collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Alarme para autocaravana  (Lida 9245 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Alarme para autocaravana
« em: 07 de Junho de 2012, 14:24 »
Bons dias a todos!

Pretendo construir um sistema de alarme para a autocaravana dos meus pais, e que tem que estar acabado antes de Agosto deste ano. Só poderei trabalhar neste projecto em Julho, mas se puder mandar vir já as peças, melhor.

Este projecto nasceu da extrema necessidade de aumentar a segurança da autocaravana. Já fomos assaltados uma vez e desde aí instalámos um sistema de alarme do Lidl (julgo) que é constituído por um sensor de movimento, a central e uma sirene. É fraco porque só dispara depois de lá estarmos dentro, e o objectivo é que evite que os ladrões cheguem a entrar na AC. Podia comprar um, mas são todos muito caros e pouco costumizáveis. No entanto, se compensar comprar alguma peça, digam e logo se vê.

Sei que podia melhorar a segurança das portas, mas as janelas vão sempre ser um ponto muito fraco e que permite um acesso muito fácil ao interior do veículo.

Pretendo fazer um sistema de alarme que tenha dois sensores de movimento, uns 8 sensores magnéticos para portas e janelas, uma sirene potente e que mande sms para 2 telemóveis no caso de intrusão. Depois até poderei implementar outras pequenas funções, mas esta é a base.
Provavelmente e numa fase futura colocar sensores de arrombamento nos vidros do cockpit.


Ainda hoje disponibilizarei fotografias da AC e uma "planta".

Agora, passemos ao material a ser utilizado: queria manter isto o mais low cost possível, mas com qualidade. Para já vejo os seguintes materiais:

Bateria
Sirene
Sensores Magnéticos
Sensores de movimento


E a partir de agora não sei. Um microcontrolador? Um telemóvel? Teclado?


Bom, peço-vos ajuda nesta parte. Desde já os meus sinceros agradecimentos,
Tiago Ferreira.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2012, 16:00 »
que tipo de microcontrolador sabes programar?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2012, 18:11 »
Como sensores de movimento ou usas PIR ou usas sensores de distância ultra-sónicos.
Se queres mandar uma mensagem, vais precisar de uma coisa destas ou parecido:
http://www.sparkfun.com/products/9607

Teclado para ligar/desligar podes usar um tipo este:
http://www.sparkfun.com/products/8653

Um lcd, mesmo um simples 16x2 será muito util.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2012, 20:14 »
Vais ligar os sensores todos com fios? Senão (também não sei de que tamanho de autocaravana é que tamos a falar, e nunca entrei em nenhuma) podes tipo dividir a caravana em dois e ter dois uC a comunicar wireless ou assim.. escusas de ter tantos fios por lá espalhados
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2012, 22:53 »
Cabo cat5, a caravana deve ter condutas para as tomadas, é uma questão de tirar partido delas.
Avr fanboy

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2012, 00:31 »
olá
 já me fartei de montar alarmes :)
para o que tu queres o problema principal é os contactos das portas e janelas
se uzares interruptores tens de passar fios diretos aos mesmos se usares sensores por wireless ai facilita te o trabalho ,mas se já tiveste lá um alarme possivelmente
já deve ter lá uns interruptores
a programação tens de ver que tipo de sensores vais meter para configurar as entradas ,isto se usares o arduino
tambem tens de ver que a voltagem da caravana é de 12v

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #6 em: 10 de Junho de 2012, 13:14 »
Boas pessoal!

Senso, obrigado pelos links. Mas será que não há nada mais barato e que faça a mesma coisa? Isso se calhar torna-se mais simples, mas se arranjasse mais barato era óptimo.

Quanto ao microcontrolador que sei programar: Arduino e mal. No entanto poderei aprender com outros, tenho é que os adquirir e experimentar.

No que toca aos cabos: se calhar por uC a comunicar por wireless fica mais caro e complica mais as coisas, não? É que os fios que são necessários podem-se passar pelas condutas de ventilação, com o cabo Cat5.

Finalmente: Afonso, não percebi bem o que queres dizer. Mas da interpretação que fiz, é o seguinte: para os sensores das portas/janelas estava a pensar usar daqueles magnéticos. Pois, o tipo de sensores para trabalhar com o uC é que não faço ideia nenhuma de momento. E no que toca à alimentação, estava a pensar usar uma bateria de alarme, independente do resto do sistema, e que se carregue quando a AC está em movimento. Isso é a parte mais simples, vê-se depois!

