, mas este esquema deve ser mais seguro  :)

P.S. Visto que somos da Amadora, ou pelo menos podes entregar em mão por estes lados, ainda compro o díodo da loja :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #25 em: 08 de Julho de 2013, 10:32 »
Duas dúvidas:

- Para este esquema os condensadores é melhor serem cerâmicos ou poliester (ou ambos)?
- Relativamente ao díodo supressor, poderei usar este: "Díodo supressor transiente unidireccional P6KE15A 0.6KW 15V" ou tem de ser um bidireccional ?

Obg

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #26 em: 08 de Julho de 2013, 10:42 »
Qto aos condensadores, se fosse eu a fazer era indiferente, são de desacoplamento; mas não tenho teoria para apoiar a minha decisão.

Qto à bidirecionalidade, também há transientes negativos, pelo que o melhor seria ser bi-direcional. No entanto, vejo agora, no caso de ser bidirecinal é melhor colocá-lo antes de D1, caso contrário o transiente negativo teria que rebentar com D1 antes de chegar ao TVS :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #27 em: 08 de Julho de 2013, 11:10 »
Ok, eu tb estava numa de usar cerâmicos  :D

Quanto ao diodo reparei que tenho aqui uns BZW04-15B (recebi uma vez por engano do vendedor da china e não os pediu de volta  ;D ). Neste caso posso usar 1 destes e se calhar é mesmo melhor meter antes do 1N4001 héhé.. pois não quero que este rebente  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #28 em: 08 de Julho de 2013, 14:00 »
Usa 1N4007 e se é da china, não acredites que é real, o mais certo é ser um re-badge..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #29 em: 08 de Julho de 2013, 16:09 »
Fica algo como isto então:



Acho que vou arriscar um destes diodos made in china.. pode ser que não rebente  :D