collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 3D Printer Extruder  (Lida 4782 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
3D Printer Extruder
« em: 22 de Outubro de 2014, 10:02 »
Boas,

Hoje acordei com esta ideia, estúpida, de fazer uma impressora 3D.

Assim, e sem grande estudo da coisa, não me parece nada de muito complicado, e potencialmente
muito mais barato do que comprar uma solução comercial. Basicamente são 3 eixos e a parte mais
complicada será a do extruder + alimentador.

Como em termos de extruder os meus conhecimentos são apenas teóricos e com base do que se
pode pesquisar na net, venho perguntar se algum de vocês já teve contacto com algum 3D Printer
Extruder, daqueles que se podem comprar por ai, e qual a vossa opinião sobre a qualidade e precisão
dos que possam conhecer, assim como potenciais problemas a evitar com os mesmos.

Abraços,
PA

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: 3D Printer Extruder
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2014, 11:01 »
Boas

Extruder é o nome dado ao conjunto, onde se refere a alimentador deverá ser o "cold end" e ao extruder "hot end"

O "cold end" não é uma parte muito critica desde que o motor não perca passos nem que o filamento fique preso, basicamente consiste apenas uma engrenagem com dentes que guia o filamento e um rolamento que em conjunto com uma mola pressiona o filamento contra a engrenagem para criar tração.

Existem dois tipos, o wade's extruder que usa um sistema de engrenagens como caixa de desmultiplicação, podem ser usados motores mais fracos, aqui o que move o filamento é um parafuso maquinado com dentes.

O outro tipo é o direct drive extruder, existem várias variações, por exemplo o usados nas makerbot, este usa um motor com mais torque e "morde" o filamento com uma polia maquinada diretamente no eixo.

Ambos podem estar fixos no eixo XX ou fora dele, com um sistema bowden cable, aqui está uma boa explicação: http://start3dprinting.com/2013/07/what-is-a-bowden-extruder/

Uma imagem que dá para ver como o sistema funciona: http://el34world.com/Misc/Cnc/images/Img_7344_small.jpg

Em relação ao "hot end" é possivelmente a parte mais critica da impressora, aconselho a comprar um desses comerciais para evitar muitas dores de cabeça, eu tentei fazer o meu e perdi não sei quantas horas de volta daquilo até perceber porque é que não funcionava, evite os clones chineses, como tudo o resto não funcionam, 99% dos que estão do ebay são clones
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 11:04 por CBX »

StarRider

  • Visitante
Re: 3D Printer Extruder
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2014, 16:50 »
Boas CBX,

Obrigado pelo pronta e completa resposta.

A avançar neste projecto vou certamente optar pela compra de um extruder completo pois não
estou para ter muito trabalho nem tenho tempo para reinventar a roda.

Estive a procurar nessa net fora e encontrei realmente muita oferta no ebay (chinoca) e alguns
na Europa, entre os quais este:
http://shop.arcol.hu/item/arcol_hu_extruder

Vou tentar ler mais qualquer coisa sobre o mesmo, mas se por acaso tiveres alguma sugestão
agradeço desde já, estou interessado na qualidade e precisão mais do que no preço.

Abraços,
PA

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: 3D Printer Extruder
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2014, 17:49 »
Lojas na Europa recomendo a reprapworld.com que tem uns cold ends bastante bons em alumínio: http://reprapworld.com/?products_details&products_id=649&cPath=1616_1653

já com hotend e motor, é só montar, fica com um setup bastante bom

Offline francoliv

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: 3D Printer Extruder
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2014, 17:46 »
Aconselho a reprappro.com
Tem varias soluções para vários tipos de impressoras. O mais interessante é que na parte da documentação no site (zona de como assemblar a impressora) mostra todas as partes da mesma.

Bom trabalho.