Obrigado e cumprimentos,
Tiago Ferreira.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #7 em: 23 de Julho de 2012, 09:10 »
Boas pessoal!
Então como prometido aqui estão as fotografias e uma “planta” da Autocaravana. Estão quentinhas (e muito atrasadas)! Como tal, perdão pelo atraso, mas tive uns imprevistos com a primeira fase de exames nacionais. Então aqui vai:

Foto 1:
Aqui temos a vista da cabine (cockpit do veículo) para a traseira da AC.  As três primeiras fotografias são só para ajudar a ver “a coisa”.


photo hosting

Foto2:
Vista da traseira (meio de lado) para a frente da AC. Dá para ver parte da janela da cozinha, sala, porta da WC, um bocadinho da porta e cockpit.


upload photo

Foto 3:
Foto do meio da AC para a traseira. Porta e janelas da cozinha e traseira visíveis. Dá para ver o sensor PIR que tenho instalado neste momento (à partida não é para aproveitar).


upload images

Então, vamos agora às coisas que quero cobrir:
-Quero colocar um sensor de abertura em cada porta e janela, à excepção das clarabóias e das janelas da cama superior (só uma é visível e só em algumas fotos). Pelo seu tamanho e localização, não deixa que ninguém entre.
-Dois sensores PIR. Um no local onde já está um instalado (ou perto, mas no tecto) e outro no tecto mas mais para a frente.
-Sensores ainda a definir (de arrombamento?) das portas do cockpit e respectivos vidros. Ainda assim, isto não é a prioridade.


Ora, no entanto, antes de me alongar muito mais, esta é a concepção que tenho para todo o projecto. Vou começar pelos sensores de abertura (estou a pensar em comprar estes http://www.ebay.com/itm/110882956758?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649#ht_3113wt_944 ): Todos os sensores estão ligados a uma porta digital de um arduino a comprar. Não sei se dá para ligar todos numa só porta ou se tem que ser um em cada porta. Se a primeira opção funcionar, é o ideal. O arduino terá depois um código que, em linhas muito simples diz que se houver passagem de corrente, então o alarme não toca. Se for interrompido o circuito, o alarme toca.

Nos sensores PIR é semelhante. Se o sensor detectar movimento, o alarme dispara. Estes http://www.ebay.com/itm/PIR-Motion-sensor-module-AVR-ARM-PIC-Arduino-compatible-/170842963267?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27c708bd43 .

No entanto, tenho já algumas questões. Vou começar pelas que estão relacionadas com os reedswitches:

-Este sistema não é muito falível? Isto é, vamos supor que eu coloco um numa janela. À partida qualquer assaltante pode por um íman do lado de fora para que seja possível abrir a janela sem que o alarme dispare. Estou correcto?
-Estes reedswitches que estou a pensar comprar funcionam com a baixa intensidade e diferença de potencial do Arduino?
-Esta é a melhor opção ou existe outra?

Finalmente, nas fotos 4 e 5 temos o modo de abertura das janelas na AC e um close-up do sítio onde, à partida será mais vantajoso colocar o sensor de abertura.


image hosting


picture hosting


Opinem à vontade, mas preparem-se porque as dúvida são muitas! Para já vou manter isto sem a comunicação por GSM. Vai ser só os sensores de abertura, sensores PIR, uma bateria, sirene, microcontrolador (ou plataforma de desenvolvimento? (confundo termos, desculpem)) e um keypad. Possivelmente um LCD, mas julgo não ser crucial para já.

Ah! Outra coisa: para plataforma de desenvolvimento, acham melhor o uso de um Arduino? Tendo em conta as coisas que tenho agora e que quero desenvolver, qual será o melhor Arduino para a tarefa? Nano? Uno? Mega?

Força, critiquem à vontade!
Cumprimentos,
Tiago Ferreira.
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 17:06 por tgferreira »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #8 em: 23 de Julho de 2012, 15:39 »
Uma solução barata para o alarme das portas é isto:


É o que se usa nos ratos quando fazes o clique. Tenho aqui um mas nunca usei. Se o colocares na porta (ele é pequeno, mas se calhar terás de abrir um pequeno buraco na parte da porta onde está a fechadura ou por baixo) sempre que a porta fechar faz o tal clique no switch e o circuito fecha, quando a porta abre o circuito abre e se ligares 5V ou 3.3V do arduino ao switch quando abrires a porta não vais receber nada no pino digital e quando a fechares vais receber corrente.

Se fosse para mim utilizaria isto por ser muito barato. Apesar de dar para colocar algo para manter o circuito fechado e assim arrombar a porta ninguém se iria lembrar disso. Outra coisa que implementaria era um piezo para detetar vibrações na porta. Caso alguém queira arrombar a porta terá que exercer alguma força e o piezo vai detetar as vibrações da porta que, se forem muito elevadas saberás que alguém está a tentar fazer alguma coisa que não seja apenas bater à porta.


Cumprimentos

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Alarme para autocaravana
« Responder #9 em: 23 de Julho de 2012, 22:26 »
Boas rglove!

Excelente ideia! Tenho andado a fazer umas coisas com botões destes e por acaso até tenho alguns lá por casa. Isso na porta ficava que era uma maravilha. Basta fazer-lhe uma caixa pequena presa por parafusos (para ter a certeza que dá) e fica um mimo. Mas, como esta semana não estou em casa, não posso testar. Mesmo assim, não estou bem a ver como posso prender na janela sem causar grandes estragos. Ainda assim vou ver e depois digo qualquer coisa!

Quanto às outras dúvidas, sintam-se à vontade para responderem ou acrescentarem ainda mais :P

Cumprimentos!